Pontos Turísticos BrasilAs cidades são áreas povoadas por um determinado número de pessoas, localizadas em um certo espaço geográfico e formadas por residências, comércio ou indústrias. O termo cidade é diferente de município, que é um espaço territorial administrado por uma prefeitura. Assim, um município pode ter várias cidades. Por sua vez, cada cidade está organizada dentro dos Estados, sendo uma delas a capital, onde se encontra a sede administrativa, além das principais atividades que são realizadas na região.

No Brasil, por exemplo, existem 26 Estados e um Distrito Federal, formado por vários municípios com determinadas características e culturas espalhadas pelas regiões do país. Estes municípios são formados por várias cidades, algumas são semelhantes às cidades da Europa, derivadas do passado histórico trazido pelos colonizadores; já outras, refletem suas particularidades ou belezas próprias do território com praias, coqueirais, florestas, rios, arquiteturas diferenciadas, comida típica, etc.

É por isso, que muitas delas são classificadas de forma especial, devido à sua história, cultura, importância econômica ou política. Essas cidades podem ganhar o título de:

  • históricas, por serem as mais antigas, conservadoras dos estilos, ruas, igrejas, residências e hábitos coloniais ou do passado. Ex.: Ouro Preto (MG) e Roma (Itália);
  • turísticas, que recebem um grande número de estrangeiros, tendo o turismo como principal atividade da economia, além de outros fatores tais como naturais, históricos ou esportivos. Como exemplo podem ser citadas as cidades de Miami (EUA) e Salvador (BA);
  • melhores ou principais que se destacam pela qualidade dos índices com relação as áreas da educação, economia, saúde, segurança, moradia, bem-estar, governo, dentre outras;
  • ou como portuárias, industriais, planejadas, naturais, tecnológicas, religiosas, além daquelas que apresentam mais de uma especificação.

Conheça abaixo, algumas cidades do Brasil e do mundo. Veja também seus principais pontos turísticos e um pouco de suas histórias.

Cidades Brasileiras

Rio de Janeiro

Estátua Cristo Redentor Corcovado A cidade do Rio de Janeiro também conhecida como 'cidade maravilhosa' é sinônimo de beleza e arte, devido às paisagens que cercam todo o município. O mar acompanha a cidade graciosamente atraindo pessoas de todos os lugares. É uma das cidades turísticas do Brasil e tem como principais destaques a Estátua do Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Não há dúvida de que a ela é um símbolo do povo brasileiro e é um ponto de parada para aqueles que desejam conhecer o Brasil.

 

São Paulo

Theatro Municipal São PauloSão Paulo, uma cidade que cresceu praticamente junto com o Brasil e adquiriu o título de metrópole. É constituída de inúmeros pontos turísticos e restaurantes diversos e famosos para quem deseja ter momentos de lazer acompanhado de boa comida. A capital paulista guarda interessantes atrativos tais como o Theatro Municipal, o Museu de Artes, o Parque Trianon, dentre outros.

 

Salvador

Cidade Salvador BahiaSalvador conta com belíssimas paisagens, tais como praias, coqueirais e muita vegetação. Mas, essa beleza não para por ai. Desenhada pelo mar e iluminada pelo sol, oferece um paraíso de opções para os que disponibilizam um tempo para conhecê-la. Uma cidade turística de encantos, povo hospitaleiro e comida de tempero forte caracterizada pelo azeite de dendê. É um local capaz de encantar pessoas de todo o mundo.

 

Cidades do Mundo

Nova York

Cidade Nova York Manhattan A cidade de Nova York é inspiradora. Apresentada nos clássicos fimes hollywoodianos com seus belos monumentos, é considerada uma das maiores cidades dos Estados Unidos da América. A imponência dos edifícios que compõe a cidade e os vários atrativos turísticos e culturais fazem dela um espetáculo. O visitante encontrará a Brodway, a Times Square, o Metropolitan, o New Museum, o Central Park e diversas outras opções para se divertir.

 

Londres

Londres Inglaterra ParlamentoCom uma arquitetura refinada, Londres é o centro das paisagens clássicas e imperiais. Isso porque o seu passado reflete milhares de fatos históricos que representam hoje, um ponto de referência para aqueles que desejam conhecê-la. É uma das cidades mais importantes da Inglaterra e do Reino Unido. Ao viajar pelas ruas de Londres, pode-se encontrar ícones famosos tais como o Big Ben, o Palácio de Westminster, a Tower Bridge, London Eye, dentre outros.

Buenos Aires

Bueno Aires Casa Rosada ArgentinaUm destino turístico muito procurado por brasileiros e outros turistas, Buenos Aires é a capital da Argentina. Sem dúvida, uma de suas principais atrações são os shows de tango que garantem aos visitantes uma ótima diversão, podendo eles, até terem aulas na rua. O ritmo alegre e a gastronomia Argentina são capazes de encantar os que a degustam, principalmente, ao comer um belo churrasco (parrila), típico da culinária. Dentre os pontos turísticos pode-se encontrar a Casa Rosada, o Caminito e o Jardim Japonês.

 

Porto NavioCruzeiro do Sul é considerada a 2ª maior cidade do estado do Acre, estando à 648 km da capital Rio Branco, além de fazer fronteira com o Peru. O município tem uma área total de 7.781,5 Km² e uma população de aproximadamente 87 mil habitantes. O clima é equatorial, quente e úmido com temperatura média de 26 °C.

SeringueiraRio Branco teve a sua origem em 1882, com a chegada na região do Acre do seringalista Neutel Maia, junto com a sua família e trabalhadores que eram trazidos para a produção de borracha. Fundou o seu primeiro seringal à margem direita do rio Acre e deu início às construções de barracões e barracas em terras que antes eram ocupadas por tribos indígenas e em seguida, abriu outro seringal na margem esquerda do rio Acre.

Igrejas HistóricasMarechal Deodoro, recebeu esse nome em homenagem ao proclamador da república do Brasil , que nasceu naquela cidade. Por possuir um grande valor histórico, o município é tombado pelo Patrimônio Histórico. A cidade possui diversas igrejas históricas como o Convento e a Igreja de Santa Maria Madalena, Igreja de Nossa Senhora do Amparo, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Artesanato CerâmicaMaceió vem da língua tupi, MAÇAYÓ ou MAÇAIO-K e quer dizer "aquele que tapa o alagadiço", fundada por volta de 1609, situada na faixa costeira do Nordeste, entre a Lagoa Mundaú e o Oceano Atlântico, com área terrestre aproximadamente de 500 Km2, dos quais, 112 Km2 compõem sua área urbana. Sua população é de aproximadamente de 884.320 habitantes.

Centro Coruripe AlagoasA povoação de Coruripe nasceu em conseqüência da elevação de uma capela, e por estar localizada em um vale muito próspero. Começou a se destacar mais do que a vila à qual estava subordinada. Em meados do século XIX, teve início o seu desenvolvimento e prosperidade. Em 1866, Coruripe se tornou vila, além de também se tornar sede do município. Foi desmembrado do seu município apenas o povoado de Poxim, porém, em 1891, foi novamente anexado a Coruripe.

Jarros de BarroLocalizada no centro do estado de Alagoas, destaca-se como o principal centro comercial da região sertaneja. Com uma área de 351 km², fica a 128 km. de Maceió, com um dos climas mais saudáveis do estado. O povoado data da metade do século XIX, porém foi emancipada em 1924.

A emancipação de Viçosa, assim como a de Alagoas, se deu de forma bastante pacata e pacífica. Se deu em outubro de 1831, através de um decreto imperial que criava a vila. Em 1890, foi elevada a cidade, porém na época da ditadura Getulista perdeu a posição, voltando à categoria de cidade apenas em 1949.

CoraisCom belas praias e piscinas naturais, Maragogi está localizada no estado de Alagoas, na região dos corais. A cidade possui uma área total de 335 km² e uma população de aproximadamente 24.600 habitantes.

A primeira sede de Rio Largo foi Santa Luzia do Norte. Conta-se que um cego estabelecera-se ali, no século XVII, e recobrara a visão, em razão desse milagre, foi dado ao local o nome de Santa Luzia, que é um dos mais antigos aglomerados urbanos de Alagoas e chegou a ser o mais importante povoado das margens da lagoa do norte e do rio Mundaú. Em 1633, durante a guerra holandesa, os Batavos incendiaram Alagoana e marcharam contra Santa Luzia, encontrando forte resistência. A Cidade foi libertada e pouco sofreu.

Cana AcuçarO povoamento de União dos Palmares começou em final do século XVI, com a chegada de negros fugindo dos engenhos de açúcar. Nessa época, os negros chegaram à Serra da Barriga e lá instalaram a sede do conhecido "Quilombo dos Palmares". Esse quilombo é famoso e conhecido como o último núcleo de resistência escrava das Américas; surgiu na década de 1580 e teve fim em 1695, com a morte do seu principal lider, Zumbi. Nomeada oficialmente como "União dos Palmares" em 1944, esta cidade do estado de Alagoas, conta com cerca de 30 mil habitantes. É também uma cidade pólo dessa região da zona da mata alagoana, banhada pelo Rio Mundaú.

São Miguel dos Campos foi descoberta por navegadores portugueses no ano de 1501, quando teriam explorado todo rio São Miguel. Esta cidade fica localizada no interior de Alagoas, com população estimada de 50 mil habitantes, sendo hoje conhecida como "a cidade do forró". Este município fica a cerca de 63 Km da capital alagoana, sendo interligada através das rodovias AL-101 e BR-101. São Miguel tem posição privilegiada, por ser passagem obrigatória para a paradisíaca Praia do Gunga, na cidade de Roteiro.

Campo Grande é um município que fica localizado no sudoeste de Alagoas, surgiu em 1800 com a chegada de colonizadores que construíram pequenos sítios e casas na região.Seu nome foi originado a partir das belas planícies que ofereciam boas pastagens, ideais para a criação de gado e ovelhas e os seus campos tinham grandes proporções.

Santana do Ipanema é a principal cidade do sertão alagoano, na sua micro-região e meso-região Sertão Alagoano; estando situada a aproximadamente 207 km de distância da capital estando a 250 m acima do nível do mar. Com criação datada do ano de 1875, a cidade cresceu bastante, contando, hoje, com uma população estimada em cerca de 50 mil habitantes.

Delmiro Gouveia é uma cidade do estado de Alagoas, localizada na Mesorregião do Sertão Alagoano, Microrregião Alagoana do Sertão do São Francisco e está a 256 metros acima do mar. Clima quente e seco, com cerca 45.000 habitantes. O município tem quase todo seu territóro compreendido no polígono das secas. Limita-se com os estados de Sergipe, Bahia e Pernambuco, além de outras cidades de Alagoas. Seu relevo é predominantemente plano, com algumas ruas de pouco declive. Está a cerca de 6 quilômetros do Rio São Francisco.

Fica a 400 Km de Belém do Pará, podendo-se chegar por via fluvial ou aérea. Macapá é a única capital do Brasil cortada pela Linha do Equador. O monumento denominado Marco Zero sinaliza a latitude 0º, lá o turista pode ficar com um pé no Hemisfério Norte e outro no Hemisfério Sul. Em Macapá o turista pode saborear o famoso prato do "camarão no bafo" nos bares da Praça Beira Rio. Para quem gosta de natureza, a cidade abriga a Área da Reserva Ecológica do Curiaú, além de diversos balneáreos banhados por rios cristalinos. Destaque para as praias de Fazendinha, Araxá e Aturiá, banhadas pelo rio Amazonas.

Gsdo Bovino SantanaSantana localiza-se no Estado do Amapá. As vegetações predominantes da localidade são: cerrado, floresta tropical densa, área alagada, floresta de várzea e tensão ecológica. A hidrografia do município conta com diversos rios e igarapés como o rio Amazonas, rio Matapi, rio Maruanum, rio Tributário, rio Piassacá, rio Vila Nova, Igarapé do Lago e Igarapé Fortaleza. O clima da região é tropical chuvoso e sua temperatura média de 23ºC.

Bois Festival ParintinsLocalizada à margem direita do rio Amazonas, na ilha de Tupinambarana, Parintins fica a cerca de 400 Km da capital Manaus. Com clima Tropical Chuvoso e Úmido, a cobertura vegetal predominante é a típica da região Amazônica, formada por florestas de várzea e terra firme, tendo ao seu redor um relevo composto por lagos, ilhotes e uma pequena serra.

Presidente Figueiredo é o destino perfeito para quem está atrás do turismo ecológico. Com mais de cem cachoeiras catalogadas, diversas cavernas, rios e uma floresta muito bem preservada. O município está a 107 Km de Manaus, e conta com uma área de 24.781 km². O nome da cidade era para ser uma homenagem ao então presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo, mas ele não aceitou que o município recebesse seu nome. Então lembraram-se de um outro João Figueiredo, um ex-presidente da província do Amazonas no período do império, e aí sim, o nome pôde ser oficializado.

Manacapuru Rio Solimões AmazonasManacapuru é um município brasileiro do estado do Amazonas e surgiu de uma aldeia de índios Muras, cuja pacificação exigiu grandes esforços por parte do diretor da aldeia de Santo Antônio do Imaripi, Matias Fernandes e o General Pereira Calda.

O município de Manicoré está localizado no estado do Amazonas, norte do país, às margens do rio Madeira. Sua posição geográfica é estrategicamente importante, já que se situa entre as capitais Manaus e Porto Velho. Está a cerca de 390 km da capital do estado, com cerca de 45 mil habitantes.

Rio Preto da Eva está localizado no estado do Amazonas, a 79 km de Manaus, sendo opção de lazer para os moradores desta. Possui uma população de mais de 24 mil habitantes e sua área é de 5813 Km2. É um dos municípios mais recentes do estado, criado em 1981. O nome da cidade é uma homenagem ao Rio Preto da Eva, que faz parte da hidrografia da mesma.

Itacoatiara, significa "Pedra Pintada". É uma cidade que se situa no estado do Amazonas, e está distante 266 km de Manaus, sua capital. A cidade tem como limites: ao norte, Silves e Itapiranga; ao sul, Nova Olinda do Norte e Autazes; à leste, Urucurituba, Boa Vista de Ramos e Maués; e à oeste, Manaus e Rio Preto da Eva. Sua área é de 8.949,2Km2, onde a população é de mais de 65 mil habitantes e o clima é quente e úmido. Os solos característicos são argilosos, humosos, aluviais e arenosos.

Teatro da Borracha - ManausManaus localizada na região Norte do Brasil e capital do Amazonas, o maior Estado brasileiro, com uma área de 11.401 km² e de clima equatorial é considerada o portão de entrada para a maior reserva ecológica do planeta: a Floresta Amazônica. O nome "Manaus" é originado da tribo Manaós, que habitava a região. Seu nome significa "Mãe de Deus".

Poções é um município brasileiro do estado da Bahia, com população estimada em cerca de 55 mil habitantes. Limita-se com os municípios de Boa Nova e Iguaí ao Norte, Nova Canaã à Leste, com Bom Jesus da Serra ao Oeste e Planalto ao Sul. A cidade fica situada numa depressão de terreno em forma de bacia. Seu centro comercial fica localizado na parte baixa, enquanto a parte alta concentra as moradias.

Situada a 300 km de Salvador, seguindo pela BR 324, em direção a cidade de Capim Grosso. As principais atividades economicas são o sisal, a pecuaria e as olarias.

Localizada na região do médio São Fracisco, próximo a Bom Jesus da Lapa, à 846 km de Salvador. Entre as atividades econômicas do município, estão a criação de gado bovino e a extração mineral de amianto,malacacheta, enxofre, fósforo, salitre, argila, cristal de rocha, cobre,chumbo, barita e ferro dentre outros.

Abaira é uma pequena cidade conhecida como a "terra da cachaça", por ser a cidade lider na produção de água ardente. Em setmbro,ocorre o Festival da Cachaça.

Itapicuru fica a 220km da Capital Salvador. É uma cidade cheia de coisas boas. Possui, como principal atração, o Balneário Termal de Itapicuru, cujas águas termais são capazes de curar qualquer tipo de ferida.

O São João Quente na Terra do Frio, é tradição em Maracás, e um dos melhores da Bahia. Conta sempre com visitantes de todo o Brasil. Como de cidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Salvador e toda região. Conta também com visitas ilustres, como a da cantora Márcia Freire, que já escolheu o SÃO JOÃO de Maracás como sendo o do seu coração, já tendo marcado presença nos dois últimos anos e com certeza se esquentando para este ano.

Itaberaba está localizada no estado da Bahia, situada bem na entrada da Chapada Diamantina, apresentando algumas características da região em sua vegetação. O clima na cidade é quente, com a temperatura oscilando entre 20,3°C e 33,9°C.

Morro de São Paulo é um paraíso localizado à 60 km ao sul de Salvador, ao extremo norte da ilha de Tinharé. A ilha é um destino perfeito para quem está procurando relaxar, as ruas são só para pedestres, porque a ilha não possui carros, além de contar com paisagens maravilhosas, perfeito para o ecoturismo e para quem está atrás da prática do surf e do mergulho.

Eunápolis situa-se no estado da Bahia às margens da BR-101, rodovia que liga o Rio à Bahia. Foi devido à construção desta estrada que a cidade surgiu, não havendo notícias de povoamento anterior. Tem população de mais de 94 mil habitantes, clima tropical e área de 1.196,695 km². O nome da cidade é uma homenagem a um cidadão, cujo nome era Eunápio, e que se destacou como grileiro e político.

Camaçari vem do início da colonização, século XVI, formada pelos jesuítas numa aldeia dos índios tupinambás. Localizada numa área de 762 km², com uma população por volta de uns 200 mil habitantes e 36 m. de altitude, sendo que seu PIB é o terceiro do nordeste. Ao lado de belas praias demarcadas por coqueirais, encanta pelo vasto patrimônio natural e esbanja roteiros de natureza preservada.

Maragogipe está situada no Recôncavo Baiano, ao fundo da Baía de Todos os Santos e no ponto de encontro do Rio Paraguaçu com o Rio Guaí, formando uma extensa região de lagamar, cercada por cerca de 30 km de manguezais. O município está a aproximadamente 135 Km de Salvador.

Ribeirão do Largo situa-se no Centro Sul Baiano, a 600 Km da capital. As rodovias de acesso ao município são BA-270, BA-634 e BA-637. Na pecuária, destacam-se os rebanhos bovino, suíno, eqüino e muar.

Ipirá, significa “água com peixe”, é um município localizado no estado de Santa Catarina, no Alto Uruguai, a 470 km de Florianópolis. Esta cidade possui uma população de mais de 4 mil habitantes, e a principal descendência do seu povo é a alemã, devido à colonização do local, que coincidiu com a construção da estrada-de-ferro São Paulo-Rio Grande do Sul, iniciada em 1910. Desde essa época, Ipirá teve seu desenvolvimento marcado pela expansão da agricultura. A cidade foi fundada em 14 de junho de 1963.

A cidade de Camamu teve sua origem em uma aldeia de tupiniquins e foi transformada em freguesia em 1561, após se estabeler no local uma missão de jesuítas. Era chamada Aldeia de Nossa Senhora da Assunção de Macamamu. Em 1693 a aldeia foi considerada vila e tornou-se cidade em 1891. Hoje, é considerada como a terceira maior baia do Brasil. É uma das cidades mais antigas do Brasil.

Situada na zona do litoral norte, a 170 Km da capital, limita-se ao norte com os municípios de Acajutiba e Rio Real; ao sul com Entre Rios; a leste com o Conde e Oceano Atlântico e ao oeste Aporá, Entre Rios e Cardeal da Silva.

Paratinga fica a 724 Km de Salvador. Tem como limites os municípios de Ibotirama (Norte); Bom Jesus da Lapa (Sul); Oliveira dos Brejinhos, Macaúbas, Boquira (Leste); Muquém do São Francisco (Oeste).

Canavieiras tem uma paisagem irresistível, apesar de primitiva, sua natureza é exuberante, compondo um perfeito paraíso, com belíssimas praias, ilhas e rios. É um santuário ecológico, cercado por ilhas, que proporcionam todos os possíveis atrativos aos turistas.

Santo Antônio de Jesus situa-se na Bahia, possui grande importância como centro comercial e de serviços de sua microrregião. Sua população estimada em 2004 era de 84.057 habitantes. O início da história da região se deu na colonização na área do rio Jaguaripe, nos séculos XVI e XVII. Região de férteis matas com madeiras de lei e grande número de cursos d'água, atraiu plantadores de cana-de-açúcar e o estabelecimento de engenhos, além da plantação da mandioca.

Santa Cruz Cabrália está localizada na costa do descobrimento, que abrange os municípios de Belmonte, Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, no sul do estado da Bahia. É uma cidade histórica, justamente por ter sido local da primeira missa rezada no Brasil, em Coroa Vermelha, em 26 de abril de 1500, e no local existe um Memorial da Primeira Missa e uma réplica da Cruz feita para a missa. O município ainda possui a natureza bem preservada.

Macaúbas é um município da Bahia, estando situado na região central deste estado, na área conhecida como Zona Fisiográfica da Serra Geral (Chapada Diamantina Meridional). A cidade está a cerca de 430 km da capital do estado, e conta com a rodovia estadual BA-156, como principal via de acesso. A área do território de Macaúbas está totalmente localizada dentro do Polígono da Seca, estando a cerca de 690 m de altitude. A média térmica da região é de 21,6°C. Sua população estimada é de 50 mil habitantes.

Ipiaú é uma cidade da Bahia. A sede está distante 353,1 km (via BR-101) e 409 km (via BR-116) de Salvador, 112 km de Itabuna e 138 km de Ilhéus. Possui uma população de mais de 42 mil habitantes e uma área de 267 km². O clima da região é do tipo Am, apresentando estação seca pouco pronunciada.

Conde está localizada no litoral norte da Bahia, a 178 km de Salvador. A cidade é um paraíso tropical com praias, dunas, cachoeiras, rios, lagoas e rica fauna e flora. O Sítio do Conde, é um dos lugares mais procurados da cidade, com um mar azul e cercado por coqueirais, que proporcionam um belo visual.

Monte Santo é um município que se localiza no estado da Bahia, na Mesorregião do Nordeste Baiano e na Microrregião de Euclides da Cunha. Tem como cidades limites: Cansanção, Euclides da Cunha, Quinjingue, Uauá, Jaguarari e Andorinha. Sua distância até a capital é de 352 quilômetros. Possui uma população de mais de 56 mil habitantes e clima tropical, em sua área 3.285,166 km².

Coaraci situa-se na Bahia, na Mesorregião do sul baiano e Microrregião de Ilhéus-Itabuna. Possui uma população de mais de 26 mil habitantes, área de 296,820 km² e altitude de 200 metros. O clima da região é ameno, com temperatura média de 24ºC, com as seguintes características: quente e seco no verão e frio e úmido no inverno.

Jaguarari está localizada ao norte do estado da Bahia, tendo sido fundada no ano de 1926. É uma cidade serrana, que fica situada entre os municípios de Senhor do Bomfim e Juazeiro. Atualmente, Jaguarari conta com população estimada em mais de 30 mil habitantes.

Localizada no estado da Bahia, ao norte da Chapada Diamantina, na região denominada de Piemonte dessa Chapada, engloba um total de nove municípios, estando entre eles Jacobina, e possui um belíssimo patrimônio natural ainda pouco explorado. A população estimada do município é de aproximadamente 80 mil habitantes.

A população de Mata de São João sabe que pertence a uma cidade privilegiada, cujos distritos estão entre os mais encantadores destinos da Bahia e do Brasil. Sabe também como tratar o turista, como se pode ver pelo intenso crescimento de sua infra-estrutura hoteleira.

Localiza-se na Zona Fisiográfica do Nordeste Baiano. Situado totalmente no polígono da seca, a 398 km da capital (BR 324) e 430 metros de altitude. As rodovias de acesso ao município são: BA 220, acesso à Cícero Dantas; BR 110, acesso à Ribeira do Pombal; BR 410, acesso à Tucano; BR 116, acesso à Feira de Santana. Tem como limites os municípios de Coronel João Sá/BA (Norte); Poço Verde/SE e Simões Dias/SE (Sul); Pinhão e Simão Dias/SE (Leste) e Adustina/BA (Oeste).

O município de Casa Nova está situado às margens do Rio São Francisco, mais precisamente, fica no Baixo Médio São Francisco (de Pirapora até a foz, entre Sergipe e Alagoas). Esta cidade brasileira está localizada no estado da Bahia, e conta com uma população estimada em cerca de 65 mil habitantes.

Araci, conhecida como a cidade do Raso, está situada no estado da Bahia, a aproximadamente 210 quilômetros de Salvador. Sua população estimada é de mais de 49 mil habitantes e seu clima é arido em sua área de 1.524,068 km².

Feira de Santana está localizada em uma posição muito privilegiada e a distância da capital, é relativamente pequena. A cidade tem acesso às principais rodovias do Nordeste brasileiro e funciona como um ponto de passagem para o tráfego que vem do Sul e do Centro Oeste e que se dirige pra Salvador e outras cidades nordestinas.

O município de Santo Estevão está situado no estado da Bahia, a 157 km da capital Salvador, em uma altitutde de 240 m acima do nível do mar. Encontra-se na BR-116 Sul, na Microrregião de Feira de Santana. Sua população é estimada em cerca de 50 mil habitantes. Apesar de estar na Bahia, possui topografia plana, semelhante aos estados de Goiás e Tocantins. Seu clima também é muito seco, chegando a prejudicar a produção em algumas épocas do ano.

Lauro de Freitas fica no estado da Bahia, que compõe a chamada Região Metropolitana de Salvador e faz parte do chamado "Litoral Norte". Sua população é de cerca de 42 mil habitantes. O município também apresenta uma boa infra-estrutura, e além dos eventos que o corre na cidade, os moradores e visitantes também podem aproveitar as praias, como a Praia de Buraquinho, Praia de Ipitanga e a Praia de Vilas do Atlântico.

Santa Maria da Vitória se localiza no estado da Bahia, na Mesorregião do Extremo Oeste Baiano e na Microrregião de Santa Maria da Vitória. Possui uma população de mais de 41 mil habitantes, área de 1.890,695 km² e altitude de 436 metros. Sua fundação se deu em 1888.

Localizado no estado da Bahia, possui uma população de mais de 28 mil habitantes. É uma pequenina cidade, numa região rica em recursos naturais, que fica a 800 Km de Salvador. Faz parte da Zona Turística da Costa das Baleias, que foi da Capitania de Porto Seguro.

Presidente Dutra está situada no estado da Bahia, a 472 quilômetros da sua capital, na Mesorregião do Centro-Norte Baiano e Microrregião de Irecê. Tem como cidades limites: Uibaí, Irecê, Central e Lapão. Possui uma população de mais de 14 mil habitantes, uma área de 284,717 km² e uma altitude de 672 metros.

Guanambi tem uma área relativamente pequena, localizada numa das ramificações da Serra Geral, a uma altitude de 525 m. Seu relevo é pouco acidentado, uma espécie de planície, cercada por desníveis, entre eles a Serra do Espinhaço. Esta cidade localiza-se no estado da Bahia, contando com uma população de aproximadamente 75 mil habitantes. Encontra-se a 796 km de Salvador, estando ligada à capital pelas BR-030, BA-262 e BR-324, além de possuir ligações com outras cidades, representando uma forte influência nas áreas comerciais. Suas terras são cortadas pelos rios Carnaíba de Dentro e Carnaíba de Fora. Seu clima predominante é o tropical quente e seco, com temperaturas entre 22°C e 34°C.

Barra do Choça está localizado no estado da Bahia, a 27 km de Vitória da Conquista e à 527 km de Salvador. Tem como cidades limites Vitória da Conquista, Planalto, Caatiba e Itambé. Com uma população de mais de 52 mil habitantes e área de 781,3 km². Em 1962 foi criado o município, se desmembrando de Vitória da Conquista.

O município de Itapetinga é um importante centro econômico e social do sudoeste do estado da Bahia. Sua economia se baseia na pecuária, mas é marcante a tendência que tem de se diversificar, principalmente por contar com um razoável parque industrial.

Itajuípe situa-se na Bahia, na Mesorregião do Sul Baiano e Microrregião de Ilhéus-Itabuna. Possui uma população de mais de 21 mil habitantes e uma área de 295,912 km². Tendo assim uma densidade demográfica de 70,1 hab./km². A origem de Itajuípe teve início em 1892 com a chegada dos primeiros desbravadores que tinham o interesse na exploração da terra. A economia da cidade se baseia no setor agrícola, tendo como principal cultura a do cacau. Nesta época, este pequeno município ainda pertencia a Ilhéus e era conhecido como Pirangi. A fundação do município data de 12 de dezembro de 1952. O acesso à região é feito através da rodovia BR 101. A hidrografia da região conta apenas com o rio Almada. Além disso é importante citar a presença da fábrica da Cambucy.

Jaguaquara é um município da Bahia, com cerca de 55 mil habitantes. Nascida no ano de 1896, oriunda da fazenda Toca da Onça, começou a ser povoada com a construção das primeiras casas em 1912. Cerca de três anos mais tarde, ganha seu nome atual. Em 1921, foi elevada à categoria de vila, e em 1923 à cidade.

O povoamento em Alagoinhas só teve o seu início no final do século XVIII, após a fundação de uma capela feita por um padre português em seu território. A emamcipação política da cidade só ocorreu em 1853. O nome Alagoinhas teve sua origem devido aos rios (Sauípe, Catu, Subaúma, Quiricó), lagoas e córregos que existem na região.

A origem de Dias D'Ávila remonta à fundação da Feira de Santo Antônio do Capume no século XVII, a primeira feira agropecuária da Bahia, se tornando um dos maiores centros de comercialização de gado. Em 1928 a antiga feira passou a se chamar Dias D'ávila, que em maio de 1979, foi elevada a município, conseguindo sua emancipação cerca de 6 anos mais tarde.

Cairu foi fundada em 1608 com o nome de Vila de Nossa Senhora do Rosário de Cairu. É o único município-arquipélago brasileiro, contendo 26 ilhas. A cidade é cercada de manguesais e reserva pontos para o mergulho em especial nas Pedras da Benedita, Tatiba e Tatimirim. A atração mais procurada na cidade é o Morro de São Paulo que é bastante conhecido por possuir belas praias com águas cristalinas. A ilha de Tinharé é um belo cenário com muita beleza e um lindo mar.

Até a década de 50, o município chamava-se Chapury, quando o seu fundador, Dr. Manoel Almeida, mudou o nome do então distrito para Arataca.

Existem duas versões que explicam a origem do nome da cidade. A primeira o atribui à existência de um cruzeiro na antiga Estrada de Tropas, onde o povo se reunia para novenas e rezar pelas almas. A segunda versão, de caráter sentimental, conta que alguns fundadores da vila, portugueses, teriam batizado a nova povoação com o nome de sua terra de origem a Cruz das Almas de Portugal.

Localizada no sul do estado da Bahia, Trancoso é um distrito da cidade de Porto Seguro. Uma cidade tranqüila, que não possui carros, e que recebe todos os anos um grande número de turistas atrás de suas belezas naturais. Fundada por jesuítas no século XVI, é ideal para quem quer fugir da agitação e do estresse do dia a dia. Com uma natureza exuberante e o misto perfeito entre rústico e sofisticado, o lugar atrai pessoas de todas as partes do mundo. A paisagem é tão maravilhosa que artistas, artesãos, arquitetos e designers vão buscar inspiração no local e trocar idéias e experiências com pessoas da região. Possui praias com belos visuais, destaque para as praias de Curuípe, Espelho, Itapororoca, Ponta de Corumbáu e Taipe. E rios que desaguam nas praias, destaque para os rios da Barra, dos Frades e Verde.

Senhor do Bonfim, a Capital Baiana do Forró, fica ao norte do estado da Bahia, a 376Km da capital Salvador. O acesso é feito atraves das BR 324 e 407, sendo a última a que faz a ligação para Bonfim e outras cidades, como Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Localizado no Polígono das Secas, o município apresenta clima temperado e altitude de 550 m, com temperatura média de 23°C, podendo chegar a 12 durante o inverno. Mesmo no Sertão, tem contato com o cerrado em algumas áreas.

Cidade do litoral baiano, praias ensolaradas e muita fartura de frutos do mar é o que nos revela uma visita a Alcobaça. Também passeios por suas lagoas como Alcoprado, Muçumunga e Encantado deliciam o visitante. Distante 822 km. de Salvador de onde há ligação aérea e rodoviária. Juntamente com outras cidades vizinhas, no sul da Bahia, encontramos a Costa das Baleias, onde no período de julho a dezembro ocorrem espetáculos maravilhosos com as baleias Jubarte preparando-se para o acasalamento.

Camacan é uma cidade situada no estado da Bahia, na Mesorregião do Sul Baiano e Microrregião de Ilhéus-Itabuna. Possui uma população de mais de 27 mil habitantes e uma área de 632,926 km². Tendo assim uma densidade demográfica de 42,2 hab./km². A fundação da cidade se deu em 31 de agosto de 1961 e os nascidos na mesma são chamados de camacaense.

Conta a história que Coité originou-se a partir do pouso de tropeiros que se deslocavam rumo a Jacobina, e lá descansavam, por ser um local onde havia fonte que sempre jorrava água. Mas, para que fosse elevado à categoria de freguesia era necessário a doação de terras ao Santo Padroeiro. Então o Senhor João Benevides, antigo morador da povoação e proprietário de muitas terras, doou uma área onde está edificada a igreja de Nossa Senhora da Conceição, e grande parte da cidade.

Em 1849, surgiu o Arraial de Tabocas, cortado pelo rio Cachoeira. O nome Tabocas, deve-se a um imenso jequitibá. O seu povoamento aconteceu apenas em 1867, constituído principalmente por migrantes sergipanos, entre eles José Firmino Alves, a quem se atribui a fundação da cidade de Itabuna. O seu nome tem origem Tupi, ita (pedra) e una (preta). 

Anagé é um município situado no estado da Bahia, à margem direita do histórico rio Gavião, afluente do rio das Contas, a 560 quilômetros da capital. Possui uma população de mais de 24 mil habitantes. Tem como cidades limiteS ao Norte Caetanos, ao Sul Vitória da Conquista, a Leste Bom Jesus da Serra e Planalto, e a Oeste Caraíbas e Belo Campo.

A história de Santo Amaro, antiga Santo Amaro da Purificação, começou com a fundação em 1557, conseguindo, 150 anos depois, a elevação à categoria de vila, tornando-se cidade no ano de 1837. Santo Amaro é um município do estado da Bahia, localizando-se na mesorregião Metropolitana de Salvador e na microrregião de Santo Antônio de Jesus. Está a 100 km da capital, Salvador, e sua população atual é de cerca de 70 mil habitantes.

Terra Nova está situada na Micro região homogênea do Recôncavo, a 75 Km da capital. As rodovias de acesso ao município são BR 324, BR 101 e BA 515. Tem como limites os municípios de Teodoro Sampaio (Norte); Catú (Sul); Amélia Rodrigues (Leste); Conceição de Jacuípe (Oeste).

Valença é uma cidade colonial que começou a ser povoada na segunda metade do século XVIII. Situada numa região repleta de ilhas, manguezais e praias, também está às margens do Rio Una, de onde saem escunas repletas de turistas para passeios pela região.

Carinhanha está situada no sudoeste da Bahia, a 775 quilômetros da capital do estado. Localizando-se às margens do Rio São Francisco, próximo da divisa com Minas Gerais, na Mesorregião do Vale São-Franciscano da Bahia e Microrregião de Bom Jesus da Lapa. Possui uma população estimada em mais de 28 mil habitantes e uma área de 2.751,856 km². Tendo assim uma densidade de 10,4 hab./km². Seu clima é tropical.

Barreiras adquiriu foros de cidade em 1902, registrando sua história várias passagens desde que teve seu início com a sesmaria de Antônio Guedes de Brito. Em 1850, o barqueiro Plácido Barbosa e seu patrão Francisco José das Chagas, se ocupavam em receber e descarregar as barcas chegadas com mercadorias e fazê-las seguir em tropas de animais para as localidades vizinhas. Como as matas locais possuiam em abundância a mangabeira, de cuja seiva se fazia a borracha, foi fator definitivo de crescimento e de uma nova atividade econômica, pela qual o acanhado povoado pôde progredir mais rapidamente. Em 15 de março de 1943 começou a operar uma agência do Banco do Brasil, o primeiro banco da cidade.

O atual município de Itamaraju nasceu de um povoado chamado Dois Irmãos, em homenagem aos padroeiros da cidade, São Cosme e São Damião. Está cidade está localizada no estado da Bahia e atualmente conta com uma população estimada em cerca de 70 mil habitantes. O clima predominante na região é o Tropical Quente e Úmido, com tendências a se tornar quente e seco, devido ao desmatamento descontrolado. Seu relevo é plano com suaves ondulações; e a vegetação predominante é a Mata Atlântica, a maioria com madeiras de alto valor comercial, hoje bastante devastada devido as queimadas e desmatamento desordenados.

Catu é um município localizado no estado da Bahia, na BR-110 entre Salvador e Alagoinhas, a aproximadamente 78 km da primeira e a 32 km da segunda. Possui 3 distritos: Catu (sede), Bela Flor (ex-São Miguel) e Sítio Novo. Tem uma população estimada em mais de 48 mil habitantes e uma área de 439,573 km². Seu clima é muito semelhante ao da capital baiana, quente e úmido.

Amargosa situa-se no Centro Sul da Bahia, no Vale do Jiquiriçá, que possui uma das mais bonitas paisagens do estado, incluindo rios, cachoeiras, matas e trilhas. Tem como cidades limites Milagres, Brejões, Ubaira, Laje, Elísio Medrado e São Miguel das Matas. Possui uma população de mais de 40 mil habitantes, área de 435,932 km² e está numa altitude de 400 metros. Seu clima é ameno, com temperatura média de 25º C.

Caldas do Jorro fica em Tucano (BA), a 6 km de sua sede, há aproximadamente 220m acima do nível do mar. É uma estação para turismo balnear, e suas águas são conhecidas pelo valor medicinal que gera significativo fluxo turístico.

Elevador Lacerda SalvadorSalvador reune um plantel de qualidades que forçosamente satisfaz ao mais exigente visitante. A começar por sua beleza que é decantada em verso e prosa, beleza essa temperada por um sol que não deixa nada escondido e sem cores. Esse sol misturado com a brisa marinha cativa qualquer um e se torna a explicação da hospitalidade do povo baiano. É um povo que não quer só para si, esmera em seus serviços que a par de agradar a todos, as benesses naturais que acompanham as suas atividades reverte em seu próprio benefício.

Capim Grosso localiza-se na Bahia, a 240 quilômetros da capital do estado, na Mesorregião do Centro-Norte Baiano e Microrregião de Jacobina. Situa-se no cruzamento das BRs 407 e 324, que ligam Salvador à região central da Bahia com as regiões oeste da Bahia e norte do país. Possui uma população de mais de 27 mil habitantes, uma área de 350,032 km² e uma altitude de 300 metros. O clima da região é semi-árido. Tem como cidades limites São José do Jacuípe, Quixabeira, Jacobina, Caén, Santaluz e Queimadas. O município foi fundado em 1985 e os capimgrossenses comemoram seu aniversário em 9 de maio.

Seu nome vem do tupi, forma sincopada de CAA (mata) ITA (pedra) ETÉ (grande), devido ao local onde o núcleo primitivo, ainda hoje conhecido por "Caetité Velho", ter se instalado, estar junto à famosa Pedra Redonda, assim, significa, grosso modo, "mata da pedra grande". No século XvII, os primeiros núcleos foram postos de catequese. Ganhou importância com a vinda de diversas famílias que fugiam às perseguições da Coroa Portuguesa. Fazenda de criação que era, devido a fatores climáticos e fartura de água, conviviam com engenhos e muitos escravos. Pertencendo à Comarca de Rio das Contas, foi feita cotização para comprar à Coroa o título de Vila com o nome de Vila Nova do Príncipe e Santana de Caetité. Somente em 1867, a vila foi elevada à condição de cidade.

Porto Seguro com área de 2.417 km², foi onde ocorreu a descoberta do Brasil, aos 22 de abril de 1500, que inicialmente foi chamada de Terra de Vera Cruz. Ao avistar terra, a frota de Pedro Álvares Cabral, viu primeiro um alto e redondo monte que lhe deram o nome de Monte Pascoal. A primeira missa foi celebrada na Coroa Vermelha por Frei Henrique de Coimbra, no hoje município de Cabrália e onde está o monumento do descobrimento do Brasil.

Praia Avenida Ilhéus CatedralA cidade de Ilhéus foi fundada em 1534 e emancipada em 1881, quando passou de distrito a cidade. No fim do séc. XIX, a principal atividade econômica de Ilhéus era a extração e exportação do cacau para a Europa. Porém desde o aparecimento da praga da vassoura-de-bruxa, quando praticamente levou ao caus este tipo de atividade, Ilhéus passou a preocupar-se mais com o desenvolvimento da indústria canavieira, e em consequência disto, surgiu então outra atividade que lhe geraria mais divisas: o turismo.

Complexo Hidrelétrico Paulo AfonsoMunicípio do estado da Bahia, Paulo Afonso é conhecido pela sua usina hidrelétrica, mas também possui cachoeiras, lagos, jardins, canyons e está às margens do Rio São Francisco. A cidade está numa posição estratégica, na divisa com os estados de Alagoas, Sergipe e Pernambuco.

Praia Meireles FortalezaCidade moderna, conhecida nacional e internacionalmente, localizada num cenário deslumbrante, a inclui num roteiro de turismo sem par. Não só suas praias, conhecidíssimas e apreciadas mas também seu comércio muito versátil e que faz a alegria dos visitantes.

Itapagé, em suas origens, já teve vários nomes, e só chegou à atual denominação no ano de 1943. O nome significa a junção de duas palavras em tupi, Ita que quer dizer pedra e Pajé líder religioso. O nome da cidade faz alusão ao seu grande cartão-postal, o Frade de Pedra, que é uma agulha de granito, que tem o formato de um grande monge ajoelhado, estando localizado a 900 metros acima do nível do mar. Bastante procurado pelos praticantes de Escalada, e é possível ser visto de quase todos os cantos da cidade.

Antigamente, Juazeiro era distrito da cidade vizinha chamada de Crato. Passou a se tornar cidade, quando um jovem padre chamado Cícero Romão Batista, resolveu dar início à sua vida de pároco no lugarejo. Ele foi responsável pela emancipação e independência da cidade. A figura do padre assumiu características milagrosas e passou a ser visto e venerado pelo seu povo como santo. Hoje, Juazeiro é a segunda maior cidade do estado por receber muitas romarias que vão até lá em busca de promessas e milagres do Padre Cícero.

Maracanaú fica no estado do Ceará, Nordeste do Brasil, fazendo parte da Região Metropolitana de Fortaleza, há 20 km da capital, sendo a ligação feita através da estrada CE-060. Possui o segundo PIB per capita do Ceará.

Maranguape está situada no Estado do Ceará, aos pés da serra de Maranguape, a 30 km da capital Fortaleza. Palavra de origem Tupi, significa Vale da Batalha e é uma homenagem ao lendário cacique da tribo de índios que dominava o Vale.

Crateús é um município que está situado no estado do Ceará e possui a Reserva Natural Serra das Almas, que é reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN, pelo IBAMA. Neste local existem espécies ameaçadas de extinção, como a onça-parda, o gato-do-mato e o pica-pau-anão, todos estes estão protegidos nessa área, da Associação Caatinga, instituição não governamental, sem fins lucrativos.

O município de Canindé foi fundado no ano de 1846 e está localizado no estado do Ceará. O seu nome remete a uma tribo que habitou aquela região, os Canindés e era liderada pelo cacique Canindé. Existem três versões para o nome, são eles: “teu seio”, “tua cama” e “teu mato”.

Pacajus localiza-se no Ceará, a 51,1 km de Fortaleza, capital do estado e sua vizinha. O acesso para a capital é feito através da BR-116. A cidade possui uma população de mais de 53 mil habitantes e uma área de 254,435 km².

Iguatu significa água boa ou rio bom. Está situado no Sertão Central do Ceará. E possui os seguintes distritos: Iguatu (sede), Quixoá, Sussuarana, José de Alencar, Cruz de Pedras, Barreiras e Baú. A temperatura média anual é de 29 graus, com precipitações anuais de 750mm³. É circundada de lagoas, tais como: Lagoa da Telha, Lagoa de Iguatu, Lagoa da Bastiana, Lagoa do Barro Alto, etc e fica à margem esquerda do Rio Jaguaribe. Existem acidentes geográficos na região como o Rio Jaguaribe, Riacho Antônio, Lagoas: Iguatú, Baú e Barro Alto.

Os índios foram os primeiros a povoar a região de Caucaia, estes que foram descobertos no século XVIII por missionários que queriam catequizá-los. Hoje, a cidade é um dos pólos turísticos mais atraentes de Fortaleza. O atual nome do município foi dado em homenagem aos índios locais, que tinha o significado de “Mato Queimado”. Porém, o local só se tornou município em 1938.

Quixadá está localizada no estado do Ceará, fazendo parte do chamado semi-árido nordestino, caracterizado por solos que se encharcam na chuva e ressecam facilmente nos períodos de estiagem, lençóis de água superficiais geralmente salinizados, vegetação típica de caatinga e o clima tropical quente. Uma das características do relevo da cidade são os monólitos, que são rochas graníticas dos mais diferentes formatos que se destacam na paisagem, algumas chegando a atingir 90 metros de altura. As pedras foram formadas no solo e vieram à tona após 580 milhões de anos com a erosão.

Praia Jericoacoara Dunas CearáJericoacoara, um paraíso ecológico, uma área de preservação ambiental localizada no estado do Ceará há 300 km oeste de Fortaleza; de Gijoca à Jericoacoara (23km) o transporte é feito por buggy ou veículos de tração nas quatro rodas. Jericoacoara é uma vila pequena, com uma população de 10.000 pessoas.

Amontada localiza-se no Ceará, na microrregião de Itapipoca e mesorregião do Norte Cearense, a 157 quilômetros da capital do estado. Possui uma população de 37 mil habitantes e uma área de 1.179,590 km². Tendo assim uma densidade de 31,9 hab./km². Tem como cidades limites: ao Norte – Oceano Atlântico; ao Sul – Itapipoca; a Leste – Itapipoca e ao Oeste – Santana do Acaraú.

Quixeramobim, que significa "Carne Gorda", é o municipio mais antigo do Sertão Central e se situa no Ceará. Tem mais de 58 mil habitantes, clima semi-árido, sua vegetação predominante é a caatinga e sua área é de 3.579 km². Esta é dividida pelos seguintes distritos: Sede, Belém, Nenelândia, Uruquê, Lacerda, Paus Brancos, Damião Carneiro, Passagens, São Miguel, Encantado e Manituba.

A palavra Ipu tem origem indígena, e significa "Queda D'agua", ligada à beleza e majestade da famosa Bica de Ipu, mais conhecida como Cachoeira do Véu da Noiva, e que acabou dando nome ao município. Está encravada no sopé da Serra da Ibiapaba. Também ficou conhecida como Iracema, romance de José Alencar, onde a índia Iracema, banhava-se na bica e ia até Fortaleza para enxugar seus cabelos.

Historiadores marcam o ano de 1712 como o que deu início à Fazenda Caiçara com o começo de sua povoação. A fazenda, pertencia ao capitão Antônio Rodrigues de Magalhães que, em 1743, doou parte de suas terras para a construção da capela de Nossa Senhora da Conceição, que futuramente seria a Matriz da cidade. Em volta da Matriz e, mais tarde, da capela do Rosário, apareceram as primeiras casas que pertenciam à pessoas de boa conduta, das quais descende grande parte dos habitantes de Sobral.

São Gonçalo do Amarante é um município do Ceará, mais especificamente, da zona metropolitana de Fortaleza, estando localizado a 59 Km da capital cearense, sendo o acesso feito através das rodovias BR-222 e CE-423. A cidade conta com uma população de 45 mil habitantes, aproximadamente.

Ipueiras é um município do Ceará, que se localiza na micro-região de Ipu e mesoregião do Noroeste Cearense, a 231 m de altitude. Tem como cidades limites: Ipu ao nordeste, Hidrolândia a leste, Nova Russas ao sudeste, Ararendá e Poranga ao sul e Croatá ao norte e pelo estado do Piauí ao oeste.

O município de Redenção é o primeiro que o viajante vai encontrar ao subir o Maciço de Baturité pela rodovia CE-060. Redenção encontra-se no Estado do Ceará, esTando a apenas 66 km de distância da capital Fortaleza, ou 1h, indo de carro. O nome da cidade veio para servir de exemplo como primeiro município brasileiro a abolir a escravidão anos antes da Lei Áurea. Cidade simples e acolhedora; sua população é de aproximadamente 25 mil habitantes. A temperatura da cidade normalmente varia entre 24°C e 35°C, podendo cair à medida que se sobe as trilhas da serra. O acesso à cidade pode ser feito através das rodovias CE-06, BR-116 e CE-354.

Acaraú, significa “Rio das Garças”, localiza-se no estado do Ceará, onde está situado o rio que tem o seu nome. Sua distância para capital do estado, Fortaleza, é de 255 km e o acesso à cidade é feito através das rodovias CE-085, BR-222, CE-354, BR's 402 e 403. A cidade possui os seguintes distritos: Juritianha, Lagoa do Carneiro e Aranaú. A economia da cidade é baseada na pesca, agricultura e pecuária. É o maior produtor de lagosta do Brasil.

Mauriti está localizado na Região Sul do Estado, a cerca de 490 km da capital, Fortaleza, com acesso através das rodovias BR-116 e BR-384. Esta cidade fica na Macrorregião Cariri, Mesorregião Sul cearense e Microrregião Barro; a cerca de 375 m de altitude. Sua população é de aproximadamente 45 mil habitantes. Seu clima característico é o Tropical Semi-Árido, o relevo aparece com a Chapada do Araripe e com as Depressões Sertanejas. Sua vegetação é composta por florestas Caducifólia Espinhosa e Subcaducifólia Tropical Pluvial.

Quem chega a Acopiara, através da rodovia CE-060, passa pelo Arco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a padroeira da cidade, abençoando a todos que chegam ali chegam. O arco foi construído para festejar os 70 anos de emancipação de Acopiara, em 1991.

Com uma população de mais de 68 mil habitantes e clima tropical, em sua área de 1.229,194 km², Aracati localiza-se no estado do Ceará. O nome da cidade é de origem tupi e possui várias versões em nossa cultura diversificada e rica, porém é de consenso entre os estudiosos e escritores, que um significado comum para a palavra Aracaty, hoje Aracati signifique "Bons Ventos".

Granja é uma cidade do estado do Ceará, a cerca de 350 km da capita,l Fortaleza; e tem sua população estimada em mais de 55 mil habitantes. Esta cidade é cortada pelas rodovias que a ligam a Camocim e Jericoacoara.

Guaraciaba do Norte fica no estado do Ceará a cerca de 320 km da capital, Fortaleza, na microrregião de Ibiapaba. Encontra-se a uma altitude de mais de 900 m acima do nível do mar, com acesso através das rodovias BR-222 ou CE-187 e CE-257. Sua população atual é estimada em cerca de 40 mil habitantes. Seu clima característico é ameno, tendendo para um frio agradável, e que contribui para seu aspecto acolhedor e aconchegante. Tem uma boa infraestrutura, bons hotéis e restaurantes, sendo uma excelente escolha para quem busca paz, tranqüilidade e contato com a natureza.

As tentativas de desbravamento de Baturité começaram em 1680, mas o sucesso só veio a partir do início do século XVIII, com instalação apenas em 1762. Foi desmembrada de Aquiraz, e em 1764, se tornou vila, com o nome de Vila Real de Monte-Mor o Novo. Em 1830 foi elevada à cidade, e ganhou oficialmente o nome de Baturité.

Beberibe é um município brasileiro do estado do Ceará, a cerca de 88 km de Fortaleza. Sua população estimada é de aproximadamente 50 mil habitantes. Segundo os primeiros registros, a povoação surgiu em agosto de 1691, mas foi somente no início do século XIX que houve uma ocupação do local e em 5 de julho de 1892, foi criado o Município de Beberibe, pertencente à comarca de Cascavel.

Canoa Quebrada é um pequeno distrito do município de Arati, no estado do Ceará, à 164 km da capital Fortaleza. A cidade tem uma população com um pouco mais de 2.000 habitantes.

Itapipoca é um município do estado do Ceará e fica a 125 Km de Fortaleza. Conhecida como cidade dos três climas, por possuir em seu território praias, serras e o sertão, está situada perto da Serra de Uruburetama.

Localizada à cerca de 34 km de Fortaleza, Pacatuba é um município centenário do nordeste do Ceará, pertencente à Região Metropolitana da capital. Surgiu como um desmembramento de Maranguape, sendo criada no ano de 1969, e sua instalação se deu 4 anos mais tarde. Atualmente, a cidade conta com uma população estimada em 60 mil habitantes, estando a mais de 650 m de altitude. Seu relevo é composto por várias serras e serrotes e sua fauna e flora bastante variadas. Em termos de recursos hídricos, Pacatuba conta com alguns rios, riachos e açudes, além de receber águas dos açudes Gavião, Acarape do Meio e Pacoti.

Morada Nova está situada no estado do Ceará, na microrregião do Baixo Jaguaribe, a 172 km de Fortaleza. Tem como cidades limites: ao Norte os municípios de Ocara e Beberibe; ao Sul, Jaguaretama; a Leste, Russas, Limoeiro do Norte, São João do Jaguaribe e Alto Santo; e ao Oeste, Ibicuitinga, Quixadá, Banabuiú e Ibaretama. A cidade possui os seguintes distritos: Sede, São João do Aruaru, Boa Água, Juazeiro, Lagoa Grande, Roldão, Pedras e Uiraponga. A população do município é de mais de 68 mil habitantes e seu clima é semi-árido, em sua área de 2.779,229 km².

Icó é um município localizado no estado do Ceará. Possui um clima semi-árido, uma população de mais de 64 mil habitantes e área de 1.871,980 km². A cidade foi colonizada em meados do século XVIII e foi elevada a vila. Em 1842 virou cidade. Icó, Sobral e Aracati apresentaram-se durante a época áurea os três centros comerciais e de serviços do estado, possuindo uma localização estratégica na rota das boiadas e comércio da carne salgada, do centro-sul do estado, inclusive da Paraíba.

Aquiraz significa "Água logo adiante". É um município do estado do Ceará, conhecido como a "primeira capital do Ceará". Está localizado na costa leste do litoral, a 27 km de Fortaleza. Possui uma população de mais de 70 mil habitantes em sua área de 480,976 km² e clima tropical. Seu surgimento foi a partir do final do Século XVII, quando ainda originalmente incubado nos primórdios da colonização.

Boa Viagem está localizada no Ceará, a 217 km da capital do estado. Tem como municípios limites, ao norte, Santa Quitéria; ao Sul, Pedra Branca; a Leste, Madalena e Quixeramobim; a Oeste, Monsenhor Tabosa, Tamboril e Independência. Possui uma população de mais de 52 mil habitantes e uma área de 2.836,774 km². Seu clima é semi-árido. O acesso a localidade é feito através da BR-020.

Só a origem do nome de Cascavel já dá uma boa história. Segundo a lenda, a cidade teria sido construída sobre o ninho de uma cascavel gigante. Dizem que sempre que alguém fala "cascavel", a cobra cresce. Nesse local foi construída uma torre e, no seu topo, colocada a imagem de Nossa Senhora do Ó para impedir a saída da cobra. Ninguém ousa retirar a imagem de cima da torre, com medo que a cobra levante-se e destrua tudo.

Barbalha está situado no estado do Ceará, a 503 km de Fortaleza, encravado junto com as cidades do Crato e Juazeiro do Norte na região do vale do Cariri. Possui uma população de mais de 53 mil habitantes, clima semi-árido e sua área é de 479,184 km². Tem como cidades limites Crato, Juazeiro do Norte, Jardim e Missão Velha. Tem acesso pela BR-116, passando pelas CE-138, CE-371, CE-269, CE-385 e CE-060.

Limoeiro do Norte, conhecida como a 'Terra das Bicicletas', situa-se no estado do Ceará, entre dois braços do rio Jaguaribe (Jaguaribe e Banabuiú) que fazem da mesma uma ilha fluvial. Localiza-se a 198 quilômetros de Fortaleza. Possui uma população de mais de 55 mil habitantes, uma área de 751,535 km² e uma altitude de 70 metros. Seu clima é Temperado, variando de 27º a 33º C.

Crato está situada no estado do Ceará na região do Vale do Cariri. Como faz fronteira com o estado de Pernambuco, a cidade sempre esteve ligada a ele, pelo fato de que os pais mandavam seus filhos para estudarem em Recife. Mas após a criação da Universidade do Ceará, essa influência diminuiu.

Brejo Santo está situado ao sul do estado do Ceará, na divisa com o estado da Paraíba e Pernambuco, no sopé da Chapada do Araripe. Possui uma população de mais de 40 mil habitantes, tendo uma boa infra-estrutura e grande número de profissionais destinados ao cuidado da saúde da sua população e das cidades circunvizinhas.

Lago Paranoá Ponte JK BrasíliaCom a primeira constituição, já era previsto a mudança da Capital Federal do Rio de Janeiro para o interior do país. Em 1891, foi nomeada a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, sendo assim, a área ficou conhecida como Quadrilátero Cruls e em 1894 o resultado foi apresentado ao Governo Republicano.

Se você está a fim de um lugar tranqüilo com clima agradável para descansar, para aliviar o stress, você acabou de encontrar. Clima de montanha, um belo Cristo para um lual a noite, sem o menor risco de assaltos, belíssimas cachoeiras, entre elas a Cachoeira da Fumaça, este lugar chama-se Guaçui.

No passado Aracruz possuia uma economia bastante simples e a maior parte do território era de fazendas e sítios. Com a criação de uma empresa especializada em produção de celulose, a Aracruz Celulose, fez com que o município se desenvolvesse consideravelmente. A cidade está localizada no estado do Espírito Santo, à 80 Km da capital Vitória.

Parque da Fonte Grande VitóriaVitória, eleita a quarta capital brasileira em qualidade de vida, área de 150 km2, maior ilha de um arquipélago de outras 33 ilhas, cerca de 1.3 milhões de habitantes, reune ilhas, belas praias, reservas naturais da Mata Atlântica e um belíssimo manguezal. Uma atração à parte na Ilha de Vitória são as pontes.

Marataízes situa-se próximo à divisa com o estado do Rio de Janeiro, no sul do Espírito Santo, distante 127 km da capital, Vitória. Conhecida como a Pérola Capixaba, esta cidade ensolarada possui 25 km de praias de águas mornas, sendo algumas delas desertas, que atraem turistas de todas as regiões do Brasil.

A cidade se encontra a 910 metros de altitude, em território montanhoso, onde se destacam as serras do Gonçalves e do Cervo e o pico da Bandeira, com 1.500 metros de altura. Como beleza natural, a região oferece a cachoeira do Bordado, com uma queda d’água de 40 metros.

Numa região de muitas praias de rara beleza, Anchieta originou-se da Aldeia de Iritiba, fundada em 1561, localizada ao sul de Guarapari, na Rodovia do Sol. Ostenta em profusão, monumentos do século XVI, da época em que o Padre Anchieta andou pela cidade, razão maior do seu nome, que ali viveu seus últimos anos e morreu em 9 de junho 1597. Este escreveu grande parte da sua obra literária na região, fazendo do local um dos berços dessa arte no Brasil. Você pode visitar o Museu Anchieta para adquirir mais conhecimento do local. Uma visita imperdível é a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, que foi construída com aproveitamento de material simples e natural, inclusive óleo de baleia. Também as Ruínas dos jesuítas, o Manguezal do Rio Benevente, o Museu de Anchieta e a Ilha do Papagaio merecem ser visitadas.

O município de Domingos Martins está localizado na região central do Espírito Santo, sendo uma das principais cidades da região serrana do estado. Sua sede, a cerca de 540 m de altitude, encontra-se a apenas 42 km da capital, Vitória, tendo como principal via de acesso a rodovia BR-262. Sua população está estimada em cerca de 35 mil habitantes.

Lagoa Juara Serra ESSerra foi desbravada em grande parte pelos jesuítas. Os primeiros habitantes do município foram os índios Tupis, trazidos em 1555 do Rio de Janeiro. O padre Brás Lourenço com a colobaração do cacique, conseguiu fundar a Aldeia de Nossa Senhora da Conceição da Serra. Inicialmente a população era composta por portugueses que estabeleceram seus engenhos. A aldeia se desenvolveu e em 1724 passou a ser condiderada freguesia e em 1822 foi elevada à categoria de Vila. Apenas em 1875 que Serra foi reconhecida como cidade.

Linhares está localizada no estado do Espírito Santo, possui uma área de 3460,3 km² e uma população de aproximadamente 120.000 habitantes. O município possui um bom clima e a temperatura média anual da cidade é de 25 °C.

O município de Alegre, localizado no sul do Espírito Santo, é conhecido e adimirado como Cidade Jardim. Fica a 197 km da capital Vitória, sendo formado por 7 distritos e com população estimada em cerca de 40 mil habitantes.

Fundão é uma cidade com sede administrativa localizada às margens do rio Reis Magos, também chamado Rio Fundão, devido à sua grande profundidade, e foi ele que deu nome à cidade. Situado no estado do Espírito Santo, Fundão é formado por 3 distritos. O distrito de Praia Grande que corresponde à área urbana do litoral; Timuí à area urbana mais próxima da sede; e Irundi à área rural próxima à divisa com o município de Santa Teresa.

Praia da Costa Vila VelhaCidade localizada na latitude 20º20'21" Sul e a uma longitude 40º17'36" Oeste, com uma área de 209 km² e população estimada de 400.000 habitantes, distante 5 km da capital do estado. Vila Velha foi fundada inicialmente com o nome de Vila do Espírito Santo pelo português Vasco Coutinho que era donatário da Capitania do Espírito Santo, que após fundar a cidade de Vitória, transferiu a capital para lá, passando assim a chamar o estado com o nome de Espírito Santo e a velha capital como Vila Velha, em 1547.

Reserva Biológica de Duas Bocas CariacicaO município de Cariacica é marcado por origens que agregam povos indígenas, negros e imigrantes europeus. Antes de se tornar município, o local foi considerado distrito e batizado pela Igreja Católica como Freguesia de São João Batista de Cariacica e foi em 30 de dezembro de 1890 que o local se tornou município independente, desmembrando-se definitivamente de Vitória.

A cidade capixaba de São Mateus teve a sua colonização iniciada pelos europeus no ano de 1544, e passou a ser município em 3 de abril 1848, mas nessa data não existe nenhuma comemoração. A comemoração é no dia 21 de setembro, início da colonização européia e dia de São Mateus. O município tem uma área de 2.343,251 km² e uma população estimada em 102.955 habitantes.

No ano de 1870, teve início a exploração da Serra dos Aimorés, que 10 anos depois recebe a migração de vários grupos de cearenses fugindo da seca. Em 1890, instalaram-se na cidade os primeiros imigrantes italianos. Cerca de três anos depois, a Serra dos Aimorés passa a distrito do município de São Mateus, e alguns anos mais tarde passa a sede do distrito, sendo transferida para a margem direita do rio Cricaré, já sob o nome de Nova Venécia. Em agosto de 1953, foi criado o município.

A história de Cachoeiro de Itapemirim teve início com o interesse criado pela procura de ouro numa região inóspita e cheia de perigos denominada Castelo, localizada no centro sul do Estado do Espírito Santo. Como a região era dominada pelos temidos índios Puris que já mantinham uma disputa de área com os Botocudos, fez-se necessária a criação de postos de policiamento para que fossem evitadas hostilidades de ambas tribos com os exploradores. As explorações tiveram início por volta do ano de 1820 e como não havia jeito de subir o rio Itapemirim devido a um encachoeiramento, os destemidos homens tinham à sua frente um enorme desafio.

Castelo é uma cidade situada ao sul do estado do Espírito Santo, ficando a cerca de 145 km da capital, Vitória, e a 36 km de Cachoeiro do Itapemirim, de onde seu acesso é feito através das rodovias ES-166, ES-379, ES-491 e BR-482; e, saindo de Vitória, pega-se a BR-262 chegando a Castelo através da Rodovia Pedro Cola.

Barra de São Francisco é uma cidade localizada no Espírito Santo, a 264 quilômetros da capital do estado, na Mesorregião do Noroeste Espírito-Santense e Microrregião da Barra de São Francisco. Tem como cidades limites: Vila Pavão, Mantena-MG, Ecoporanga, Águia Branca, Mantenópolis, Nova Venécia e Água Doce do Norte. Possui uma população de mais de 38 mil habitantes e uma área de 933,747 km². Tendo assim uma densidade de 41,7 hab./km².

O Rio Doce corta toda a cidade, e foi a partir daí que começou a colonização de Colatina. Em 1928, começou o desenvolvimento urbano e ocorreu a criação das capitanias hereditárias por parte da Coroa Portuguesa. Porém a região não se desenvolveu como as outras. Com a libertação dos escravos, foram recebidos imigrantes italianos e alemães que se fixaram nas regiões de montanhas no Estado do Espírito Santo.

Guarapari uma das cidades incrustada na Rodovia do Sol, próxima à capital Vitória-ES, é particularmente um local destinado ao lazer. Não fosse um pequeno trecho no início do Rio Guarapari, ela seria uma ilha. Suas praias, badaladíssimas em cujo verão são assaltadas por visitantes dos mais variados lugares. Pela facilidade de acesso, a presença de mineiros é bem acentuada. Muitos lá construiram sua segunda moradia para essas épocas.

Sua fundação ocorreu com terras do município de Pouso Alto que foram doadas à Igreja Católica, por um grupo de fazendeiros. Chamava-se Aparecida de Goiás, distrito de Hidrolândia e no ano de 1963 emancipou-se passando a chamar-se Aparecida de Goiânia. Com assentamentos promovidos pelo governo do Estado, foi considerada de alto índice de crescimento populacional do país.

Capital do Estado de Goiás, Goiânia, foi fundada em 24 de outubro de 1933, por Pedro Ludovico Teixeira. Conta com uma área de 724,08 Km² e está situada a 201 km de Brasília. É uma região de topografia quase plana e praticamente equi-distante de todos os outros estados brasileiros. O Rio Meia Ponte e seus afluentes, entre os quais se destaca o Ribeirão João Leite, constituem a rede hidrográfica de Goiânia. A temperatura média anual é de 21,9°C, devido à influência da altitude, o clima mesotérmico é úmido.

Iporá é considerada como um centro médico da região, possuindo 03 hospitais particulares bem equipados, um hospital municipal e algumasclínicas. Seu clima é quante, típico do cerrado.

Cidade localizada à 410 km de Goiânia, capital do Estado. Sua maior atração turística, são as praias do Rio Araguaia, cuja temporada acontece nos meses de junho e julho, quando a cidade recebe em sua rede hoteleira, cerca de 50.000 turistas.

Pequena cidade a 100 km da capital goiana. Possui vários rios para pesca e banho. A Cachoeira do Paredão, localizada no alto da serra é uma boa opção.

Uma cidade com muitos atrativos turísticos, dentre os quais se destaca a popular Lagoa Santa, ou Thermas Lagoa Santa, à 20 kms de Itajá. Uma cidadezinha que vale a pena conferir.

Pirenópolis Igreja Nossa Senhora do RosárioPirenópolis é uma cidade historica ,tombada pelo patrimônio histórico. Tem mais de 200 anos , fica próximo de duas capitais: Goiânia (capital de Goiás) e Brasília (capital Federal).

Conta a história que após desviar de um caminho, Bartolomeu Bueno da Silva, se deparou com fontes termais conhecidas como Caldas Velhas. Hoje em dia, a cidade se tornou o principal pólo turístico do Estado de Goiás por ter a maior estância hidrotermal do mundo. O descobrimento das águas quentes aconteceu no século 18, mas apenas no ano de 1910, é que foi construído o primeiro balneário de Caldas Novas, que antes era utilizada apenas como casa de banho particular.

Formosa está localizada no estado de Goiás, a 280 km da capital Goiânia e a 75 km de Brasíllia, embora o seu centro esteja a 5 km do Distrito Federal. O município tem uma área de 7.200 Km² e sua temperatura média é de 25°C.

No início do século XIX, a região central do país foi palco de inúmeras expedições em busca de ouro. A grande movimentação de viajantes e tropeiros pelo Vale do Araguaia deu origem à freguesia de Santana das Antas, um pequeno povoado localizado às margens do Riberão das Antas, que somente em 1907 tornou-se a cidade de Anápolis.

O município que tem por volta de mil fazendas teve sua origem ligada à descoberta do ouro no rio Vermelho, por Antonio Bueno de Azevedo que fundou o arraial de Santa Luzia, em 1746. A população da região começo a crescer a partir de 1950, com a construção de Brasília.

Itumbiara é o portal de entrada para o estado de Goiás, a uma distância de 206 quilômetros de Goiânia e 400 de Brasília. Sua população é de aproximadamente 88 mil habitantes. Além da sede municipal, o município possui 2 povoados: Santa Rosa do Meia Ponte e Sarandi. O solo do município é formado por partes montanhosas e partes onduladas, mas sua maioria é plana, ideal para cultura pastoril.

Localizada a 303 Km de Goiânia, Aruanã é popularmente conhecida como "Porteira do Araguaia". O nome Aruanã se dá por conta de um peixe específico da região e da dança dos índios Karajás que habitam ainda hoje, as margens do rio Araguaia e influenciam fortemente a cultura local.

A cidade de Cachoeira Dourada fica localizada no Rio Paranaíba, que possui uma extensão de 65km, sendo formado pela barragem de Cachoeira Dourada, sendo hoje considerada uma das cidades com o maior potencial turístico do sul de Goiás. A praia do Lago Dourado compõe um belo cenário natural, e possui também mananciais de águas quentes com a temperatura média de 38 graus, com alto poder terapêutico.

Jataí é um município do sudoeste de Goiás, com população de cerca de 90 mil habitantes, distante 320 km da capital Goiânia. Faz parte da microrregião do sudoeste de Goiás junto com outros 15 municípios. Seu clima é o tropical mesotérmico e úmido, com duas estações bem definidas pelo regime de chuvas, com temperaturas normalmente variando de 11°C a 27°C no inverno e de 18°C a 35°C no verão. Há predomínio do solo do cerrado, onde as regiões mais altas são planas ou levemente ondulada, denominada chapadão. Nestes locais se desenvolve a agricutura.

O povoamento de Rio Verde existe desde o século XIX, e em 1848 foi elevado à categoria de município. Porém, a grande arrancada do seu desenvolvimento ocorreu em 1970, quando os cerrados foram abertos para a agricultura, chegaram as estradas que a liga à Goiania e se deu a vinda de agricultores americanos.

Novo Gama está localizado em Goiás, a 40 km de Brasília e a 191 km de Goiânia. Situa-se na Mesorregião do Leste Goiano e na Microrregião do Entorno do Distrito Federal. Possui uma população de mais de 96 mil habitantes e uma área de 191,675 km², tendo assim uma densidade de 503,2 hab./km². Os nascidos na cidade são chamados de novogamenses.

O município de Rio quente, no estado de Goiás, está próximo da maior estância hidrotermal de todo o mundo, Caldas Novas. Sem dúvida, a principal atração da cidade é o Rio Quente Resorts, antes conhecida como Pousada do Rio Quente.

O povo e as riqueza naturais aqui encontradas (o amianto crisotila, a cassiterita e o ouro) criaram condições que aceleram seu desenvolvimento, e colocam Minaçu em destaque no Estado de Goiás. Em 1976, o Distrito de Minaçu é elevado à categoria de cidade e sede do municÍpio, com instalação concretizada no ano seguinte, posse do prefeito e demais governantes.

Niquelândia está situada no estado de Goiás,a 330 quilômetros da capital, na mesorregião do Norte Goiano e microrregião de Porangatu. Possui uma população de mais de 36 mil habitantes e uma área de 9.843,170 km². Tendo assim uma densidade demográfica de 3,8 hab./km². Tem como cidades limites: Barro Alto, Santa Rita do Novo Destino, Uruaçu, Campinaçu, Vila Propício, Mimoso de Goiás, Colinas do Sul e São João d'Aliança.

Localizada em Goiás, Catalão tem sua economia baseada no segmento mínero-metal-mecânico, sedia o Distrito Mínero Industrial; tendo como principais empresas a John Deere, Mitsubishi e Copebrás. Além disso, se destaca na indústria do vestuário, com mais de 150 pequenas indústrias. Sua agropecuária também é desenvolvida, destacando-se no cultivo de grãos, rebanhos de aves e bovinos.

Quirinópolis localiza-se no sudoeste do estado de Goiás. Sua distancia até a capital é de 280 quilômetros. Limita com as seguintes cidades: Rio Verde, Itumbiara e São Simão. Possui uma população de mais de 37 mil habitantes e seu clima é tropical, em uma área de 3.780,173 km².

Trindade teve a sua origem por volta de 1840, e tinha inicialmente a denominação de Barro Preto. De acordo com os historiadores, nos arredores da cidade, em uma olaria de propriedade de Constantino Xavier Maria, foi encontrada uma pequena imagem de barro, em formato de medalha, representando a Virgem Maria e a Santíssima Trindade.

A região de Goianésia no passado atraiu moradores em busca de terras para as lavouras e a abundância de água que havia. Mas foi só após a chegada de Laurentio Martins Rodrigues e a sua família, em 1943, que um povoado surgiu em volta de suas terras, que foram loteadas e nelas foi construído um rancho para rezar e servir como escola.

Alexânia, cidade goiana, a 124 km. da capital do Estado, comemora o seu dia em 14 de novembro, com uma pequena população de uns vinte e poucos mil habitantes, situada numa altitude de 1096 m., desfrutando assim de um clima ameno. Lá você tem atendimento do Banco do Brasil e do Bradesco.

Jaraguá, conhecida por ser a capital das confecções, está situada em Goiás, a 124 quilômetros da capital do estado. Localizando-se na Mesorregião do Centro Goiano e Microrregião de Anápolis, no Vale do São Patrício.

Até a sua colonização, a região de Porangatu era habitada por índios. Entre os anos de 1750 e 1770, época em que o ouro estava em seu apogeu, o município começou a ser formado. Um outro ponto importante na formação desse município foi a Guerra do Paraguai, que provocou a chegada de homens convocados para guerra que fugiam com a família, formando novos povoados, vilas e arraiais.

Inhumas é um município do estado de Goiás, situado às margens da Estrada Real. Por ser ponto de descanso para tropeiros, o vilarejo surgiu a partir da referência de um extenso goiabal, o que mais tarde se tornou uma fazenda de gado. Em 1896 se deu a criação do distrito de Goiabeiras, que teve seu nome alterado para Inhumas 12 anos mais tarde. No ano de 1930 foi elevado à vila, tornando-se município no ano seguinte.

A real história de Valparaíso de Goiás é um tanto controversa. Oficialmente, conta-se que a cidade surgiu a partir de um empreendimento habitacional de um engenheiro chileno a quem pretendeu-se homenagear, batizando o empreendimento com o nome de sua terra natal - Valparaíso, Porém segundo uma segunda versão, o responsável pelo empreendimento foi um arquiteto colombiano. Quanto ao engenheiro chileno, ele existiu sim e o nome da cidade realmente foi uma homenagem a terra natal dele.

O município se localiza no estado de Goiás, próximo à divisa oeste do Distrito Federal. Possui uma população quase inteiramente urbana, estimada em mais de 168 mil habitantes em sua área de 278 quilômetros quadrados. Aguas Lindas de Goiás fica a 193 quilômetros da capital do estado, Goiânia. O clima predominante da região é o Semi-árido.

Alto Paraíso de Goiás é uma pequena cidade do estado de Goiás, que pertence à Chapada dos Veadeiros e considerada uma Área de Proteção Ambiental. O município está localizado a 1600 metros de altitude, tem uma área total de 2.593,885 km² e uma população de aproximadamente 8 mil habitantes.

Timon é a quarta maior cidade do estado do Maranhão e está situada na margem esquerda do rio Parnaíba. Além de fazer divisa com o estado do Piauí, compondo parte da Grande Teresina. Antes de ser chamada de Timon, o nome da cidade era Flores, mas em 1943, por exigência do IBGE, que não admitia duas cidades homônimas, pois já havia Flores no Rio Grande do Sul, o governador na época editou um decreto-lei, mudando o nome para Timon, uma homenagem ao intelectual maranhense João Lisboa, que deixou uma obra com o título Jornal de Timon.

A cidade de Picos está localizada na região centro-sul do estado do Piauí, em um ponto estratégico, situado entre picos montanhosos e no cruzamento entre várias rodovias, sendo o principal entroncamento rodoviário do nordeste. É conhecida como "cidade modelo", devido ao seu grande desenvolvimento econômico, social e cultural, principalmente no setor comercial; e ao tamanho das propriedades rurais que são de pequeno porte e serviu para definir o módulo rural.

Imperatriz Cidade MaranhãoEm homenagem à imperatriz Tereza Cristina, esposa de D. Pedro II, ganhou o nome de Imperatriz, a antiga povoação de Santa Tereza d'Ávila, depois vila Nova Imperatriz. No ano de 1658 os jesuítas Padre Manoel Nunes e Padre Francisco Veloso, teriam sido os primeiros a utilizar o sítio onde hoje está a cidade. Em 1849, Frei Manoel Procópio do Coração de Maria, capelão da expedição, foi o fundador da povoação. Em 1924 passou a município e com a rodovia Belém-Brasília, se tornou pólo econômico da região. Com clima quente e úmido, média de 29°C, área de 6.687 km², na sua maior parte planície, altitude média de 95 m, banhada pelo rio Tocantins, no oeste maranhense.

São José de Ribamar Cidade MaranhãoPode-se dizer que São José de Ribamar é sinônimo de paz e tranqüilidade. Nessa cidade sossegada e aprazível, os romeiros e visitantes podem passear tranqüilamente, desfrutar a brisa que vem do mar, mas sendo também uma cidade bastante festiva.

Itapecuru Mirim é uma cidade do Maranhão, que se encontra a 108 quilômetros de distância da capital, na Mesorregião do Norte Maranhense e na Microrregião de Itapecuru Mirim. Possui uma população de mais de 51 mil habitantes e uma área de 1.165,585 km², tendo assim uma densidade de 44,0 hab./km².

Paço do Lumiar é um pequeno município dentro da ilha de São Luís onde foi instalada uma das primeiras missões da Companhia de Jesus. A cidade, antiga Anindiba dos indígenas, foi fundada pelo padre Luís Figueira e entrou para história como uma das mais antigas localidades do Maranhão e conta hoje com cerca de 100 mil habitantes. Recentemente criada pelo desmembramento de São José de Ribamar, Paço do Lumiar ainda é pouco desenvolvida, caracterizada por ser uma cidade dormitório, já que a maioria dos seus habitantes trabalham em São Luís.

São Luís Rua MaranhãoFica complicado falar de São Luís do Maranhão, é como tentar contar um filme a alguém. Esta cidade, dotada de seus mistérios, abriga em sua história causos desde a sua fundação feita pelos franceses no séc.XVII. Pelo fato de São Luís estar próxima a linha do Equador, sofre uma das maiores variaçòes de marés do mundo e em seu sub-solo existem também túneis que se ramificam por toda a ilha. Este fato gerou e gera até hoje farto material para as estórias do povo que vive intrigado com isso (dizem que uma serpente enorme habita em seu sub-solo).

Caxias passou por muita polêmica quanto ao seu nome. Tudo porque haviam 3 cidades com esse nome no país, sendo que do Rio Grande do Sul não queriam abrir mão de simplesmente Caxias. Depois de muitas idas e vindas, terminou ficando o Maranhão com CAXIAS, o Estado do Rio de Janeiro, terra natal do glorioso Marechal Caxias, como DUQUE DE CAXIAS e Rio Grande do Sul como CAXIAS DO SUL. Isso tudo porque um Decreto de 1938, (Estado Novo), proibia mais de uma cidade brasileira com o mesmo topônimo.

O município de Barreirinhas é conhecido como "porta de entrada" dos Lençóis Maranhenses, uma região turística que contém uma grande área com altas dunas, areias brancas e belíssimos lagos e lagoas, que, por estes motivos, também é conhecido como deserto brasileiro.

A ocupação das terras onde hoje se encontra Bacabal teve início em 1876, em busca de terras próprias para a agricultura, que sobreviveu à abolição da escravidão. Graças à fertilidade do terreno, topografia privilegiada e recursos naturais, o local prosperou rapidamente; e a chegada de imigrantes contribuiu ainda mais para o desenvolvimento agrícola.

Chapadinha é um município que se localiza no estado do Maranhão. Sua população é de mais de 64 mil habitantes e área de 3.247,159 km². O primeiro nome foi Chapada das Mulatas - nome originado pela configuração do terreno e a cor das primeiras mulheres ali chegadas. Seus primeiros habitantes eram descendentes dos índios Anapurus, que se fixaram, em 1783, no lugar. Atraídos pela riqueza das terras, comerciantes se estabeleceram no local posteriormente.

O município de Carolina encontra-se localizado no sul do estado do Maranhão, na região do Vale do Tocantins, a cerca de 220 km da capital. Sua população estimada é de aproximadamente 30 mil habitantes. O acesso à cidade pode ser feito através de diversas rodovias, podendo incluir um trecho por balsa; as principais estradas são a TO-050 e BR-153, para quem parte de Palmas e as BR-135, BR-222, para quem sai de São Luiz.

Coroatá se localiza no centro-leste do estado do Maranhão, no vale do Itapecuru. Sua distância da capital São LuÍs, é de 250 km. Sua população total é de mais de 59 mil habitantes, clima tropical megatérmico, subúmido e topografia plana em área de 2.263,823 km².

Pinheiro surgiu em 1818, sendo elevada à categoria de vila em 1856, e se tornando cidade apenas em 1920. A cidade possui aspecto bucólico, com amplas avenidas, algumas com canteiros floridos ao centro, praças, igrejas e ainda guarda resquícios do século XIX. O obelisco é o símbolo do 1º centenário da cidade.

Barra do Corda se situa exatamente no centro geográfico do estado do Maranhão a 425 Km de São Luís e a 350 Km de Teresina (PI). A cidade possui mais de 78 mil habitantes e em todo município, são 153 povoados. Os maiores com mais de 3 mil habitantes. Os menores com pouco mais 30 pessoas. Está às margens dos rios Corda e Mearim (este navegável), que se encontram no centro da cidade.

Balsas é um município do Maranhão e localiza-se aproximadamente a 800 km da capital São Luís. O acesso ao município é feito através da BR 230 e pela BR 163 – Belém/Brasília. Encontra-se junto ao rio de mesmo nome, único afluente da margem esquerda do rio Parnaíba, com cerca de 510 km.

Pedreiras é uma cidade do estado do Maranhão situada ao nível do mar. Sua população está estimada em cerca de 45 mil habitantes. A origem do nome dessa cidade veio devido a uma pedra muito grande localizada a 300 m da sede, no bairro Transwal. A cidade de Pedreiras é ligada ao município de Trizildela do Vale, pela Ponte Francisco de Sá, um dos atrativos da cidade. Próximo a esta ponte está a Igreja São Benedito, uma igreja muito bonita, que é visitada por milhares de romeiros durante o mês de novembro, quando é comemorado o festejo do padroeiro da cidade. Outros pontos importantes na cidade são a prefeitura, as várias praças e o rio Mearim, que também banha várias cidades no interior do Maranhão.