Antigamente, Juazeiro era distrito da cidade vizinha chamada de Crato. Passou a se tornar cidade, quando um jovem padre chamado Cícero Romão Batista, resolveu dar início à sua vida de pároco no lugarejo. Ele foi responsável pela emancipação e independência da cidade. A figura do padre assumiu características milagrosas e passou a ser visto e venerado pelo seu povo como santo. Hoje, Juazeiro é a segunda maior cidade do estado por receber muitas romarias que vão até lá em busca de promessas e milagres do Padre Cícero.

Por todos os cantos do município, em cada igreja, praça e monumento se encontra a imagem do Padre, que permanece viva com seus fiéis. Idolatrado em todo o Nordeste, o padre recebe uma reverência a cada dia com uma nova romaria. Perto da cidade, na Serra do Horto, foi construída uma estátua do Padre Cícero com 25 metros de altura. Juazeiro também é bastante famosa pelos seus artesanatos. 

Tornou-se conhecida no mundo inteiro pelo seu turismo religioso. Quem segue este roteiro de muita fé, fica impressionado com a quantidade de devotos que chegam à cidade em cada festa religiosa. Nos dias de festas, a população de 250 mil pessoas chega a ultrapassar os 2 milhões.

O calendário turístico da cidade não pára. São pelo menos oito festas, incluindo a de Nossa Semhora das Candeias; o aniversário do falecimento do Padre Cícero; o Dia dos Romeiro, entre outras que fazem muito sucesso.

Outros pontos turísticos da cidade são: Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores; Santuário Coração de Jesus; a Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; o memorial do Padre Cícero; a Coluna da Hora e Rio Cáras do Umarí.

Por todos estes motivos a cidade possui uma infra-estrutura hoteleira e de transporte de boa qualidade. Pronto para receber muitos turistas que desejam encontrar ou reforçar a fé nesta cidade tão abençoada e mística.