No ano de 1870, teve início a exploração da Serra dos Aimorés, que 10 anos depois recebe a migração de vários grupos de cearenses fugindo da seca. Em 1890, instalaram-se na cidade os primeiros imigrantes italianos. Cerca de três anos depois, a Serra dos Aimorés passa a distrito do município de São Mateus, e alguns anos mais tarde passa a sede do distrito, sendo transferida para a margem direita do rio Cricaré, já sob o nome de Nova Venécia. Em agosto de 1953, foi criado o município.

Município brasileiro do estado do Espírito Santo, localizada a cerca de 65 m de altitude, e com população estimada em aproximadamente 50 mil habitantes. A cidade possui ligação direta com Vitória, Capital do estado e a Minas Gerais; são elas a ES-137, ES-130, ES-220 e ES-381, todas asfaltadas e são mantidas bem conservadas. Sua economia gira em torno da mineração, graças às imensas jazidas de granito localizadas na cidade. 

Sua indústria também tem papel importante na economia, estando relacionadas principalmente ao beneficiamento desse granito.

Seu turismo também está bem representado, contando com alguns pontos de destaque, como a Área de Proteção Ambiental Pedra do Elefante, Gameleira, o Turismo Religioso, Fazenda Santa Rita, sua Fauna e Flora, além do Circuito das Águas.

A Pedra do Elefante é o principal símbolo de Nova Venécia, medindo mais de 600 m de altura, tombada pelo Conselho Estadual de Cultura. Conta com uma variedade de atividades turísticas, como caminhadas, trilhas ecológicas, trecking, enduros, escaladas, dentre outros, atraindo um grande fluxo de turistas.

O circuito das Águas também tem sua importância como atrativo turístico, que conta com vários pontos, que têm em comum a água doce variando entre cachoeiras e rios. Esses pontos são a Cachoeira da Boa Vista, Córrego da Areia, Lajedão, Parque Aquático dos Grilos e o Pionte.