Quixeramobim, que significa "Carne Gorda", é o municipio mais antigo do Sertão Central e se situa no Ceará. Tem mais de 58 mil habitantes, clima semi-árido, sua vegetação predominante é a caatinga e sua área é de 3.579 km². Esta é dividida pelos seguintes distritos: Sede, Belém, Nenelândia, Uruquê, Lacerda, Paus Brancos, Damião Carneiro, Passagens, São Miguel, Encantado e Manituba.

Sua hidrografia conta com o rio Quixeramobim, o maior afluente esquerdo do rio Banabuiú. A paisagem do local é característica do Sertão, planos entremeados por pequenas elevações (serrotes) e afloramentos rochosos cristalinos (inselbergs ou monólitos), entrecortados pelas várzeas de cursos d'águas intermitentes, entre os quais destaca-se o Quixeramobim, Banabuiú, Pirabibu, Rinaré e Salgado. 

A cidade possui uma grande riqueza cultural, se destacando por possuir sítios arqueológicos e por seus atributos históricos e culturais, como por exemplo: ser a cidade de ilustres como Antônio Conselheiro e Fausto Nilo; terra onde se deu início à Confederação do Equador; foi a primeira comunidade a ter sua energia gerada por Biodielsel, a Serrinha de Santa Maria.

Agricultura (Feijão, Milho, Arroz, Algodão e Fruticultura), Pecuária, Comércio, Indústria e Serviços é a base da economia da região. Possuindo o maior rebanho bovino leiteiro do Estado e também rebanhos significativos de: ovino, caprino, suíno, asinino, muar e galináceo.

Além disso, nas jazidas minerais são extraídos: barita, topázio, granada, berilo, gipsita, turmalina, biotita, calcário, lepidotita e malaquita.