Itapagé, em suas origens, já teve vários nomes, e só chegou à atual denominação no ano de 1943. O nome significa a junção de duas palavras em tupi, Ita que quer dizer pedra e Pajé líder religioso. O nome da cidade faz alusão ao seu grande cartão-postal, o Frade de Pedra, que é uma agulha de granito, que tem o formato de um grande monge ajoelhado, estando localizado a 900 metros acima do nível do mar. Bastante procurado pelos praticantes de Escalada, e é possível ser visto de quase todos os cantos da cidade.

Na região existem outras formações rochosas que chamam bastante a atenção, como a Pedra do Damião de onde é possível ter uma das mais belas vistas da cidade. E a Pedra da Caveira, que tem esse nome por possuir o formato de uma face humana, e dela é possível avistar toda a cidade e até mesmo as dunas do litoral oeste do Ceará.

Outra grande atração da cidade é a Piscina Natural de Soledade. Localizada no distrito do mesmo nome, é formada pelas nascentes de água das serras da região. A piscina natural fica entre os bananais e é um dos pontos mais visitados.

Itapagé possui uma bela e peculiar arquitetura, podendo ser vista em seus casarões e nas suas igrejas. Exemplo disso é a Igreja Matriz de São Francisco que teve sua construção iniciada em 1870 sendo terminada apenas em 1877 e restaurada em 2002, possui uma rica arquitetura e em seu interior é possível admirar diversas obras sacras antigas. Outra igreja de grande valor histórico é a de Nossa Senhora da Penha, que foi construída a partir de uma Missão Jesuítica, é uma das mais belas arquiteturas históricas da cidade, e em seu interior existem algumas imagens sacras, sendo a de destaque o Jesus Cristo Crucificado, originária de Roma e que chegou à igreja no ano de 1943. Tamém a casa onde viveu o poeta Quintino Cunha, uma casa histórica de 1870.

O município de Itapagé localiza-se na Região Norte do Estado do Ceará, estando a 125 km da capital do estado, Fortaleza.