Acaraú, significa “Rio das Garças”, localiza-se no estado do Ceará, onde está situado o rio que tem o seu nome. Sua distância para capital do estado, Fortaleza, é de 255 km e o acesso à cidade é feito através das rodovias CE-085, BR-222, CE-354, BR's 402 e 403. A cidade possui os seguintes distritos: Juritianha, Lagoa do Carneiro e Aranaú. A economia da cidade é baseada na pesca, agricultura e pecuária. É o maior produtor de lagosta do Brasil.

O município possui diversos atrativos naturais para o turismo, como por exemplo: Praias: a Barrinha, a Aranaú, a Monteiro, a Arpoeiras, a Barra do Zumbi, a Espraiado, a Volta do Rio e a Coroa Grande; Lagoas: a Espinhos da Volta, a Dantas, a Lagamar e a Carrapateira; Ilhas: a Ilha dos Fernandes, a Imburana, a Coqueiros, a Grande, a Ilha dos Ratos, a Ponta do Presídio; e finalmente, o Rio Acaraú.

O surgimento da cidade se deu por ser um ancoradouro na costa. Atracando navios piratas, que realizavam as operações de escambo ou de produtos nobres por quinquilharias originárias do Velho Mundo.

O povoamento da região foi iniciado por pescadores vindos do Rio Grande do Norte, atraídos pela abundância do pescado. Tornou-se distrito de Sobral em 22 de setembro de 1799. Posteriormente, foi elevado à categoria de vila e mais tarde, em 19 de setembro de 1882, virou cidade.