Boa Viagem está localizada no Ceará, a 217 km da capital do estado. Tem como municípios limites, ao norte, Santa Quitéria; ao Sul, Pedra Branca; a Leste, Madalena e Quixeramobim; a Oeste, Monsenhor Tabosa, Tamboril e Independência. Possui uma população de mais de 52 mil habitantes e uma área de 2.836,774 km². Seu clima é semi-árido. O acesso a localidade é feito através da BR-020.

A cidade conta com atrativos turísticos naturais, como o Lajes dos Rogérios, a Cachoeira dos Ferreiras, Cachoeira das Almas, o Cachoeirão e as Inscrições rupestres, e atrativos arquitetônicos, como a Casa das Almas (casarão de 1840), a Igreja de Nossa Senhora de Boa Viagem (de 1772), o Centro Cultural Fernando Assef, o Busto do Monumento José Cândido Queiroz Lima, o Monumento do casal que descobriu o município, o Busto do Sr. José de Queiroz Sampaio, o Monumento com imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem e a Praça e Santuário de Nossa Senhora da Guia.

A história de Boa Viagem teve seu início no final do século XVIII, quando o jovem casal Antônio Domingos Alvarez e Agostinha Sanches de Carvalho, fugiu dos Sertões do Icó. Desesperado com a ordem de perseguição do pai da moça, Antônio prometeu a Nossa Senhora que ergueria uma igreja para sua devoção no lugar onde chegasse em segurança. E assim contruiu a Capela de Nossa Senhora de Boa Viagem, nas barrancas do riacho do Cavalo Morto, afluente do Quixeramobim e iniciou-se o povoado.

Tornou-se cidade 92 anos depois da contrução da capela, em 21 de novembro de 1864, desmembrando-se de Quixeramobim.