A palavra Ipu tem origem indígena, e significa "Queda D'agua", ligada à beleza e majestade da famosa Bica de Ipu, mais conhecida como Cachoeira do Véu da Noiva, e que acabou dando nome ao município. Está encravada no sopé da Serra da Ibiapaba. Também ficou conhecida como Iracema, romance de José Alencar, onde a índia Iracema, banhava-se na bica e ia até Fortaleza para enxugar seus cabelos.

Esta cidade encontra-se no norte do estado do Ceará, a cerca de 320 km da capital, Fortaleza, a 247 m de altitude, e conta com uma população de aproximadamente 45 mil habitantes. Média térmica de 30°C, e é banhada pelo rio Aracaju, e também pelos riachos Jatobá e Ipuçaba. O acesso à cidade se dá através das rodovias BR-222, BR-403, CE-183 e CE-366.

A citada Bica de Ipu, ou Cachoeira do Véu da Noiva nasce no Despenhadeiro da Morte, a uma altura aproximada de 130 m, e desce jorrando despenhadeiro a baixo. Este é, sem dúvividas o maior atrativo da região, porém esta cidade conta também com outros atrativos naturais, como o Rio Ipuçaba e o Riacho São Francisco.

Há também atrativos culturais que merecem destaque. São eles a Igreja Matriz e a de São Sebastião, os sobrados, a estátua da Virgem Tapuia e a antiga Estação Ferroviária, hoje desativada. As principais manifestações culturais ficam por conta da Festa de São Sebastião, a Festa do Chitão, além de outras mais festas religiosas, artezanato, feira livre de Ipu, quadrilha e Bumba-meu-Boi.