O município de Itapetinga é um importante centro econômico e social do sudoeste do estado da Bahia. Sua economia se baseia na pecuária, mas é marcante a tendência que tem de se diversificar, principalmente por contar com um razoável parque industrial.

Até a década de 90, o rebanho bovino desta cidade estava entre os maiores do Nordeste, sendo chamada "A Capital da Pecuária!". Atualmente, esta atividade perdeu um pouco de sua força, isso porque hoje a economia também é movimentada por indústrias que se instalaram na cidade (como Azáleia, ILPISA Valedourado, entre outras).

Esta cidade do Centro Sul da Bahia conta com cerca de 65 mil habitantes, estando localizada a aproximadamente 570 Km da capital Salvador.

Apresenta ainda alguns locais de destaque para quem quer conhecer a cidade, como a Capela do Menino Jesus (Igrejinha de Pedra), o Parque Zoobotânico da Matinha (único zoológico do interior da Bahia), Praça do Jegue, Praça do Boi, Praça central, Praça da Bíblia, e o Parque da Lagoa.

No setor educacional, a cidade conta com um campi avançado da Universidade do Sudeste da Bahia, sendo considerado como um dos mais promissores da universidade.