Guaraciaba do Norte fica no estado do Ceará a cerca de 320 km da capital, Fortaleza, na microrregião de Ibiapaba. Encontra-se a uma altitude de mais de 900 m acima do nível do mar, com acesso através das rodovias BR-222 ou CE-187 e CE-257. Sua população atual é estimada em cerca de 40 mil habitantes. Seu clima característico é ameno, tendendo para um frio agradável, e que contribui para seu aspecto acolhedor e aconchegante. Tem uma boa infraestrutura, bons hotéis e restaurantes, sendo uma excelente escolha para quem busca paz, tranqüilidade e contato com a natureza.

Na economia, Garaciaba do Norte destaca-se como grande produtora de produtos alimentícios, em especial a horticultura com tomate, repolho, além de café, banana, mandioca e feijão. A produção de açúcar também pode ser destacada, com as indústrias de beneficiamento associadas. O setor industrial atua na área de bebidas, produtos alimentícios, químicos, minerais, metalúrgia, madeireira e de vestuário.

Seu maior atrativo natural é a Cachoeira de Morrinho, com uma queda de 8 m e lâmina d'água prateada; outras cachoeiras são a Cruz das Almas, Santa Isabel e Ladeira do Berra; além da Cidade das Pedras e a Bica do Ururu. No campo histórico-cultural, os atrativos ficam por conta da centenária Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, a arqueologia, Igreja Matriz e o Sítio Tamboatá.

Seu artesanato e feiras populares marcam a cidade. Entre as principais manifestações culturais estão as festas de Nossa Senhora dos Prazeres e de São Francisco, além de outras religiosas, populares e folclóricas. O artesanato, as feiras e os mercados populares também têm seus destaques na cidade.