Maragogipe está situada no Recôncavo Baiano, ao fundo da Baía de Todos os Santos e no ponto de encontro do Rio Paraguaçu com o Rio Guaí, formando uma extensa região de lagamar, cercada por cerca de 30 km de manguezais. O município está a aproximadamente 135 Km de Salvador.

Cidade de valor histórico, Maragogipe foi fundada durante o ciclo açucareiro do período colonial. No centro histórico é possível apreciar a arquitetura em estilo colonial dos prédios, sendo alguns tombados pelo Patrimônio Histórico. Destaque para a Matriz de São Bartolomeu, construída no século XVII; o coreto na praça da Matriz; a casa paroquial; a Santa Casa da Misericórdia; e a Casa de Câmara e Cadeia, construída no século XVIII no mesmo estilo das Casas de Salvador.

Maragogipe também possui atrações naturais como a Cachoeira do Urubu com cerca de 15 metros de queda d´água. A Praia do Pina uma praia fluvial que no verão é bastante procurada. Lagamar e Baixo Paraguaçu, ilhas que são quase intocadas pelo homem que possuem uma floresta tropical, restinga e manguezal.

Do mirante natural, o ponto mais alto da cidade, é possível apreciar as belezas de Maragogipe de um ângulo diferente. Do mirante é possível observar o manguezal e o encontro dos rios Paraguaçu e Guaí. Um outro mirante é o do cemitério, de onde é possível apreciar a vista da Baía do Iguape, do Convento de São Francisco e da Ilha dos Franceses.