Centreventos Cau Hansen JoinvilleJoinville, a "Cidade dos Príncipes", foi construída por imigrantes europeus na segunda metade do século XIX em uma planície privilegiada pela natureza, entre o mar e a serra. É a maior cidade de Santa Catarina, localizada no nordeste do Estado, a 180km de Florianópolis, com uma área de 1.183km². Teve sua fundação em 09 de março de 1851. Inicialmente foi denominada colônia Dona Francisca, em homenagem à princesa Francisca Carolina, filha de Dom Pedro I.

Morro do Macaco BombinhasA cidade de Bombinhas é considerada um paraíso ecológico, banhado por águas cristalinas e de abundante riqueza natural, composta por vinte e duas praias sendo elas, com águas calmas para banho e com onda para a prática do surf, trilhas, cachoeiras, reservas naturais para mergulho, ecoturismo, entre outros.

Cidade Balneário CamboriúApesar de jovem, com características modernas, Balneário de Camboriú é o segundo município mais dinâmico do país. Tudo acontece seguindo todas as tendências do turismo mundial e ainda guarda traços de sua colonização açoriana. Sua integração com a natureza, oferece opções de lazer para todas as idades. O entrosamento entre o setor público e o privado propicia estímulos ao desenvolvimento da cidade. Os índios Tupi-Guarani foram os primeiros a desfrutar das belezas da região.

Blumenau Parque Vila GermânicaBlumenau, que leva o nome de seu colonizador, foi fundada em 1850 e construída a partir de 17 imigrantes. Conhecida como a Alemanha brasileira, hoje ela já possui em seu berço 280.000 habitantes, destes, 60% descendentes diretos de alemães, cerca de 25% de descendentes de italianos e o restante de portugueses. Possuidora de belíssimas paisagens e atributos, é endossada com suas construções em estilo enxaimel o que caracteriza o estilo alemão de construção de casas com faixadas em madeira.

Sandboard Areia FlorianópolisO município compreende parte continental e a ilha, totalizando 436,5 km2, uma população de aproximadamente 342 mil habitantes, 100 praias, onde encontramos a prática de remo, surf, sandboard, windsurf, vela, jet ski, mergulho. Colonizada por açorianos, marcante arquitetura de suas casas do período colonial.

A cidade de Araranguá está localizada no extremo sul de Santa Catarina, a apenas 13m acima do nível do mar. Araranguá integra a microregião do extremo Sul Catarinense, onde é uma cidade pólo e sedia a Associação dos Municípios desta microrregião. Seu relevo é plano, com alguns morros, margeando rios e mar. O clima predominante na região é o mesotérmico úmido, tendo verões quentes e uma temperatura média de 20°C. O Município é banhado pela bacia do Rio Araranguá e quatro afluentes.

A cidade de Chapecó, fica localizada no estado de Santa Catarina. Sua fundação ocorreu em 1917 e o seu nome tem origem do tupi Xapeco, que tem o significado “ lugar de onde se avista o caminha da roça”. O crescimento rápido das agroindústrias fez com que o mercado crescesse e, hoje em dia, a cidade é considerada como pólo econômico nacional muito importante. Com boa infra-estrutura urbana, muitos visitantes são atraídos principalmente pela proximidade das estâncias minerais.

A ocupação de Içara ocorreu no fim do século XVIII pela exploração da mandioca, cana-de-açúcar e fabricação da cachaça. No início de 1900, a localidade já era conhecida, e a agricultura movimentava os carreteiros.

Com a construção e progresso da ferrovia, somada à chegada dos imigrantes para trabalhar nas minas de carvão, Içara começa a se desenvolver. Em 1944 passa a distrito de Criciúma, e em 1961, se torna município. Emancipada de Criciúma, a cidade cresceu e hoje encontra espaço entre os principais municípios de Santa Catarina.

Anchieta localiza-se em Santa Catarina, a 745 quilômetros da capital. Possui uma população de mais de 6 mil habitantes e sua área é de 228,580 km². Seu clima é Mesotérmico úmido, com verão quente e temperatura média de 17,8°C. Tem como cidades limites: Palma Sola, Romelândia, São Miguel do Oeste, São José do Cedro e Guaraciaba.

O acesso pode ser realizado a partir da BR-282, seguir pela BR-163 e depois pela SC-473. Outro caminho é pela SC-471, a partir da BR-282.

A cidade de Itajaí, fundada em 1876, fica à margem direita do rio Itajaí, perto da sua foz. Lá se localiza o Porto de Itajaí, o maior e um dos mais importantes para a economia de Santa Catarina, pelo grande volume de exportações que são feitas por ali.

A cidade, localizada no litoral norte do estado, fica entre a capital Florianópolis e Joinville, a cidade catarinense mais populosa. Itajaí tem clima agradável e surpreende pela infra-estrutura. A população, de quase 165 mil habitantes, escolheu a buganvília como planta-símbolo da cidade. As belíssimas praias e a hospitalidade do povo fazem do turismo um setor importante para a economia itajaiense.

A cidade de Rio Negrinho está localizada no Planalto Norte Catarinense e conserva até hoje as características dos primeiros colonizadores. Sua economia se baseia na indústria moveleira que exporta para todo o mundo. A cerâmica também tem muita força na economia local, representada pelos famosos canecos junto com as panelas do mesmo material que apresentam o que há de mais moderno em termos de tecnologia desse setor, além das indústrias de papel e máquinas.

A cidade de Xanxerê é um dos municípios mais desenvolvidos do Oeste de Santa Catarina e também é considerado como o segundo maior produtor de corte de gado do estado. A cidade foi emancipada em 30 de dezembro de 1953. O significado do seu nome na língua indígena significa "Campina de Cascavel". Como tem sua base econômica voltada para o setor primário, a cidade se tornou conhecida como a “Capital do Milho”.

Localizada no estado de Santa Catarina, Brusque teve uma colonização européia por parte de alemães, italianos e poloneses. A cidade possui uma área total de 283,45 km² e uma população de aproximadamente 90 mil habitantes.

Por ter tido uma colonização européia, Brusque apresenta uma arquitetura e uma culinária com grande influência desses colonizadores. A cidade atrai turistas por causa de seu grande potencial em compras de vestuário e tecidos, com grande variedade e qualidade a preços diretos de fábrica.

Caçador nasceu após a construção da ferrovia que ligava São Paulo ao Rio Grande do Sul, que impulsionou a colonização da região por imigrantes de origem italiana, alemã, polonesa e árabe. A cidade fica bem no centro da região onde ocorreu a Guerra do Contestado, entre 1912 e 1916. A guerra eclodiu devido às constantes disputas de terras na região, entre os estado de Santa Catarina e Curitiba. Resultou na morte de aproximadamente 20 mil pessoas, entre elas caboclos, soldados e civis. O principal acervo da Guerra do Contestado está em Caçador, no Museu do Contestado, que foi construído nos padrões da antiga estação ferroviária Rio Caçador.

São Bento do Sul tem sua origem no século XIX, uma Companhia Colonizadora com sede em Hamburgo, mesmo não possuindo mais terras, continuava a embarcar colonos para a região. Como o número de colonos aumentava e não havia terra para todos, em 1873, um pequeno grupo de homens subiu a pé a Serra Geral em direção ao planalto, levando mantimentos e ferramentas em lombo de burros. Após dois dias de caminhada, chegaram às margens do Riacho São Bento. Ali construíram o o primeiro rancho e de lá partiram para abrir os primeiros caminhos na mata, sempre ao longo do riacho São Bento. E formando ali um povoado, que mais tarde se tornaria a cidade de São Bento do Sul.

A cidade de Indaial está localizada no coração do Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina (região sul do Brasil). Sua colonização foi iniciada por volta de 1860, com a chegada das primeiras famílias de imigrantes alemães à cidade e, posteriormente, se deu a chegada de imigrantes italianos e poloneses. Em março de 1934, foi instalado oficialmente o Município de Indaial, a partir do desmembramento de Blumenau.

A história de Biguaçu inicia em 1747, com a chegada dos açorianos à região e fundam o povoado de São Miguel, que foi a antiga sede do município, mas oficialmente a fundação do município só ocorreu no ano de 1833. Essa colonização açoriana deixou um legado para atual cidade, que pode ser visto na arquitetura das antigas construções, na cultura e nas tradições desse povo. Como o Casarão Born, construção do final do s'eculo XIX que pertenceu ao primeiro prefeito da cidade, João Born, que foi o mentor da transferência da sede do município de São Miguel para o local atual. Próximo ao casarão ainda existem algumas casas em estilo açoriano em ótimo estado de conservação.

A cidade de São Joaquim está localizada no estado de Santa Catarina, mais precisamente nas serras catarinenses, a uma altitude de 1.360 metros acima do nível do mar. É considerada a mais fria do Brasil, com uma temperatura média anual de 13°C, e no inverno a temperatura pode chegar a 10 °C negativos, ocorrendo geadas e podendo até ter neve. São Joaquim tem uma área total de 1.888,1 km2 e uma população de mais de 23 mil habitantes.

Presidente Getúlio é um município brasileiro do Estado de Santa Catarina, localizado no Vale do Itajaí, a 220 km de Florianópolis. Ele encontra-se a 255 metros acima do nível do mar. As suas principais atividades econômicas estão relacionadas à agricultura, pecuária leiteira, indústria frigorífica, têxtil, madeireira, moveleira e cerâmica. O município também ficou conhecido como Vale das Cachoeiras, pelas inúmeras quedas d’água e se destaca também pela qualidade de vida. As cachoeiras do Sítio Tabarelli, por exemplo, são uma área rural com mata preservada, de belíssimo visual.

Canoinhas é um município brasileiro do estado de Santa Catarina, situado a uma altitude de 839 metros. O município de Canoinhas é conhecido também como Capital Mundial da Erva Mate, situa-se no planalto norte do Estado. A sua economia está principalmente relacionada à agricultura e madeira. Uma das cidades mais frias do país, no inverno, Canoinhas amanhece envolta em névoa e com seus campos cobertos de geada.

Palhoça é uma cidade de Santa Catarina, criada em 1793, no caminho da estrada que ligava a cidade de Lages à de Desterro, para proteger a capital contra possíveis invasões. Porém, sua elevação à categoria de cidade só se efetivou 101 anos depois, em abril de 1894.

O crescimento da cidade se deu de forma desordenada e desorganizada, e, por isso, ainda não possui alguns serviços considerados básicos. Segundo estatísticas, Palhoça é a cidade que mais cresce na Grande Florianópolis.

Barra Velha foi o caminho das expedições de exploração européia. A cidade só foi colonizada em 1812 com a pesca da baleia e à vinda dos açorianos. O município já pertenceu a São Francisco do Sul, sendo elevada a distrito em 1861, mas a sua emancipação política só ocorreu cem anos depois.

O município de Celso Ramos teve início na sua colonização a mais de 200 anos pelos portugueses, que foram ao local em busca da pesca de baleias. Até hoje encontramos golfinhos e algumas baleias. Nos dias atuais, a cidade se especializou na extração de molusco e é considerada uma das maiores produtoras de marisco de cultivo de Santa Catarina, além de ser um importante centro pesqueiro.

O início do povoamento de Itapema ocorreu em 1748, com a chegada de 461 imigrantes açorianos, dos quais a cidade herdou alguns costumes. A localização da cidade é privilegiada, sendo vizinha de Balneário de Camboriú, a praia mais movimentada de Santa Catarina. Itapema a cada ano recebe mais visitantes e se torna um dos principais pontos turísticos da região Sul.

Gaspar foi o berço da colonização do Vale do Itajaí, por onde as primeiras famílias de alemães, açorianos e italianos chegaram entre os séculos 18 e 19. Esses europeus influenciaram na cultura, na gastronomia e na arquitetura da cidade.

A Igreja Matriz São Pedro Apóstolo é o cartão-postal da cidade. Em estilo gótico, a igreja encanta a todos que a visitam, por causa de seus ricos detalhes, como os belos vitrais e a imagem de São Pedro que mede 3 metros de altura. Para chegar na igreja é preciso subir uma escadaria com 114 degraus, que compensam o visitante no final, proporcionando uma bela vista da cidade e do Rio Itajaí Açu.

Município do Estado de Santa Cataria, São Francisco do Sul é a terceira cidade mais antiga do Brasil e faz divisa com Garuva, Joinville, Itapoá, Araquari e Barra do Sul. A cidade que foi descoberta por Franceses em 1504, e colonizada por Portugueses, é hoje em dia carinhosamente apelidada de "São Chico". Esta localidade histórica se encontra na Ilha de São Francisco. Ao norte do Estado, a Ilha de São Francisco oferece 12 praias, e é em seu interior que encontramos um arquipélago formado por 24 pequenas ilhas.

A cidade de Tubarão, localizada às margens do rio de mesmo nome, possui população de 90 mil habitantes em (maioria descendentes de açorianos, italianos e alemães) e arquitetura típica de seus colonizadores, principalmente açorianos. A cidade é um importante pólo comercial da região, as principais atividades econômicas são o comércio, agricultura e pecuária, com destaque para empresas do setor de cerâmica.

Rio do Sul é um município do estado de Santa Catarina, situado no Alto Vale do Itajaí, a cerca de 190 Km da capital, Florianópolis. Possui acesso pelas rodovias BR-470 e SC-432, para quem vem do Oeste ou Norte; e pelas BR-282 e SC-302, para quem vem do Sul.

A colonização de Rio do Sul teve início no ano de 1982, quando Francisco Frabkenberger chegava à região pela 1ª vez. Em 1912, passa a V Distrito de Blumenau, e a partir daí começou a crescer econômica e financeiramente - é nessa mesma época que inicia-se o caminho para a sua emancipação que se concretiza em 1930, com instalação do município no ano seguinte.

A cidade de Lages é conhecida como a capital do Turismo Rural, a sua beleza natural tem um estilo muito peculiar, com paisagens rústicas e o cenário para quem deseja paz e tranqüilidade. Fundada em 1766 e, em 1820, a vila foi desanexada de São Paulo para fazer parte de Santa Catarina.

O município de Itá fica localizado às margens do rio Uruguai e é uma das poucas cidades do Brasil que foram planejadas. Os primeiros moradores da região eram imigrantes italianos, que por sua vez, fundaram um pequeno vilarejo e se dedicaram ao extrativismo da madeira. Porém, só foi considerada município em 1956, em decorrência da barragem do rio Uruguai que fez com que Itá ganhasse uma nova sede e tivesse a sua infra-estrutura totalmente elevada e superior a antiga.

O município de Fraiburgo foi criado em 20 de dezembro de 1961, a partir do desmembramento de Curitibanos e foi instituído oficialmente em 31 de dezembro de 1961. A população atual do município é de 36.891 habitantes e tem como principal base da economia, o setor primário.

Maior produtor nacional e segundo maior produtor mundial de pisos e azulejos, Criciúma é rica em cultura e recursos naturais. No seu subsolo abriga uma das maiores reservas minerais do País. A fundação da cidade ocorreu no século XIX, por italianos, que instalaram a primeira mina de carvão do sul do país. Então, a cidade recebeu também poloneses, alemães, negros, portugueses e árabes em diversas fases do seu desenvolvimento.

Mafra é um município do planalto norte de Santa Catarina com cerca de 60 mil habitantes, ficando a 310 Km de Florianópolis, e 105 Km de Curitiba. Colonizada por diversos povos, Mafra mantém vivas as tradições dos seus colonizadores, transformando-se em pólo de riqueza e diversidade cultural no Planalto Norte.

Conhecida principalmente por suas Águas Termais, com temperatura de até 40°C, Santo Amaro da Imperatriz, cidade de Santa Catarina, tornou-se ponto para a prática de diversos esportes de aventura. As águas termais atraem turistas devido às suas propriedades terapêuticas de fama internacional, com propriedades para tratamentos de saúde, descanso e rejuvenescimento.

Piratuba em tupi-guarani significa ‘Abundância de Peixes’. É um dos principais pólos turísticos do oeste-catarinense e possui pouco mais de 5 mil habitantes.

A cidade de Aberlado Luz serviu de passagem para militares e tropeiros. Os seus primeiros colonizadores buscavam passagem para o transporte de gado e vieram das Minas Gerais. Porém foi nas últimas cinco décadas, com a chegada dos paulistas, paranaenses e gaúchos que o povoamento cresceu.

Concórdia é um município com cerca de 68 mil habitantes, fundado por colonizadores do Rio Grande do Sul, descendentes de italianos e alemães. É a maior cidade da microrregião do Alto Uruguai Catarinense, estando a 480 Km de Florianópolis. O clima da cidade é ameno, com até 35°C, no verão, podendo chegar até alguns graus negativos durante o inverno.

Sua economia se baseia na forte indústria e comércio, que atendem a toda região, e também na agropecuária, com a criação de suínos, aves, plantações de milho e soja. Conórdia é sede da Sadia, uma das maiores empresas frigoríficas do Brasil.

O nome Jaraguá é de origem tupi-guarani e significa "Senhor do Vale". É como os índios chamavam o Morro da Boa Vista, um dos mais imponentes na cidade. As terras onde hoje está localizada a cidade de Jaraguá do Sul foram dadas ao conde d´Eu, como dote pelo seu casamento com a princesa Isabel. O conde então solicitou ao seu amigo Emílio Carlos Jourdan, engenheiro e coronel honorário do Exército Brasileiro, que demarcasse o local. Encantado com a beleza da terra, Emílio Carlos Jourdan requereu a posse de uma parte dela, onde fez uma plantação de cana e construiu um engenho. Como o rio e o morro Jaraguá já eram conhecidos, Jourdan nomeou suas terras de “Estabelecimento Jaraguá”. Embora não se saiba a data certa em que isso aconteceu, foi decidido o dia 25 de julho de 1876 como data da fundação da cidade.

Localizada no litoral catarinense, São José faz divisa com a parte continental de Florianópolis. Os principais atrativos turísticos são as praias e os antigos casarões.

O Balneário de Guararema está situado no litoral de São José, apresenta uma maravilhosa vista para o mar e da ilha de Santa Catarina. Outra atração bem visitada é a Pedra Branca, com seu pico de 450 metros de altura, permite um visual muito bonito.

Laguna foi fundada em 1676, por colonos da capitania de São Vicente, mas, apenas em 1847, obteve a categoria de cidade. Muitos municípios surgiram a partir da sua fundação e hoje fazem parte da “Associação do Município da Região de Laguna”.

É uma cidade de grande valor histórico, estando localizada no litoral sul do estado de Santa Catarina, a 110 Km de Florianópolis. O município é conhecido por ser a terra natal de Anita Garibaldi, uma importante figura histórica da Revolução Farroupilha, além de ter o melhor carnaval do sul do País que é dividido em escolas de samba e blocos carnavalescos.

Para quem deseja encontrar belas paisagens como praias, lagoas, pequenas ilhas, piscinas naturais, entre outros elementos naturais, Imbituba é o lugar certo. A economia da cidade é de grande relevância para Santa Catarina, seu estado. O Porto de Imbituba é um dos mais importantes do sul do país. O município tem o privilégio de manter todas as suas praias em totais condições de banho.

As praias de Barra Velha, Piçarras, Itajuba, do Grand e São Francisco, são as mais próximas para serem visitadas.

Massaranduba conta ainda com várias cachoeiras, muito visitadas pelo moradores do Vale do Itajaí e uma danceteria muito frequentada pelos moradores de Jaragua do Sul, Guaramirim e Pomerode. 

Cidade próxima da Argentina, na região do extremo oeste catarinense, com características rurais, e predominância de Poloneses e Italianos. Descanso é uma cidade tranquila com grande pontêncial turístico. Seu nome é sugestivo para descanso e lazer. Conta com hotéis, pousadas e spas, além do povo hospitaleiro e politizado.

Cidade turística localizada no norte catarinense entre o planalto e serra. Possui diversos atrativos turisticos, entre eles uma das maiores cachoeiras do estado com 125 metros de queda livre. Tem o título de capital catarinense da banana, pois possui toda sua economia baseada na produção agricola e industrial.

A colonização do município se deve aos açorianos. Todo o casario ainda em bom estado de conservação é particular. A casa do Armazém Popular, data de 1920. A religiosidade do povo é intensa. A festa do padroeiro São João Batista ocorre no dia 24 de junho. No quinto domingo da quaresma se dá a Festa de Nosso Senhor dos Passos. A imagem, em tamanho natural e entalhada em madeira, é uma das atrações da igreja local. Cerca de 50 mil pessoas participam dos festejos religiosos anualmente. Aproveitar o potencial turístico da lagoa é uma das prioridades da administração municipal.