Maior produtor nacional e segundo maior produtor mundial de pisos e azulejos, Criciúma é rica em cultura e recursos naturais. No seu subsolo abriga uma das maiores reservas minerais do País. A fundação da cidade ocorreu no século XIX, por italianos, que instalaram a primeira mina de carvão do sul do país. Então, a cidade recebeu também poloneses, alemães, negros, portugueses e árabes em diversas fases do seu desenvolvimento.

Apesar de não ter grandes belezas naturais, Criciúma possui um acervo de atrações turísticas que exploram os valores histórico-culturais da cidade. Como as Igrejas de São José, de Nossa Senhora da Salete e de São Paulo Apóstolo; o Museu de Colonização Augusto Casagrande e a Catedral São José. Criciúma também é a única cidade do país a ter uma mina aberta à visitação pública, a Mina Modelo Caetano Sônego é uma antiga mina de carvão situada a poucos minutos do centro da cidade. 

Outra boa opção na cidade é o Centro de Educação Ambiental, localizado no Morro do Céu, onde se pode aprender sobre educação ambiental e aventurar-se por longas trilhas, em meio a um trecho de Mata Atlântica preservada.