Praia Avenida Ilhéus CatedralA cidade de Ilhéus foi fundada em 1534 e emancipada em 1881, quando passou de distrito a cidade. No fim do séc. XIX, a principal atividade econômica de Ilhéus era a extração e exportação do cacau para a Europa. Porém desde o aparecimento da praga da vassoura-de-bruxa, quando praticamente levou ao caus este tipo de atividade, Ilhéus passou a preocupar-se mais com o desenvolvimento da indústria canavieira, e em consequência disto, surgiu então outra atividade que lhe geraria mais divisas: o turismo.

Elevador Lacerda SalvadorSalvador reune um plantel de qualidades que forçosamente satisfaz ao mais exigente visitante. A começar por sua beleza que é decantada em verso e prosa, beleza essa temperada por um sol que não deixa nada escondido e sem cores. Esse sol misturado com a brisa marinha cativa qualquer um e se torna a explicação da hospitalidade do povo baiano. É um povo que não quer só para si, esmera em seus serviços que a par de agradar a todos, as benesses naturais que acompanham as suas atividades reverte em seu próprio benefício.

Complexo Hidrelétrico Paulo AfonsoMunicípio do estado da Bahia, Paulo Afonso é conhecido pela sua usina hidrelétrica, mas também possui cachoeiras, lagos, jardins, canyons e está às margens do Rio São Francisco. A cidade está numa posição estratégica, na divisa com os estados de Alagoas, Sergipe e Pernambuco.

Porto Seguro com área de 2.417 km², foi onde ocorreu a descoberta do Brasil, aos 22 de abril de 1500, que inicialmente foi chamada de Terra de Vera Cruz. Ao avistar terra, a frota de Pedro Álvares Cabral, viu primeiro um alto e redondo monte que lhe deram o nome de Monte Pascoal. A primeira missa foi celebrada na Coroa Vermelha por Frei Henrique de Coimbra, no hoje município de Cabrália e onde está o monumento do descobrimento do Brasil.

Seu nome vem do tupi, forma sincopada de CAA (mata) ITA (pedra) ETÉ (grande), devido ao local onde o núcleo primitivo, ainda hoje conhecido por "Caetité Velho", ter se instalado, estar junto à famosa Pedra Redonda, assim, significa, grosso modo, "mata da pedra grande". No século XvII, os primeiros núcleos foram postos de catequese. Ganhou importância com a vinda de diversas famílias que fugiam às perseguições da Coroa Portuguesa. Fazenda de criação que era, devido a fatores climáticos e fartura de água, conviviam com engenhos e muitos escravos. Pertencendo à Comarca de Rio das Contas, foi feita cotização para comprar à Coroa o título de Vila com o nome de Vila Nova do Príncipe e Santana de Caetité. Somente em 1867, a vila foi elevada à condição de cidade.

Capim Grosso localiza-se na Bahia, a 240 quilômetros da capital do estado, na Mesorregião do Centro-Norte Baiano e Microrregião de Jacobina. Situa-se no cruzamento das BRs 407 e 324, que ligam Salvador à região central da Bahia com as regiões oeste da Bahia e norte do país. Possui uma população de mais de 27 mil habitantes, uma área de 350,032 km² e uma altitude de 300 metros. O clima da região é semi-árido. Tem como cidades limites São José do Jacuípe, Quixabeira, Jacobina, Caén, Santaluz e Queimadas. O município foi fundado em 1985 e os capimgrossenses comemoram seu aniversário em 9 de maio.

Caldas do Jorro fica em Tucano (BA), a 6 km de sua sede, há aproximadamente 220m acima do nível do mar. É uma estação para turismo balnear, e suas águas são conhecidas pelo valor medicinal que gera significativo fluxo turístico.

Amargosa situa-se no Centro Sul da Bahia, no Vale do Jiquiriçá, que possui uma das mais bonitas paisagens do estado, incluindo rios, cachoeiras, matas e trilhas. Tem como cidades limites Milagres, Brejões, Ubaira, Laje, Elísio Medrado e São Miguel das Matas. Possui uma população de mais de 40 mil habitantes, área de 435,932 km² e está numa altitude de 400 metros. Seu clima é ameno, com temperatura média de 25º C.

Catu é um município localizado no estado da Bahia, na BR-110 entre Salvador e Alagoinhas, a aproximadamente 78 km da primeira e a 32 km da segunda. Possui 3 distritos: Catu (sede), Bela Flor (ex-São Miguel) e Sítio Novo. Tem uma população estimada em mais de 48 mil habitantes e uma área de 439,573 km². Seu clima é muito semelhante ao da capital baiana, quente e úmido.

O atual município de Itamaraju nasceu de um povoado chamado Dois Irmãos, em homenagem aos padroeiros da cidade, São Cosme e São Damião. Está cidade está localizada no estado da Bahia e atualmente conta com uma população estimada em cerca de 70 mil habitantes. O clima predominante na região é o Tropical Quente e Úmido, com tendências a se tornar quente e seco, devido ao desmatamento descontrolado. Seu relevo é plano com suaves ondulações; e a vegetação predominante é a Mata Atlântica, a maioria com madeiras de alto valor comercial, hoje bastante devastada devido as queimadas e desmatamento desordenados.

Barreiras adquiriu foros de cidade em 1902, registrando sua história várias passagens desde que teve seu início com a sesmaria de Antônio Guedes de Brito. Em 1850, o barqueiro Plácido Barbosa e seu patrão Francisco José das Chagas, se ocupavam em receber e descarregar as barcas chegadas com mercadorias e fazê-las seguir em tropas de animais para as localidades vizinhas. Como as matas locais possuiam em abundância a mangabeira, de cuja seiva se fazia a borracha, foi fator definitivo de crescimento e de uma nova atividade econômica, pela qual o acanhado povoado pôde progredir mais rapidamente. Em 15 de março de 1943 começou a operar uma agência do Banco do Brasil, o primeiro banco da cidade.

Carinhanha está situada no sudoeste da Bahia, a 775 quilômetros da capital do estado. Localizando-se às margens do Rio São Francisco, próximo da divisa com Minas Gerais, na Mesorregião do Vale São-Franciscano da Bahia e Microrregião de Bom Jesus da Lapa. Possui uma população estimada em mais de 28 mil habitantes e uma área de 2.751,856 km². Tendo assim uma densidade de 10,4 hab./km². Seu clima é tropical.

Valença é uma cidade colonial que começou a ser povoada na segunda metade do século XVIII. Situada numa região repleta de ilhas, manguezais e praias, também está às margens do Rio Una, de onde saem escunas repletas de turistas para passeios pela região.

Terra Nova está situada na Micro região homogênea do Recôncavo, a 75 Km da capital. As rodovias de acesso ao município são BR 324, BR 101 e BA 515. Tem como limites os municípios de Teodoro Sampaio (Norte); Catú (Sul); Amélia Rodrigues (Leste); Conceição de Jacuípe (Oeste).

A história de Santo Amaro, antiga Santo Amaro da Purificação, começou com a fundação em 1557, conseguindo, 150 anos depois, a elevação à categoria de vila, tornando-se cidade no ano de 1837. Santo Amaro é um município do estado da Bahia, localizando-se na mesorregião Metropolitana de Salvador e na microrregião de Santo Antônio de Jesus. Está a 100 km da capital, Salvador, e sua população atual é de cerca de 70 mil habitantes.

Anagé é um município situado no estado da Bahia, à margem direita do histórico rio Gavião, afluente do rio das Contas, a 560 quilômetros da capital. Possui uma população de mais de 24 mil habitantes. Tem como cidades limiteS ao Norte Caetanos, ao Sul Vitória da Conquista, a Leste Bom Jesus da Serra e Planalto, e a Oeste Caraíbas e Belo Campo.

Em 1849, surgiu o Arraial de Tabocas, cortado pelo rio Cachoeira. O nome Tabocas, deve-se a um imenso jequitibá. O seu povoamento aconteceu apenas em 1867, constituído principalmente por migrantes sergipanos, entre eles José Firmino Alves, a quem se atribui a fundação da cidade de Itabuna. O seu nome tem origem Tupi, ita (pedra) e una (preta). 

Conta a história que Coité originou-se a partir do pouso de tropeiros que se deslocavam rumo a Jacobina, e lá descansavam, por ser um local onde havia fonte que sempre jorrava água. Mas, para que fosse elevado à categoria de freguesia era necessário a doação de terras ao Santo Padroeiro. Então o Senhor João Benevides, antigo morador da povoação e proprietário de muitas terras, doou uma área onde está edificada a igreja de Nossa Senhora da Conceição, e grande parte da cidade.

Camacan é uma cidade situada no estado da Bahia, na Mesorregião do Sul Baiano e Microrregião de Ilhéus-Itabuna. Possui uma população de mais de 27 mil habitantes e uma área de 632,926 km². Tendo assim uma densidade demográfica de 42,2 hab./km². A fundação da cidade se deu em 31 de agosto de 1961 e os nascidos na mesma são chamados de camacaense.

Cidade do litoral baiano, praias ensolaradas e muita fartura de frutos do mar é o que nos revela uma visita a Alcobaça. Também passeios por suas lagoas como Alcoprado, Muçumunga e Encantado deliciam o visitante. Distante 822 km. de Salvador de onde há ligação aérea e rodoviária. Juntamente com outras cidades vizinhas, no sul da Bahia, encontramos a Costa das Baleias, onde no período de julho a dezembro ocorrem espetáculos maravilhosos com as baleias Jubarte preparando-se para o acasalamento.

Senhor do Bonfim, a Capital Baiana do Forró, fica ao norte do estado da Bahia, a 376Km da capital Salvador. O acesso é feito atraves das BR 324 e 407, sendo a última a que faz a ligação para Bonfim e outras cidades, como Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Localizado no Polígono das Secas, o município apresenta clima temperado e altitude de 550 m, com temperatura média de 23°C, podendo chegar a 12 durante o inverno. Mesmo no Sertão, tem contato com o cerrado em algumas áreas.

Localizada no sul do estado da Bahia, Trancoso é um distrito da cidade de Porto Seguro. Uma cidade tranqüila, que não possui carros, e que recebe todos os anos um grande número de turistas atrás de suas belezas naturais. Fundada por jesuítas no século XVI, é ideal para quem quer fugir da agitação e do estresse do dia a dia. Com uma natureza exuberante e o misto perfeito entre rústico e sofisticado, o lugar atrai pessoas de todas as partes do mundo. A paisagem é tão maravilhosa que artistas, artesãos, arquitetos e designers vão buscar inspiração no local e trocar idéias e experiências com pessoas da região. Possui praias com belos visuais, destaque para as praias de Curuípe, Espelho, Itapororoca, Ponta de Corumbáu e Taipe. E rios que desaguam nas praias, destaque para os rios da Barra, dos Frades e Verde.

Existem duas versões que explicam a origem do nome da cidade. A primeira o atribui à existência de um cruzeiro na antiga Estrada de Tropas, onde o povo se reunia para novenas e rezar pelas almas. A segunda versão, de caráter sentimental, conta que alguns fundadores da vila, portugueses, teriam batizado a nova povoação com o nome de sua terra de origem a Cruz das Almas de Portugal.

Até a década de 50, o município chamava-se Chapury, quando o seu fundador, Dr. Manoel Almeida, mudou o nome do então distrito para Arataca.

Cairu foi fundada em 1608 com o nome de Vila de Nossa Senhora do Rosário de Cairu. É o único município-arquipélago brasileiro, contendo 26 ilhas. A cidade é cercada de manguesais e reserva pontos para o mergulho em especial nas Pedras da Benedita, Tatiba e Tatimirim. A atração mais procurada na cidade é o Morro de São Paulo que é bastante conhecido por possuir belas praias com águas cristalinas. A ilha de Tinharé é um belo cenário com muita beleza e um lindo mar.

A origem de Dias D'Ávila remonta à fundação da Feira de Santo Antônio do Capume no século XVII, a primeira feira agropecuária da Bahia, se tornando um dos maiores centros de comercialização de gado. Em 1928 a antiga feira passou a se chamar Dias D'ávila, que em maio de 1979, foi elevada a município, conseguindo sua emancipação cerca de 6 anos mais tarde.

O povoamento em Alagoinhas só teve o seu início no final do século XVIII, após a fundação de uma capela feita por um padre português em seu território. A emamcipação política da cidade só ocorreu em 1853. O nome Alagoinhas teve sua origem devido aos rios (Sauípe, Catu, Subaúma, Quiricó), lagoas e córregos que existem na região.

Jaguaquara é um município da Bahia, com cerca de 55 mil habitantes. Nascida no ano de 1896, oriunda da fazenda Toca da Onça, começou a ser povoada com a construção das primeiras casas em 1912. Cerca de três anos mais tarde, ganha seu nome atual. Em 1921, foi elevada à categoria de vila, e em 1923 à cidade.

Itajuípe situa-se na Bahia, na Mesorregião do Sul Baiano e Microrregião de Ilhéus-Itabuna. Possui uma população de mais de 21 mil habitantes e uma área de 295,912 km². Tendo assim uma densidade demográfica de 70,1 hab./km². A origem de Itajuípe teve início em 1892 com a chegada dos primeiros desbravadores que tinham o interesse na exploração da terra. A economia da cidade se baseia no setor agrícola, tendo como principal cultura a do cacau. Nesta época, este pequeno município ainda pertencia a Ilhéus e era conhecido como Pirangi. A fundação do município data de 12 de dezembro de 1952. O acesso à região é feito através da rodovia BR 101. A hidrografia da região conta apenas com o rio Almada. Além disso é importante citar a presença da fábrica da Cambucy.

O município de Itapetinga é um importante centro econômico e social do sudoeste do estado da Bahia. Sua economia se baseia na pecuária, mas é marcante a tendência que tem de se diversificar, principalmente por contar com um razoável parque industrial.

Barra do Choça está localizado no estado da Bahia, a 27 km de Vitória da Conquista e à 527 km de Salvador. Tem como cidades limites Vitória da Conquista, Planalto, Caatiba e Itambé. Com uma população de mais de 52 mil habitantes e área de 781,3 km². Em 1962 foi criado o município, se desmembrando de Vitória da Conquista.

Guanambi tem uma área relativamente pequena, localizada numa das ramificações da Serra Geral, a uma altitude de 525 m. Seu relevo é pouco acidentado, uma espécie de planície, cercada por desníveis, entre eles a Serra do Espinhaço. Esta cidade localiza-se no estado da Bahia, contando com uma população de aproximadamente 75 mil habitantes. Encontra-se a 796 km de Salvador, estando ligada à capital pelas BR-030, BA-262 e BR-324, além de possuir ligações com outras cidades, representando uma forte influência nas áreas comerciais. Suas terras são cortadas pelos rios Carnaíba de Dentro e Carnaíba de Fora. Seu clima predominante é o tropical quente e seco, com temperaturas entre 22°C e 34°C.

Presidente Dutra está situada no estado da Bahia, a 472 quilômetros da sua capital, na Mesorregião do Centro-Norte Baiano e Microrregião de Irecê. Tem como cidades limites: Uibaí, Irecê, Central e Lapão. Possui uma população de mais de 14 mil habitantes, uma área de 284,717 km² e uma altitude de 672 metros.

Localizado no estado da Bahia, possui uma população de mais de 28 mil habitantes. É uma pequenina cidade, numa região rica em recursos naturais, que fica a 800 Km de Salvador. Faz parte da Zona Turística da Costa das Baleias, que foi da Capitania de Porto Seguro.

Santa Maria da Vitória se localiza no estado da Bahia, na Mesorregião do Extremo Oeste Baiano e na Microrregião de Santa Maria da Vitória. Possui uma população de mais de 41 mil habitantes, área de 1.890,695 km² e altitude de 436 metros. Sua fundação se deu em 1888.

Lauro de Freitas fica no estado da Bahia, que compõe a chamada Região Metropolitana de Salvador e faz parte do chamado "Litoral Norte". Sua população é de cerca de 42 mil habitantes. O município também apresenta uma boa infra-estrutura, e além dos eventos que o corre na cidade, os moradores e visitantes também podem aproveitar as praias, como a Praia de Buraquinho, Praia de Ipitanga e a Praia de Vilas do Atlântico.

O município de Santo Estevão está situado no estado da Bahia, a 157 km da capital Salvador, em uma altitutde de 240 m acima do nível do mar. Encontra-se na BR-116 Sul, na Microrregião de Feira de Santana. Sua população é estimada em cerca de 50 mil habitantes. Apesar de estar na Bahia, possui topografia plana, semelhante aos estados de Goiás e Tocantins. Seu clima também é muito seco, chegando a prejudicar a produção em algumas épocas do ano.

Feira de Santana está localizada em uma posição muito privilegiada e a distância da capital, é relativamente pequena. A cidade tem acesso às principais rodovias do Nordeste brasileiro e funciona como um ponto de passagem para o tráfego que vem do Sul e do Centro Oeste e que se dirige pra Salvador e outras cidades nordestinas.

Araci, conhecida como a cidade do Raso, está situada no estado da Bahia, a aproximadamente 210 quilômetros de Salvador. Sua população estimada é de mais de 49 mil habitantes e seu clima é arido em sua área de 1.524,068 km².

O município de Casa Nova está situado às margens do Rio São Francisco, mais precisamente, fica no Baixo Médio São Francisco (de Pirapora até a foz, entre Sergipe e Alagoas). Esta cidade brasileira está localizada no estado da Bahia, e conta com uma população estimada em cerca de 65 mil habitantes.

Localiza-se na Zona Fisiográfica do Nordeste Baiano. Situado totalmente no polígono da seca, a 398 km da capital (BR 324) e 430 metros de altitude. As rodovias de acesso ao município são: BA 220, acesso à Cícero Dantas; BR 110, acesso à Ribeira do Pombal; BR 410, acesso à Tucano; BR 116, acesso à Feira de Santana. Tem como limites os municípios de Coronel João Sá/BA (Norte); Poço Verde/SE e Simões Dias/SE (Sul); Pinhão e Simão Dias/SE (Leste) e Adustina/BA (Oeste).

A população de Mata de São João sabe que pertence a uma cidade privilegiada, cujos distritos estão entre os mais encantadores destinos da Bahia e do Brasil. Sabe também como tratar o turista, como se pode ver pelo intenso crescimento de sua infra-estrutura hoteleira.

Localizada no estado da Bahia, ao norte da Chapada Diamantina, na região denominada de Piemonte dessa Chapada, engloba um total de nove municípios, estando entre eles Jacobina, e possui um belíssimo patrimônio natural ainda pouco explorado. A população estimada do município é de aproximadamente 80 mil habitantes.

Jaguarari está localizada ao norte do estado da Bahia, tendo sido fundada no ano de 1926. É uma cidade serrana, que fica situada entre os municípios de Senhor do Bomfim e Juazeiro. Atualmente, Jaguarari conta com população estimada em mais de 30 mil habitantes.

Coaraci situa-se na Bahia, na Mesorregião do sul baiano e Microrregião de Ilhéus-Itabuna. Possui uma população de mais de 26 mil habitantes, área de 296,820 km² e altitude de 200 metros. O clima da região é ameno, com temperatura média de 24ºC, com as seguintes características: quente e seco no verão e frio e úmido no inverno.

Monte Santo é um município que se localiza no estado da Bahia, na Mesorregião do Nordeste Baiano e na Microrregião de Euclides da Cunha. Tem como cidades limites: Cansanção, Euclides da Cunha, Quinjingue, Uauá, Jaguarari e Andorinha. Sua distância até a capital é de 352 quilômetros. Possui uma população de mais de 56 mil habitantes e clima tropical, em sua área 3.285,166 km².

Conde está localizada no litoral norte da Bahia, a 178 km de Salvador. A cidade é um paraíso tropical com praias, dunas, cachoeiras, rios, lagoas e rica fauna e flora. O Sítio do Conde, é um dos lugares mais procurados da cidade, com um mar azul e cercado por coqueirais, que proporcionam um belo visual.

Ipiaú é uma cidade da Bahia. A sede está distante 353,1 km (via BR-101) e 409 km (via BR-116) de Salvador, 112 km de Itabuna e 138 km de Ilhéus. Possui uma população de mais de 42 mil habitantes e uma área de 267 km². O clima da região é do tipo Am, apresentando estação seca pouco pronunciada.

Macaúbas é um município da Bahia, estando situado na região central deste estado, na área conhecida como Zona Fisiográfica da Serra Geral (Chapada Diamantina Meridional). A cidade está a cerca de 430 km da capital do estado, e conta com a rodovia estadual BA-156, como principal via de acesso. A área do território de Macaúbas está totalmente localizada dentro do Polígono da Seca, estando a cerca de 690 m de altitude. A média térmica da região é de 21,6°C. Sua população estimada é de 50 mil habitantes.

Santa Cruz Cabrália está localizada na costa do descobrimento, que abrange os municípios de Belmonte, Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, no sul do estado da Bahia. É uma cidade histórica, justamente por ter sido local da primeira missa rezada no Brasil, em Coroa Vermelha, em 26 de abril de 1500, e no local existe um Memorial da Primeira Missa e uma réplica da Cruz feita para a missa. O município ainda possui a natureza bem preservada.

Santo Antônio de Jesus situa-se na Bahia, possui grande importância como centro comercial e de serviços de sua microrregião. Sua população estimada em 2004 era de 84.057 habitantes. O início da história da região se deu na colonização na área do rio Jaguaripe, nos séculos XVI e XVII. Região de férteis matas com madeiras de lei e grande número de cursos d'água, atraiu plantadores de cana-de-açúcar e o estabelecimento de engenhos, além da plantação da mandioca.

Canavieiras tem uma paisagem irresistível, apesar de primitiva, sua natureza é exuberante, compondo um perfeito paraíso, com belíssimas praias, ilhas e rios. É um santuário ecológico, cercado por ilhas, que proporcionam todos os possíveis atrativos aos turistas.

Paratinga fica a 724 Km de Salvador. Tem como limites os municípios de Ibotirama (Norte); Bom Jesus da Lapa (Sul); Oliveira dos Brejinhos, Macaúbas, Boquira (Leste); Muquém do São Francisco (Oeste).

Situada na zona do litoral norte, a 170 Km da capital, limita-se ao norte com os municípios de Acajutiba e Rio Real; ao sul com Entre Rios; a leste com o Conde e Oceano Atlântico e ao oeste Aporá, Entre Rios e Cardeal da Silva.

A cidade de Camamu teve sua origem em uma aldeia de tupiniquins e foi transformada em freguesia em 1561, após se estabeler no local uma missão de jesuítas. Era chamada Aldeia de Nossa Senhora da Assunção de Macamamu. Em 1693 a aldeia foi considerada vila e tornou-se cidade em 1891. Hoje, é considerada como a terceira maior baia do Brasil. É uma das cidades mais antigas do Brasil.

Ipirá, significa “água com peixe”, é um município localizado no estado de Santa Catarina, no Alto Uruguai, a 470 km de Florianópolis. Esta cidade possui uma população de mais de 4 mil habitantes, e a principal descendência do seu povo é a alemã, devido à colonização do local, que coincidiu com a construção da estrada-de-ferro São Paulo-Rio Grande do Sul, iniciada em 1910. Desde essa época, Ipirá teve seu desenvolvimento marcado pela expansão da agricultura. A cidade foi fundada em 14 de junho de 1963.

Ribeirão do Largo situa-se no Centro Sul Baiano, a 600 Km da capital. As rodovias de acesso ao município são BA-270, BA-634 e BA-637. Na pecuária, destacam-se os rebanhos bovino, suíno, eqüino e muar.

Maragogipe está situada no Recôncavo Baiano, ao fundo da Baía de Todos os Santos e no ponto de encontro do Rio Paraguaçu com o Rio Guaí, formando uma extensa região de lagamar, cercada por cerca de 30 km de manguezais. O município está a aproximadamente 135 Km de Salvador.

Camaçari vem do início da colonização, século XVI, formada pelos jesuítas numa aldeia dos índios tupinambás. Localizada numa área de 762 km², com uma população por volta de uns 200 mil habitantes e 36 m. de altitude, sendo que seu PIB é o terceiro do nordeste. Ao lado de belas praias demarcadas por coqueirais, encanta pelo vasto patrimônio natural e esbanja roteiros de natureza preservada.

Eunápolis situa-se no estado da Bahia às margens da BR-101, rodovia que liga o Rio à Bahia. Foi devido à construção desta estrada que a cidade surgiu, não havendo notícias de povoamento anterior. Tem população de mais de 94 mil habitantes, clima tropical e área de 1.196,695 km². O nome da cidade é uma homenagem a um cidadão, cujo nome era Eunápio, e que se destacou como grileiro e político.

Itaberaba está localizada no estado da Bahia, situada bem na entrada da Chapada Diamantina, apresentando algumas características da região em sua vegetação. O clima na cidade é quente, com a temperatura oscilando entre 20,3°C e 33,9°C.

Morro de São Paulo é um paraíso localizado à 60 km ao sul de Salvador, ao extremo norte da ilha de Tinharé. A ilha é um destino perfeito para quem está procurando relaxar, as ruas são só para pedestres, porque a ilha não possui carros, além de contar com paisagens maravilhosas, perfeito para o ecoturismo e para quem está atrás da prática do surf e do mergulho.

O São João Quente na Terra do Frio, é tradição em Maracás, e um dos melhores da Bahia. Conta sempre com visitantes de todo o Brasil. Como de cidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Salvador e toda região. Conta também com visitas ilustres, como a da cantora Márcia Freire, que já escolheu o SÃO JOÃO de Maracás como sendo o do seu coração, já tendo marcado presença nos dois últimos anos e com certeza se esquentando para este ano.

Itapicuru fica a 220km da Capital Salvador. É uma cidade cheia de coisas boas. Possui, como principal atração, o Balneário Termal de Itapicuru, cujas águas termais são capazes de curar qualquer tipo de ferida.

Abaira é uma pequena cidade conhecida como a "terra da cachaça", por ser a cidade lider na produção de água ardente. Em setmbro,ocorre o Festival da Cachaça.

Localizada na região do médio São Fracisco, próximo a Bom Jesus da Lapa, à 846 km de Salvador. Entre as atividades econômicas do município, estão a criação de gado bovino e a extração mineral de amianto,malacacheta, enxofre, fósforo, salitre, argila, cristal de rocha, cobre,chumbo, barita e ferro dentre outros.

Situada a 300 km de Salvador, seguindo pela BR 324, em direção a cidade de Capim Grosso. As principais atividades economicas são o sisal, a pecuaria e as olarias.

Poções é um município brasileiro do estado da Bahia, com população estimada em cerca de 55 mil habitantes. Limita-se com os municípios de Boa Nova e Iguaí ao Norte, Nova Canaã à Leste, com Bom Jesus da Serra ao Oeste e Planalto ao Sul. A cidade fica situada numa depressão de terreno em forma de bacia. Seu centro comercial fica localizado na parte baixa, enquanto a parte alta concentra as moradias.