Vista Noturna Cidade Toronto Canadá

As melhores cidades, geralmente, fazem parte da lista daquelas que possuem um alto padrão de desenvolvimento, ou seja, se superam dentro dos requisitos básicos que uma cidade deve ter, tais como segurança, qualidade de vida, governo, saúde, educação, finanças, turismo, economia, dentre outros.

Uma cidade, pode ser considerada boa para um determinado tipo de área, por exemplo, em educação e em contrapartida, deixar a desejar no quesito saúde. Para chegar a essas conclusões, todos os anos, são realizados vários rankings para classificar as melhores cidades do Brasil e do Mundo, com base em fontes oficiais, como por exemplo, no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), que analisa o crescimento nas áreas de educação, longevidade e renda no Brasil; ou em órgãos internacionais, como a Organização das Nações Unidas através do Índice de Desenvolvimento Humano. Além disso, são utilizados vários critérios para a seleção das cidades.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): índice criado para realizar comparações entre países, com a finalidade de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida de uma população. O órgão da ONU, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), é responsável por realizar um relatório que está apoiado em três pilares: saúde (expectativa de vida no nascimento), educação (média de anos de estudo x anos esperados de escolaridade) e renda (renda nacional bruta x paridade de poder de compra por habitante). O IDH varia de 0 a 1 e quanto mais próximo de 1, o país será mais desenvolvido.

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM): mede o índice de desenvolvimento nos municípios brasileiros e analisa áreas como longevidade, educação e renda. É baseado nos censos do IBGE.

As Melhores Cidades do Brasil

A ONU, através do PNUD, em parceria com Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas (IPEA) e a Fundação João Pinheiro, criaram o Atlas do Desenvolvimento Humano que informa o índice de desenvolvimento dos municípios brasileiros, nas áreas da educação, renda e expectativa de vida, de acordo com o IDHM e outros indicativos. Esse relatório é realizado a cada 10 anos e o primeiro estudo foi feito em 1991. Confira as 10 primeiras cidades de acordo com os dados do Atlas de 2010:

1. São Caetano do Sul (SP)

Cidade São Caetano do Sul SPLocalizada na região do ABC Paulista, a cidade de São Caetano do Sul, em São Paulo, é arborizada, cercada por praças, parques e diversos pontos turísticos. É considerada uma das mais desenvolvidas do Brasil e também uma referência nos índices educacionais e de longevidade, onde os idosos conseguem viver com uma qualidade de vida alta. Como pontos turísticos encontra-se o Espaço Verde Chico Mendes, o Museu Histórico de São Caetano do Sul, o Teatro Santos Dumont, o Parque Botânico, dentre outras opções.

2. Águas de São Pedro (SP)

Caminho do Sol Águas de São Pedro SPUma cidade charmosa e cheia de atrativos naturais - como as águas sulfurosas responsáveis pela cura de diversas enfermidades, fato este que fez de Águas de São Pedro uma estância hidromineral. O turismo é uma das principais atividades que movimenta a economia do município, além das águas, conta com outras opções de lazer tais como parques, jardins, o Caminho do Sol (um ambiente agradável para caminhadas criado em 2001), dentre outros.

 

3. Florianópolis (SC)

Litoral de Florianópolis Santa CatarinaA capital de Santa Catarina se destaca muito na área da educação, sendo considerada também elevada em qualidade de vida. Para aqueles que gostam da natureza, existem paisagens exuberantes, praias e diversas opções de lazer. Geralmente, o município é muito procurado por turistas que desejam descansar e se divertir, além de aproveitar pontos turísticos como a Ponte Hercílio Luz, os fortes de Santa Cruz do Anhatomirim, Santo Antônio, casas, edificações coloniais, museus, igrejas e teatros.

4. Vitória (ES)

Catedral Metropolitana de Vitória ESConsiderada uma cidade badalada e conhecida pelo nome de Cidade de Sol, a capital do Espírito Santo é cheia de atrativos, tais como ilhas, reservas naturais, uma faixa litorânea cercada por belíssimas praias, além de morros, coqueirais, pedras e edificações históricas. Mas a sua beleza não está somente em suas belezas naturais, com um alto grau de desenvolvimento, é uma cidade que está em crescimento constante e que busca trazer para a população cada vez mais serviços diversos e de qualidade.

5. Balneário Camboriú (SC)

Orla Balneário Camboriú Santa CatarinaSendo um dos destinos mais procurados por turistas, o Balneário Camboriú tem sua economia voltada para a construção civil, o turismo e serviços diversos. Suas praias atraem pessoas de todos os lugares, que estão a fim de realizar atividades de mergulho e passeios. Além disso, existem opções de lazer e atividades para diversos perfis. Dentre as suas principais atrações está o parque Beto Carrero World, o maior da América Latina.

 

6. Santos (SP)

Museu Pesca Santos Vista AéreaApontada como uma das maiores cidades do litoral de São Paulo, próxima da capital e dona do maior complexo portuário da América Latina, Santos possui bons desempenhos nos indicadores sociais e econômicos do Brasil. É indicada para aqueles que gostam de cenários paradisíacos, esportes, praias e outras belezas naturais. Dentre os pontos turísticos estão os Jardins da Orla da Praia, o Bonde Turístico de Santos, o Museu do Café, o Museu da Pesca, o Monte Serrat, o Aquário Municipal, dentre outros.

7. Niterói (RJ)

Museu Arte Contemporânea Niterói RJSendo um dos pólos econômicos da cidade do Rio de Janeiro, a cidade tem um bom índice de desenvolvimento, de acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano. Localizada próximo da capital do Rio de Janeiro, tem um destaque único devido a sua paisagem e belezas naturais. Além disso, oferece boas condições de vida para quem decide morar na cidade. Um dos seus principais pontos turísticos é o Museu de Arte Contemporânea, projetado por Oscar Niemeyer, mas existem muitas outras atrações como praias, parques e construções.

 

8. Joaçaba (SC)

Cidade de Joaçaba SC

Destacada por seus índices de qualidade de vida, renda e educação, a cidade guarda em seu interior um povo hospitaleiro e empreendedor. Transformou-se em município em 1917 e inicialmente sobrevivia da extração de madeira e do cultivo de erva-mate. Mas aos poucos, foi crescendo e se tornou referência em cidade brasileira, tanto é que com relação aos serviços do governo, a cidade abriga as sedes dos principais órgãos do Estado e União. Um dos principais eventos do ano é o Carnaval do Teatro Alfredo Sigwalt e outras manifestações que a tornam badalada, principalmente à noite.

9. Brasília (DF) 

Esplanada dos Ministérios Brasília DFA cidade foi construída em 1956 e inaugurada em 1960 pelo presidente Juscelino Kubitschek, para ser a nova Capital Federal. Teve um crescimento acelerado ao longo do tempo e isso foi o suficiente para que alcançasse boas posições no ranking de desenvolvimento humano. Foi considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade em 1987, abrigando belíssimas construções, além de belezas naturais, lagoas e outras atrações.

 

10. Curitiba (PR)

Jardim Botânico Curitiba PRCom título de uma das cidades mais sustentáveis da América Latina, a capital do Paraná atingiu índices suficientes para estar classificada dentro das 10 melhores cidades. Foi fundada em 29 de março de 1693 e desde então, tem evoluido. Um dos principais pontos turísticos é o Jardim Botânico e a Arena da Baixada, mas existem também teatros, museus, bosques, o setor histórico e outras atrações turísticas.

 

Confira Outras Melhores Cidades do Brasil:
  • São Paulo: Jundiaí, Valinhos, Araraquara, Santo André, Santana de Parnaíba, Ilha solteira, Americana, São José dos Campos, Presidente Prudente, Assis, Campinas, São Bernardo do Campo, São Carlos, São Paulo, Rio Claro, Bauru, Pirassununga, Botucatu, Ribeirão Preto, Taubaté, Guaratinguetá, Marília, Sorocaba, Fernandópolis;
  • Minas Gerais: Nova Lima, Belo Horizonte;
  • Santa Catarina: Joinville, São José, Blumenau, Rio Fortuna, Jaraguá do Sul, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Concórdia;
  • Paraná: Maringá;
  • Rio Grande do Sul: Porto Alegre;
  • Espírito Santo: Vila Velha;
  • Rio de Janeiro: Rio de Janeiro;
  • Goiás: Goiânia, etc.

As Melhores Cidades do Mundo

Antes de comprar passagens e viajar para fora do país, vale conhecer um pouco sobre as melhores cidades do mundo para visitar. De acordo com vários rankings especializados em analisar as cidades do mundo com melhores condições de vida, existem aquelas ótimas para morar ou investir, e também aquelas que atingiram notas altas para determinados requisitos. Geralmente, são avaliados critérios tais como educação, infra-estrutura, estabilidade, atendimento médico, cultura e ambiente; e de acordo com cada pesquisa, essas cidades podem variar de posição:

1. Melbourne, Austrália

Cidade Melbourne AustráliaLocalizada no estado de Victoria, às margens do rio Yarra e famosa por sua cultura, Melbourne é considerada uma cidade com alta qualidade de vida e uma das melhores do mundo para viver. É cercada por pontos turísticos, como o Melbourne Museum, o Royal Exhibition Building, além de teatros, exposições, festivais, edificações com arquitetura vitoriana (Catedral de St. Patrick e a Catedral de St Paul), degustação de vinhos, queijos e chocolates no Yarra Valley, Zoológico de Melboune, etc., sendo um local ótimo para viajar.

2. Viena, Áustria

Cidade de Viena ÁustriaA cidade de Viena se mostrou fiel nos principais rankings mundiais, como a melhor em qualidade de vida e também na recepção de estrangeiros. A capital austríaca se tornou uma das populares devido a sua cultura, patrimônio arquitetônico e outras belezas, sendo uma de suas principais atividades econômicas, o turismo. Caminhar pela capital faz relembrar o seu passado, seus palácios encantadores e suntuosos como o Palácio de Schõnbrunn, a Catedral de Santo Estevão, o Museumsquartier, dentre outros.

3. Vancouver, Canadá

Porto Vancouver CanadáAs cidades do Canadá são muito privilegiadas e já entraram diversas vezes em rankings de melhor qualidade de vida e moradia. Considerada umas das melhores cidades do mundo para viver, Vancouver já sediou torneios mundiais, como as Olimpíadas de Inverno de 2010. É muito procurada por estudantes brasileiros em busca de novas oportunidades. Como pontos turísticos pode-se visitar o Aquário de Vancouver, o Museu de Antropologia, o Stanley Park, ideal para caminhadas, piquenique, ciclismo, etc.; além de montanhas, praias e muitas outras belezas naturais.

4. Toronto, Canadá

Cidade de Toronto Canadá

É a capital dos negócios do Canadá e também da província de Ontário. Com uma economia diversificada e em pleno desenvolvimento, guarda também festivais culturais que acontecem em locais como o Royal Ontario Museum e o Art Gallery of Ontario. Além disso, conta com diversos pontos turísticos, tais como o Eaton Center, um dos shoppings famosos na capital, o Canada's Wonderland, parque de diversões com diversas atrações, além da região do Niágara, que fica nas proximidades e permite uma experiência incrível com a natureza e as cataratas.

5. Adelaide, Austrália

Port Adelaide AustráliaÉ a capital do Sul da Austrália e umas das maiores cidades do país. Recebe muitos estudantes estrangeiros todos os anos e está localizada na costa australiana. Em qualquer lugar da cidade é possível encontrar atividades diversas que podem ser realizadas em praias e paisagens maravilhosas. Dentre os pontos turísticos estão o Zoológico de Adelaide, o Street Shopping, espaços culturais, restaurantes requintados, dentre outras opções. É considerada uma cidade planejada, com índices educacionais altos e com ótima qualidade de vida.

6. Calgary, Canadá

Cidade Calgary CanadáÉ uma cidade do interior do Canadá, onde prevalece a cultura country. É nela que ocorre no mês de julho, a popular Calgary Stampede, uma das maiores festas de rodeio do mundo. Os visitantes encontram nessa cidade, fazendas, pastos, montanhas, locais para a prática de esportes radicais, dentre outras atrações. Conquistou maior destaque quando sediou os Jogos Olímpicos de Inverno, em 1988.

 

7. Sidney, Austrália

Sydney Opera House AustráliaCapital do estado de New South Wales (Nova Gales do Sul), Sidney é umas das famosas cidades da Austrália, com praias e ondas fortes, ideais para a prática de surf. Possui um ambiente noturno agitado com várias opções de restaurantes para todos os gostos. O principal cartão-postal é o Sydney Opera House, na baía de Sidney, uma edificação de arquitetura moderna, onde acontecem apresentações de peças teatrais, musicais e sinfonias. Próxima a Casa da Ópera, encontra-se a área mais turística da cidade a Circular Quay.

8. Helsinki, Finlândia

Igreja Tuomiokirkko Helsinki FinlândiaUma cidade organizada e belíssima devido ao seu design moderno, possui até bairro que ilustra essa modernidade e também prédios clássicos e monumentos como a fortaleza de Soumenlinna, patrimônio mundial da UNESCO. É sustentável e uma das melhores para morar. Na cultura, Helsinki abriga o Museu de Arte Contemporânea Kiasma, o Museu Nacional e o museu a céu aberto de Seurasaari, locais ideais para conhecer um pouco da história da cidade.

 

9. Perth, Austrália

Kings Park Cidade Perth AustráliaCapital do estado da Austrália Ocidental (Western Australia), é sossegada e pequena em relação as outras capitais, sendo um novo destino para os que procuram boas oportunidades, como a realização de intercâmbios e moradia. Como uma cidade litorânea, tem vários locais para lazer como praias de ondas enormes e ilhas. Dentre os pontos turísticos estão o Underwater World Aquarium, onde os visitantes podem ter uma experiência incrível debaixo d'água, além do Parque Marinho de Ningaloo, regiões vinícolas (Swan Valley), o Parque Nacional de Namburg, dentre outros.

10. Auckland, Nova Zelândia

Auckland Nova ZelândiaSendo a maior cidade da Nova Zelândia, é focada na recepção de estudantes estrangeiros que procuram os mais diversos cursos. Deixou de ser capital em 1865, mas se tornou o principal pólo de finanças e economia do país. Recebeu em 2002/2003 as regatas “The America's Cup” e “Louis Vuitton Cup”, campeonatos de iatismo. Possui várias opções de restaurantes, cinemas, hotéis, cassinos, bem como pontos turísticos como as Ilhas do Hauraki Gulf, Maritime Museum, praias, etc.

Confira Outras Melhores Cidades do Mundo:
  • Suíça: Zurique, Genebra, Berna;
  • Alemanha: Dusseldorf, Frankfurt, Munique, Berlim;
  • Dinamarca: Copenhagen;
  • Nova Zelândia: Wellington;
  • Holanda: Amsterdã;
  • Canadá: Ottawa;
  • Bélgica: Bruxelas;
  • Luxemburgo: Luxemburgo;
  • Suécia: Estocolmo;
  • Japão: Osaka, Tóquio;
  • China: Hong Kong;
  • França: Paris, etc.

5 Piores Cidades do Mundo

Geralmente, as cidades encontradas nos últimos lugares dos rankings mundiais possuem baixa qualidade de vida devido a vários critérios, sendo um dos principais, a violência. Confira, algumas cidades consideradas as piores do mundo para se viver:

  • Damasco, Síria: devido aos conflitos iniciados em 2011, a capital síria tem sido considerada um dos locais pouco viáveis para morar;
  • Daca, Bangladesh: é a capital e a maior cidade do país, enfrentou protestos violentos, por causa de crimes de guerra, em 2012, deixando mais de cem mortos;
  • Port Moresby, Papua Nova Guiné: capital e maior cidade do país;
  • Lagos, Nigéria: sendo a maior cidade da Nigéria, foi considerada um dos piores lugares do mundo para se viver;
  • Carachi, Paquistão: é uma cidade populosa do Paquistão, recebeu notas abaixo da média dentro dos critérios do ranking de classificação, dentre outras.