Rondonópolis CidadeA cidade de Rondonópolis oferece uma boa infra-estrutura, estando preparada para atender a população local e receber turístas. Além do que é oferecido pelo estado, a cidade conta com rede hoteleira diversificada e de qualidade; eficiente transporte, seja rodoviário ou aéreo, mais de 50 bares e restaurantes qualificados para o atendimento e uma rede de comunicação intensa (5 emissoras de televisão, 6 rádios, além de jornais e sites). 

Igreja Rosário e São Benedito CuiabáConhecida como Portal da Amazônia e capital do Centro Geodésico da América do Sul, além de uma das principais portas do Pantanal. A partir exatamente da baixada cuiabana, depressão geográfica da bacia do rio Paraguai, começa a se formar o Pantanal. No centro-oeste é o principal pólo industrial e rota para escoamento da produção agrícola e pecuária de Mato Grosso. Possui área de 3.538 km² e passa dos 500 mil habitantes.

Pólo comercial e de serviços da região, Barra do Garças é procurado também pelas cachoeiras da Serra Azul; está a 99 km de Piranhas, município de Goiás, que é ponto de partida para visitas à cachoeira.

O município de Sinop tem seu nome proveniente de "Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná". Tal Sociedade foi, na verdade, a empresa responsável pela colonização do Mato Grosso por agricultores do norte do estado do Paraná. É também um dos principais municípios do Mato Grosso, estando localizado a cerca de 505 Km da capital Cuiabá. Conta com uma população de 100 mil habitantes, aproximadamente.

Inicialmente planejada para ser um pólo agrícola, com a descoberta do ouro, o garimpo transformou-se no principal setor econômico de Alta Floresta. Atualmente, a pecuária e a indústria madeireira são os principais setores da economia.

Poconé é um município brasileiro do estado do Mato Grosso, com cerca de 32 mil habitantes. Seu clima predominante é o tropical quente e sub-úmido, com grande incidência de chuvas nos meses de dezembro a fevereiro; com média térmica de 24°C, podendo variar a temperatura de 0°C a 42°C. Esta cidade fica entre os rios Paraguai e Cuiabá, sendo o principal acesso ao Pantanal Norte. A Rodovia Transpantaneira, com 149 km, termina em Porto Jofre e concentra hotéis e pousadas. Durante os períodos de chuva, a estrada chega a ficar intransitável.

Não se tem indícios sobre o início da povoação de Barão de Melgaço. Porém, o município foi criado em 1953, com área desmembrada de Santo Antônio do Leverger. A origem do nome da cidade projeta-se na história do estado de Mato Grosso, por ocasião da investida Paraguaia pela conquista do Pantanal, quando mais tarde o Barão de Melgaço e um contingente de forças armadas seguiram para o local expulsando os invasores.

Pontes e Lacerda começou a ser povoada em 1962, após a construção da estrada que chegaria a cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade. Depois que a estrada foi concluída, Manoel Basão que era o cozinheiro da empresa que construía a estrada, decidiu ficar na região e construiu um barraco e foi seguido por outros. Assim iniciou-se a ocupação da região.

Juína é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Está situado a noroeste do Estado, a 720 quilômetros da capital, Cuiabá. A população atual é de aproximadamente 39.000 habitantes distribuídos na zona rural e urbana. Seu clima é tropical com duas estações climáticas bem definidas - período das chuvas e período da seca. Foi criado a partir de um projeto implementado pela Companhia de Desenvolvimento de Mato Grosso, CODEMAT, no ano de 1976, com o objetivo de expansão das fronteiras agrícolas e ocupação de áreas até então desocupadas.