Jardim Botanico CuritibaDevido à colonização, Curitiba desde o seu nascimento passou por uma mesclagem cultural indígena-portuguesa que a influenciou desde o século XVII surtindo efeito nas atividades comerciais no decorrer da sua história. A partir daí, principalmente dois séculos depois, deu-se início a sua pluralização cultural com a chegada de europeus de todos os tipos, fazendo com que ficasse caracterizado este aspecto. 

Antonina é uma cidade festiva, dona do carnaval de rua mais animado do Paraná e do Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná. Localizada no litoral do Paraná, a 90Km da capital, com cerca de 22 mil habitantes; Antonina é uma cidade histórica e turística que preserva um ambiente de manguezais da mata atlântica. A cidade é ainda dona de dois importantes portos; o porto Barão de Tefé, um dos mais importantes do início do século passado e o Porto de Antonina.

A cidade de Arapoti se localiza no estado do Paraná, e teve a sua origem na histórica Fazenda Jaguariaíva, onde os campos eram ocupados pela criação de gados e serviam como parada para tropas vindas do Sul. Em 1916, recebeu imigrantes de origem espanhola e polonesa. Teve a sua emancipação em 1955 como Município e Cidade. O significado do nome de Arapoti é "campos floridos".

Londrina é a segunda maior cidade do Paraná e a quarta maior da Região Sul do Brasil.É um importante pólo de desenvolvimento regional, exerce grande influência sobre todo o estado e fica a 369 km da capital paranaense, Curitiba, com cerca de 500.000 habitantes, uma área total de 1.650,809 km² e uma temperatura média anual de 20°C.

Cambé é um município do Pará com cerca de 100 mil habitantes, localizada a 670 m acima do nível do mar. Cerca de 10 Km distante de Londrina e 385 da capital Curitiba. Esta cidade é favorecida pelas rodovias BR-386 e PR-445. Seu clima característico é o subtropical úmido mesotérmico, com verões quentes (média de 22° C) concentrando chuvas; e invernos com mínima média abaixo de 18°C.

A colonização de Cianorte foi tardia; se deu apenas na década de 50, através da Companhia de Terras Norte do Paraná. A atração de imigrantes veio da promessa de prosperidade com a notícia de que o "verdadeiro eldorado" se encontrava no norte do Paraná onde o solo era roxo e fértil. A economia do município era baseada na cafeicultura, e assim ficou até a década de 1970.

O desenvolvimento deste município está diretamente relacionado ao ouro e sua exploração. Almirante Tamandaré é resultado do desmembramento de Colombo no ano de 1947, recebendo o novo nome de Timoneira. Cerca de 9 anos depois, houve a reintegração de seu antigo e tradicional nome de Almirante Tamandaré, em homenagem ao Marquês de Tamandaré, almirante e patrono da Marinha do Brasil.

União da Vitória é um município brasileiro do estado do Paraná, com população de, aproximadamente, 71 mil habitantes. Esta cidade é dona de muitas lendas, muitas com origem na Guerra do Contestado. Uma das mais famosas é a do profeta João Maria que preconizou as enchentes que assolam a cidade.

Maringá foi fundada em 1947 pela empresa Companhia de Melhoramento do Norte do Paraná como distrito de Mandaguari. A cidade foi traçada pelo urbanista Jorge de Macedo Vieira, que utilizou uma moderna técnica com ruas, avenidas e amplas praças. Quatro anos depois, foi considerada como município. A partir de 1998, tornou-se sede da Região Metropolitana, é uma cidade que o crescimento obedece a um plano de desenvolvimento urbano.

Campo Mourão tem sua atividade voltada essencialmente para a agricultira, sendo o milho e a soja seus principais produtos. A cidade é sede da Coamo, tida como a maior cooperativa do Brasil. Apesar de essencialmente agrícola, o município é considerado desenvolvido. Possui boas escolas, Faculdades e Universidades. Município do Paraná, com cerca de 84 mil habitantes, é cercada por mata Atlântica e Araucária. E, basta passar pelas ruas e avenidas da cidade para constatar a atenção que é dada ao meio ambiente.

Rio Negro, que recebeu esse nome em homenagem ao rio de mesmo nome que corta a cidade, no passado era o portão de entrada no Paraná, do Caminho das Tropas e mais tarde da Estrada da Mata, que ligava o sul ao norte. No final do ciclo do tropeirismo em 1896, foi construída uma ponte metálica sobre o Rio Negro, que é um dos símbolos da cidade e é a divisa entre os estados do Paraná e de Santa Catarina.

Cidade de colonização pela Ingleza de Terras Norte do Paraná, em 1938, foi elevada à condição de Vila e em 28 de janeiro de 1944, foi elevada a município. Influenciou muito o desenvolvimento da região o ciclo madeireiro, vindo a seguir o cafeeiro e a cidade rapidamente se tornou um centro comercial dinâmico, referência de serviços e comércio de bens de todo o vale. O ciclo da madeira, por se tratar de mata atlântica, teve o concurso de imigrantes de várias nacionalidades. Só no seu declínio é que passaram a atuar na produção cafeeira e comércio de grãos, o que foi muito bem servido pela facilidade de transportes.

Prudentópolis é uma cidade localizada no estado do Paraná, à beira da BR-373, a 200 km da capital do estado, Curitiba. Situada na Mesorregião do Sudeste Paranaense e na Microrregião de Prudentópolis. Tem como municípios limites: Irati, Guamiranga, Inácio Martins, Cândido de Abreu, Guarapuava, Ivaí. Possui uma população de mais de 45 mil habitantes e uma área de 2.307,897 km², tendo assim uma densidade demográfica de 19,9 hab./km². A fundação de Prudentópolis se deu em 12 de agosto de 1906, e os prudentopolitanos comemoram nesta data o aniversário da cidade.

A cidade de Capanema ganhou esse nome em homenagem ao Barão de Capanema, um engenheiro que ajudou o país no conflito contra a Argentina, quando disputavam terras denominadas da região da Palmas. Este município está localizado no estado do Paraná, distante 650 km da Capital do Estado, a uma altitude de aproximadamente 400 m, fica na região sudoeste. Sua população estimada é de 20 mil habitantes, aproximadamente. Seu clima é o subtropical, com temperaturas entre 20°C e 30°C, primaveras floridas e outono quente. O relevo suave, constituído de planaltos poucos ondulados, com pequenas planícies costeando o Rio Iguaçu. Os solos apresentam grande progresso e desenvolvimento econômico pois, são profundos, mecanizáveis e perfeitamente utilizáveis para agricultura e pecuária.

Castro é uma cidade do estado do Paraná. Surgiu em conseqüência natural do Caminho das Tropas. Ao longo dessa rota, formaram-se pousos tropeiros que depois iriam dar origens aos povoados. O Rio Iapó, por sua característica de tornar-se alagado, obrigava os tropeiros em trânsito a acampar e esperar. Desse modo, formou-se o Pouso Iapó, no vau de baixo. Na cidade existe o Museu do Tropeiro, com o objetivo de resgatar e preservar a memória do tropeirismo. A casa é feita em estilo da época e conta com vários objetos utilizados pelos tropeiros.

Numa região, historicamente, de colonização recente, o município de Toledo fica localizado no extremo oeste do estado do Paraná. Recebeu seus primeiros colonizadores apenas no ano de 1946. O surgimento dessa cidade se deu quando a Industrial Madeireira e Colonizadora "Rio Paraná S/A" ("MARIPÁ"), começou a explorar a área de terra adquirida dos ingleses.

O município de Goierê encontra-se na região nordeste do estado do Paraná, próximo às cidade de Campo Mourão e Umuarama, ficando a cerca de 530 km da capital do estado, Curitiba. A urbanização de Goierê é bastante recente, tendo ocorrido principalmente durante a década de 90.

A cidade de Guarapuava foi descoberta pelos portugueses em 1770 e ficava entre o Rio Coutinho e Rio Jordão, na freguesia de Nossa Senhora de Belém. O nome vem do Tupi e quer dizer, Guara (lobo), Puava (bravo). A escolha do local deveu-se à facilidade de defesa de ataque dos índios por ser uma região de horizontes amplos. O município de Guarapuava já foi um dos maiores do Brasil em extensão territorial, ocupando mais da metade de todo o estado do Paraná, em sua região denominada centro-sul. Tem uma superfície de 3.053,83 km², altitude de 1.120 m, distante da capital 258 km, uma população de uns 175 mil habitantes e com temperatura média inferior a 22°C.

Santo Antônio da Platina localiza-se no Paraná, a 380 km da capital do Estado, Curitiba e a 400 km de São Paulo, na Mesorregião do Norte Pioneiro Paranaense e na Microrregião do Jacarezinho. Tem como cidades limites: Jacarezinho, Joaquim Távora, Bandeirantes, Jundiaí do Sul, Guapirama, Barra do Jacaré e Abatiá. Possui uma população de mais de 40 mil habitantes, uma área de 721,625 km² e uma altitude de 496 metros. O clima da região é Subtropical úmido mesotérmico Cfa.

Umuarama, um nome na língua Tupi que significa “lugar ensolarado, alto, de bom clima, para encontro de amigos”, está localizada no estado do Paraná, a uma distância de 600 Km da capital, Curitiba. A cidade apresenta verões quentes com geadas pouco freqüentes, com tendências de concentrações das chuvas nos meses de verão sem estação seca definida, e a média das temperaturas dos meses mais quentes é superior a 22°C e a dos meses mais frios é inferior a 18°C.

Santa Inês é um município localizado a Noroeste no estado do Paraná, na divisa com o rio Paranapanema, que também faz divisa com o estado de São Paulo. A população da cidade é de mais de 2 mil habitantes e sua área é de 138,480 km², tendo assim uma densidade de 15,5 hab./km².

São José dos Pinhais é um município do estado do Paraná, localizado na região metropolitana de Curitiba. Uma cidade média, mas populosa e que vem aumentando bastante; o número de habitantes é superior a 260 mil. É o município com a 5ª maior área da Região Metropolitana de Curitiba. Passou a ser consideradO cidade apenas em 1897. A Economia está em pleno desenvolvimento devido a presença do Aeroporto Internacional Afonso Pena, e de grandes fábricas de auto-peças, que vieram com as multinacionais Audi e Renault.

Colonos caboclos e descendentes de imigrantes eslavos iniciaram o povoamente da cidade de Cascavel. Quando o ciclo da erva-mate estava extinto, colonos sulistas migraram para a região e fizeram a derrubada de árvores para formar lavouras de cereais e criação de suínos. Em 1952, a cidade foi elevada a município e no auge do ciclo da madeira, tornou-se um dos maiores pólos econômicos do Estado do Paraná.

Francisco Beltrão é um município do Paraná, sendo o maior em termos de população e arrecadação, e o segundo maior em área do sudoeste do Paraná. Conta com uma população de cerca de 72 mil habitantes Por ser um dos maiores municípios da região, a cidade acaba concentrando boa parte dos serviços e do comércio. Sua economia baseia-se na extensa atividade agrícola; na atividade industrial diversificada concentrada no abate de aves; na agroindústria e no setor têxtil.

O povoamento desta região deu-se no século XVIII, em função das atividades auríferas e à criação de gado bovino. Esta região servia como ponto de ligação direta entre Curitiba e São Francisco, o chamado Caminho dos Ambrósios. Além do Caminho dos Ambrósios existia outro caminho que ligava o Campo das Flores em Tijucas do Sul com a Vila de Guaratuba. Na década de 20 a população solicita sua emancipação à São José dos Pinhais, a qual foi negada. Este fato somente iria acontecer em 1951, marco da instalação do Município de Tijucas do Sul.

Cornélio Procópio está situado no estado do Paraná, a aproximadamente 440 km de Curitiba. Tem a sua história ligada à chegada da ferrovia à região. A colonização da região foi realizada pelas pessoas que vieram trabalhar na construção da estrada de ferro. O nome da cidade foi dado em homenagem ao Coronel Cornélio Procópio de Araújo Carvalho, uma figura de destaque no Império. 

O Município situa-se na Região Noroeste do Estado do Paraná, a 482 Km de Curitiba. Tem como limites os munciípios de Engenheiro Beltrão, Terra Boa e Quinta do Sol (Norte); Fênix e Barbosa Ferraz (Nordeste); Campo Mourão (Sul); Barbosa Ferraz e Corumbataí do Sul (Leste) e Araruna (Oeste).

Campina Grande do Sul está localizada no primeiro planalto paranaense, inserida à leste da Região Metropolitana da Grande Curitiba, a 918 m de altitude. Encontra-se em uma posição estratégica, a cerca de 32 km do Aeroporto Internacional de Curitiba, 20 km do Aeroporto do Bacacheri, 40 km da Renault e Volkswagen, e 60 km da Chrysler.

A colonização de Ibiporã teve início no ano de 1935, e lançados os fundamentos básicos da cidade, começaram as vendas de lotes. Dois anos depois, foi oficialmente fundada a sede da colônia. No ano seguinte, o núcleo foi elevado à categoria de distrito do município de Sertanópolis; e, ainda em 1937, foi criado o município de Ibiporã, sendo desmembrado de Sertanópolis.

No começo do século XVI, eram apenas terras indígenas na região, uma delas denominada CUPOCU. Em l800, junto a esta surgiu nova fazenda chamada RIO GRANDE ou GRANDE RIO, por se desenvolverem junto ao Rio Iguaçu. Esses dois povoados passaram a se chamar Fazenda Rio Grande e com outros povoados dessa região se desmembraram de São José dos Pinhais, constituindo o município de Mandirituba. Depois de muitos acontecimentos marcantes, Fazenda do Rio Grande se tornou município em 1991 e se caracteriza por ser um dos municípios brasileiros que mais cresce.

Foz do Iguaçu localiza-se a oeste do Estado do Paraná, fazendo fronteira com o Paraguai e com a Argentina. O encontro de três cidades: Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú, que acolhem juntas, uma população em torno de 650 mil habitantes. São três nacionalidades que unidas formam um dos centros comerciais mais disputados das américas. É quase impossível visitar Foz do Iguaçu e não comprar alguma coisa. São muitas as ofertas em Ciudad del Este. São muitos produtos, quase tudo. Tem desde importados a falsificados, porém preste bastante atenção para não levar 'gato por lebre'. Neste caso, a dica é comprar nas grandes lojas, onde você encontrará além de variedades, produtos mais em conta e originais.

O município de Medianeira situa-se no oeste Paranaense. A população deste é de mais de 37 mil habitantes. Está a 580 km de Curitiba, capital do Estado, a uma altitude média de 410m acima do nível do mar, com o ponto mais alto a 610m de altitude.Suas principais rodovias são a BR-277 e a PR-495. Limita-se com os municípios de Missal, São Miguel do Iguaçu, ao sul, Serranópolis do Iguaçu e Matelândia.

Marechal Cândido Rondon localiza-se no Paraná, a 600 quilômetros de distância da capital do estado, na Mesorregião do Oeste Paranaense e na Microrregião de Toledo. Tem como cidades limites: Mercedes, Nova Santa Rosa, Quatro Pontes, Toledo, Ouro Verde do Oeste, São José das Palmeiras, Entre Rios do Oeste e Pato Bragado. Possui população de mais de 45 mil habitantes, área de 846,051 km² e altitude de 410 metros. Seu clima é subtropical.

Esta situada a 100 Km de Londrina. Possui população de 13 mil habitantes.

A cidade é conhecida pelos bailes, onde tem a participação dos habitantes das cidades vizinhas, é conhecida pelo grande potencial em modelos. É uma cidade tipica de jovens que se encontram no badalado "CALÇADÃO".

Palmas é um município do estado do Paraná, que se encontra na fronteira com Santa Catarina. Estando a uma altitude de mais de 1.000 metros e ao extremo sul do estado; sua média térmica é de aproximadamente 15°C, se caracterizando como a cidade mais fria do Paraná. A população estimada é de 40 mil habitantes.