Conhecida principalmente por suas Águas Termais, com temperatura de até 40°C, Santo Amaro da Imperatriz, cidade de Santa Catarina, tornou-se ponto para a prática de diversos esportes de aventura. As águas termais atraem turistas devido às suas propriedades terapêuticas de fama internacional, com propriedades para tratamentos de saúde, descanso e rejuvenescimento.

A cidade com cerca de 14 mil habitantes, ha 30 Km da capital, recebe todos os anos praticantes de esportes radicais, como o Bóia-Cross, Canoagem, Canyoning, Cavalgada, Caving, Ciclismo, Escalada em rocha, Motocross, Mountain Bike, Paraglading, Rafting, Rapel, Trekking, Vôo-Livre. Esse destaque para o turismo vem sendo descoberto mais recentemente; sua economia ainda tem a agricultura como principal base. É com base nessa agricultura que a economia da cidade se desenvolve, tendo como principais cultivos o milho, tomate e batata. O setor terciário vem logo atrás, com o Turismo, Comércio e Prestação de Serviços. Há poucas indústrias na região, principalmente as de cimento, envasadura de água, moveleiras, madeireiras, serralheiras, esquadrias e uma indústria de fibras.

Os principais locais para se visitar na cidade são o Rio Cubatão do Sul, Morro queimado, Cachoeira do Rio Vermelho, Rio Forquilhinhas, Pedra Branca, Pico do Tabuleiro e Pico do Cambirela. Deve também ressaltar-se a importância da Academia Santoamarense de Letras, Paróquia Santo Amaro e do Parque Aquático.

Além dos locais a serem visitados, a cidade conta com eventos durante todo o ano. Com destaque para Festa do Divino Espírito Santo, Carnaval, Festa da Padroeira, o Carnaval das Águas, Festa do Milho Verde, Encontro Sul Brasileiro de Motociclistas, Oktoberchop, Rodeio Crioulo, entre diversos outros, durante o ano inteiro.