Rio do Sul é um município do estado de Santa Catarina, situado no Alto Vale do Itajaí, a cerca de 190 Km da capital, Florianópolis. Possui acesso pelas rodovias BR-470 e SC-432, para quem vem do Oeste ou Norte; e pelas BR-282 e SC-302, para quem vem do Sul.

A colonização de Rio do Sul teve início no ano de 1982, quando Francisco Frabkenberger chegava à região pela 1ª vez. Em 1912, passa a V Distrito de Blumenau, e a partir daí começou a crescer econômica e financeiramente - é nessa mesma época que inicia-se o caminho para a sua emancipação que se concretiza em 1930, com instalação do município no ano seguinte.

Sua principal atividade é a agricultura, com a produção do fumo, sendo seguida pela indústria têxtil e metalúrgica de componentes e equipamentos automotivos, máquinas, móveis tubulares, acessórios industriais e fundidos. Há ainda participação no setor industrial com outros ramos, além do comércio e serviços. 

Rio do Sul tem vários atrativos naturais; entre eles está a Cachoeira do Matador, com queda de 36 m; a Cachoeira Itoupava, com 60 m de altura; o Morro dos Três Picos, com 965 m; a nascente do rio Itajaí-Açu; e o Pico da Bandeira, que possui rampa para parapente e vôo livre.

Entre os eventos, destaque para a Kegelfest, uma das tradições dos colonizadores. Além deste, Rio do Sul realiza alguns outros eventos ao longo do ano, como a Festa de São João; a Feira Multi-Setorial do Alto Vale, que apresenta a produção da região; e o Torneio de Verão.