A cidade de Capanema ganhou esse nome em homenagem ao Barão de Capanema, um engenheiro que ajudou o país no conflito contra a Argentina, quando disputavam terras denominadas da região da Palmas. Este município está localizado no estado do Paraná, distante 650 km da Capital do Estado, a uma altitude de aproximadamente 400 m, fica na região sudoeste. Sua população estimada é de 20 mil habitantes, aproximadamente. Seu clima é o subtropical, com temperaturas entre 20°C e 30°C, primaveras floridas e outono quente. O relevo suave, constituído de planaltos poucos ondulados, com pequenas planícies costeando o Rio Iguaçu. Os solos apresentam grande progresso e desenvolvimento econômico pois, são profundos, mecanizáveis e perfeitamente utilizáveis para agricultura e pecuária.

Realiza-se na cidade a Feira do Melado, que em 2006 foi a 14ª edição do evento. Cerca de 22 agroindústrias comercializaram e lançaram seus produtos, a marca Natural do Campo. Seu objetivo era fazer uma grande feira e mostrar o grande potencial do município. É uma grande exportadora de produtos orgânicos para o mundo, também se destacando em palestras na área do leite e o concurso de vinhos com a participação de produtores do sudoeste.

Ao norte de Capanema, do outro lado do Parque Nacional do Iguaçu, encontra-se Matelândia, importante cidade do oeste do Paraná.

A cidade possui ainda algumas áreas voltadas para o Turismo Ecológico, como por exemplo: os Rios Iguaçu, Taquara, Silva e Floriano; Fazendas; Vaca Branca; Ilhas do Sol; os balneáreos de Martini e Pereti; além das trilhas e prática de canoagem no Rio Iguaçú. Porém, por determinação do IBAMA, nem todos os locais mostrados acima estão abertos ao público.