Palmas é um município do estado do Paraná, que se encontra na fronteira com Santa Catarina. Estando a uma altitude de mais de 1.000 metros e ao extremo sul do estado; sua média térmica é de aproximadamente 15°C, se caracterizando como a cidade mais fria do Paraná. A população estimada é de 40 mil habitantes.

A história de Palmas iniciou-se há quase 3 séculos, na década de 1720. Em 1855, Palmas foi elevada à categoria de Freguesia, 22 anos mais tarde, Palmas tornava-se a "Vila do Senhor Bom Jesus dos Campos de Palmas"; e algum tempo mais tarde, tornou-se município autônomo. Palmas era habitada por índios, e inicialmente ocorreu a miscigenação com seus imigrantes, os portugueses colonizadores e os negros escravos. Após 1880, houve também a chegada de alemães, italianos, poloneses, Espanhóis e Sírios-Libaneses, além da contínua entrada de Portugueses.

Localizada na região dos Campos do Centro Sul do Estado, faz parte do chamado Paraná tradicional de economia pecuarista. Entre as outras atividades econômicas da região estão a agricultura, indústria, fruticultura, silvicultura, cunicultura, apicultura, sericultura, extração vegetal, além do setor terciário de comércios e serviços.

Entre 2000 e 2004, Palmas foi um dos municípios com maior crescimento econômico do estado. Além do papel de destaque da pecuária, também podemos destacar a fruticultura da maçã que é considerada pela Europa a melhor do mundo, sendo a maçã de Palmas, a segunda melhor do Brasil.

A cidade conta com algumas atrações turísticas e culturais. Entre elas podemos destacar o artesanato, o Rodeio Interestadual, Centros de Tradição Gaúcha, a Expopalmas, Cavalhadas, além das comidas típicas e de diversos outros eventos. Outra atração de destaque em Palmas são suas fazendas históricas, que preservam as características do passado. Algumas delas existem há mais de um século, guardando a arquitetura e utensílios da época.