Rio Negro, que recebeu esse nome em homenagem ao rio de mesmo nome que corta a cidade, no passado era o portão de entrada no Paraná, do Caminho das Tropas e mais tarde da Estrada da Mata, que ligava o sul ao norte. No final do ciclo do tropeirismo em 1896, foi construída uma ponte metálica sobre o Rio Negro, que é um dos símbolos da cidade e é a divisa entre os estados do Paraná e de Santa Catarina.

Localizada numa região de florestas onde predomina os pinheiros, Rio Negro é um dos principais pólos madeireiros do estado, seja na extração ou na indústria de artefatos de madeira. Outras fontes da economia do município são a indústria de processamento de fumo, erva mate, agricultura, pecuária e a criação de frangos.

Parque Ecoturístico de São Luiz de Tolosa, ocupa um terreno de 23 alqueires tombado como Área de Preservação Ambiental. O prédio construído em estilo alemão, parece um castelo medieval da Europa e está situado no alto de uma colina, cercado por uma abundante vegetação. O local foi adquirido pela Prefeitura de Rio Negro, que já iniciou obras para a recuperação do prédio, que irá sediar o Paço Municipal com todas as suas Secretarias e departamentos de apoio. Estão previstos ainda a construção de um Teatro, restaurantes e outros serviços, além da restauração da Capela.

Situado na divisa do estado do Paraná com Santa Catarina, distante 100 km da capital, Curitiba. Rio Negro tem uma área total de 595 km² e a sua população é de aproximadamente 29 mil habitantes, com temperatura média anual de 17°C.