Rio Claro está localizada na região de Campinas, 173km a noroeste da cidade de São Paulo. Tem topografia plana, o que estimulou os rioclarenses na tradição do uso da bicicleta. Possui clima tropical, com inverno seco e verão chuvoso, temperatura média anual de 22ºC. Em 1720, iniciou-se o povoamento na cidade como pouso de tropeiros, que tinham destino a Goiás e Mato Grosso, à procura de ouro e outros metais.

 

A fundação da cidade foi em 1827, quando o Padre Delfino da Silva Barbosa, chegou trazendo a imagem de S. João Batista, que se tornou o padroeiro da mesma. Em 1876 foi inaugurada uma ferrovia, que deu um grande impulso ao desenvolvimento de Rio Claro. A cidade foi a primeira do Estado de São Paulo e a segunda do país a receber energia elétrica, em 1885.

Inicialmente a econonomia na região era de cana-de-açúcar, porém gradativamente foi substituída pelo café, transformando-a em núcleo próspero e dinâmico. Após a crise do café a cidade passou a sobreviver da atividade de pequenas indústrias e, sobretudo, em função das oficinas da Cia. Paulista de Estradas de Ferro.

Hoje possui muitos pontos turísticos: a Estação Ferroviária, o Jardim Público, a Igreja da Matriz de São João Batista, o Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro Oscar de Arruda Penteado, o Museu Histórico e Pedagógico "Amador Bueno da Veiga", o Gabinete de Leitura, a Floresta Estadual "Edmundo Navarro de Andrade", a Usina Hidrelétrica de Corumbataí, o Lago Azul, a Chácara Orquídea, o Museu Theodor Kölle e a Praça Dalva de Oliveira.