O nome Birigüi tem origem na língua Tupi-Guarani e significa “mosca que sempre vem”, por causa de um mosquito que era abundante na região. Conhecida como a Capital Brasileira do Calçado Infantil, é um município brasileiro do estado de São Paulo, que possui uma população de mais de 104 mil habitantes. A cidade tem um clima subtropical úmido, com máximas de 42º e mínimas de 3ºC. Conta com 159 indústrias de calçados e 85% de sua produção é direcionada ao público infantil. Esta exporta o produto para mais de 70 países.

 

O município possui também atividades dos setores moveleiro, metalúrgico, têxtil (confecções), Cana de Açúcar (com intensa concentração de usinas e canaviais na região), papel (cartonagens), químico e gráfico e atraem mão-de-obra das cidades vizinhas.

Na prática dos esportes, Birigüi destaca-se também no futebol e no biribol. O time de Futebol da região é o Bandeirante Esporte Clube. Biribol é um esporte aquático que nasceu no município, como forma de se usar as piscinas de forma inteligente. É a mais nova modalidade esportiva do Brasil e é praticado dentro de uma piscina especial de 4m x 8m x 1,30 (profundidade) com rede, bola e postes de sustentação.

Nossa Senhora da Imaculada Conceição e Santo Ambrósio são os padroeiros da cidade.

Birigüi tornou-se conhecida pelo programa humorístico Rockgol de Domingo, onde os apresentadores Paulo Bonfá e Marco Bianchi, que conheceram a cidade através da banda Tubaína, se dizem nascidos em Birigüi, a denominam “Massachussets brasileira” e exaltam o time Bandeirante de Birigüi. Criaram uma água mineral tirada em Birigüi, a Birigui Booster e dizem que o campeonato Rockgol é jogado no “Monumental de Birigui”, quando é no São Paulo Athletic Club, na capital. Em janeiro de 2005 Bonfá foi para Birigüi, desfilou em carro de bombeiro e recebeu do prefeito a chave da cidade, que faz parte do cenário do RockGol de Domingo, junto com um leão de pelúcia do Bandeirante.