Conhecida como “Cidade Amizade”, José Bonifácio é um município de São Paulo que possui uma área de 858,6 km². A cidade, conta hoje com uma população de mais de 35 mil habitantes, distribuídos pela Zona Rural e nos Distritos da sede, Povoado da Santa Luzia e Vila dos Machados.

 

José Bonifácio surgiu devido ao adentramento ao interior do Estado por aventureiros que buscavam terras férteis ou condições ideais para se estabelecerem, assim São José do Rio Preto se desenvolvia rumo ao Oeste do Estado.

A cidade teve suas primeiras moradias construídas às margens do Ribeirão Cerradão, onde hoje se situa a Rua 13 de Maio e mais especificamente, entre as Avenidas Campos Sales e Antonio Gonçalves da Silva. José Crescêncio de Souza e os irmãos Rodrigues Sant’ana (Manoel, Justino e Carlos) foram os fundadores da cidade, tendo estes doado de suas propriedades uma área de 13 (treze) alqueires à Igreja para assentamento do núcleo. O padroeiro da cidade é São João Batista.

A vila foi elevada à categoria de Distrito de Paz, do Município de Mirassol, em 7 de Julho de 1914. O desmembramento do Distrito do Cerradão foi alcançado em 1926, passando a pertencer ao Município de Mirassol, recebendo o nome de José Bonifácio, em homenagem ao Patriarca da Independência.

A cidade se desvinculou da Comarca de São José do Rio Preto, criando-se então a Comarca de José Bonifácio. Localizada à margem direita do Rio Tietê, compõe como Comarca da 8ª Região Administrativa do Estado. E nas águas deste, possui grande potencial pesqueiro, onde povoam cardumes de diversas espécies, propiciando na pesca oportunidades de lazer e entretenimento.

Existem atrações realizadas tradicionalmente, como por exemplo, os encontros de Companhia de Reis, com concurso de até 30 companhias, e sempre realizados na Praça da Matriz, os tradicionais jogos de Inverno em várias modalidades esportivas, onde participam delegações da maioria das cidades da região e festas de Peão de Boiadeiro. Além de campeonatos de Truco, Xadrez, Karatê, Judô, etc.