O nome Erechim é de origem Caingangue e significa "Campo Pequeno", provavelmente porque os campos eram cercados por florestas. A cidade surgiu às margens da estrada de ferro que ligava o RS a SP e foi colonizada basicamente por quatro etnias, polonesa, italiana, alemã e israelita.

Erechim já foi conhecida como a Capital do Trigo devido ao alto volume de grãos produzidos na agricultura, hoje é tida como a Capital da Amizade. O município está situado no estado do Rio Grande do Sul, na Região do Alto Uruguai, com uma área territorial de 438 km². O clima na região é subtropical, bastante agradável, com uma temperatura média anual de 18,7°C.

É um dos municípios brasileiros com maior expressão do movimento Art Decô, o que confere uma significativa marca, de símbolo emblemático desta expressão cultural, cujos exemplares persistem ainda e são dignos de referência. Pelas principais avenidas e ruas, é possível avistar diversas construções com motivos geométricos extraídos das artes gráficas do período entre guerras.

A cidade tem como pontos turísticos o Parque Longines Malinoski, que possui 24 hectares de mata nativa; o Castelinho, uma construção de 1915 e que atualmente recebe exposições e eventos; e o Centro de Lazer Estância Hidromineral das Águas da Cascata, com uma grande estrutura com camping e restaurante, e um Spa que funciona o ano inteiro.