Canoas é uma cidade com a economia forte, seu município foi fundado em 1939, e apesar da sua jovialidade, possui o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB). A sua história teve início em 1871, onde aconteceu a inauguração do primeiro trecho que ligaria São Leopoldo a Porto Alegre. Canoas pertencia aos municípios de Gravataí e São Sebastião do Caí. O proprietário da fazenda de Gravataí aproveitou a Viação Férrea para transformar suas terras em uma estação de veraneio. O local passou a ser conhecido por Capão das Canoas, logo as grandes fazendas foram perdendo espaço para as pequenas propriedades.

Em 1939, Canoas foi elevada à posição de cidade. Atualmente, ocupa o quarto lugar entre os municípios gaúchos pelo números de habitantes, além do mais a cidade atrai pessoas de outros municípios por seu centro ser de grande movimento e das suas muitas indústrias. Vizinha da capital Porto Alegre, a cidade é sede de grandes empresas nacionais e multinacionais e hoje é constituída apenas por zonas urbanas. O comércio conta com cerca de 5,5 mil estabelecimentos, com amplas variedades, além de possuir quatro centros comérciais: O Conjunto Comercial Canoas, Canoas Shopping, Shopping Via Porcello e o Calçadão da Rua Tiradentes.

Em meio a todo este rápido desenvolvimento e com conseqüência da destruição da sua mata nativa, a cidade criou o Zoológico de Canoas, que abriga cerca de 40 animais, sendo alguns ameaçados de extinção. Atualmente a paisagem de Canoas se transformou com a ação do homem, mas ainda pode-se encontrar vegetação nativa no Capão do Corvo e no Parque Getúlio Vargas.

A cidade possui ainda diversos pontos turísticos como seus cinco museus, sendo um deles o Museu do Automóvel que é o maior do Brasil, a Praça do Avião, a Base Aérea de Canoas entre outros. Para quem deseja unir progresso e beleza, Canoa se torna uma ótima opção. Com a sua população hospitaleira, a cidade oferece diversas formas de entretenimento para seus visitantes.