A história de Caçapava do Sul começou na década de 1770, nascida de um acampamento militar. A região localizava-se em um ponto entre as batalhas ocorridas no sul, e, pela bravura dos habitantes, ficou conhecida como a 2ª Capital Farroupilha. Após a derrota dos espanhóis, Caçapava cresceu, sendo elevada à vila em 1831 e posteriomente à cidade, em 1885.

Hoje conta com mais de 50 mil habitantes, situada na Serra do Sudeste do Rio Grande do Sul. Encontra-se a mais de 260 km da capital, com acesso pelas rodovias BR-153, BR-290, BR-392 e RS-625.

Economicamente, a sua base está na pecuária, agricultura, indústria e mineração. Os produtos principais são o arroz, soja, milho e outros cereais, tendo destaque também as indústrias caseiras. Sua localização privilegiada, de fácil acesso, foi de grande importância para seu desenvolvimento.

Seu setor turístico também é bem diversificado, contando com atrações para o turismo histórico, cultural, ecológico e de aventura. Para o histórico cultural, destaque vai para a Casa dos Ministérios e Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção; no ecológico, temos a Gruta da Varzina, Guaritas, Pedra do Segredo, Cascata do Salso, entre outros. A prática do rappel, montanhismo e orientação, fazem parte das atrações para o turismo de aventura na cidade.