Uma linda cidade serrana, a 92 km do Rio de Janeiro. Ela ganhou esse nome em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, esposa de D.Pedro II, mas o principal acervo de Teresópolis, não é histórico; mas sim natural e gastronômico. Este é um daqueles lugares onde Deus fez questão de caprichar. A Serra dos Órgãos, coberta pela Mata Atlântica, atrai visitantes do Brasil e do exterior por causa da flora e fauna riquíssimas.

Teresópolis está a 910 metros de altura, é a cidade mais alta do Estado do Rio. O clima lhe convida à curtir o frio no inverno e à esfriar a cabeça num bom mergulho de verão. Picos e montanhas protegem a cidade Cercada pela Serra dos Órgãos, a região permaneceu por muito tempo isolada pela muralha de pedra formada pela Serra do Mar e pela mata fechada, que desencorajava os exploradores.

A natureza é o maior espetáculo. Uma das maiores atrações de Teresópolis é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, localizado há 6km do centro da cidade e recheado com 11 mil hectares de mata nativa, que se estendem por Petrópolis, Magé e Guapimirim. A sede e a sub-sede são as únicas entradas do parque, localizadas na BR-116 a Rio-Bahia. O parque oferece além do visual exuberante, muitas formações rochosas, que agradam em cheio os praticantes de montanhismo, escaladas e trekking. Há também cachoeiras, locais para piquenique, camping e trilhas mais leves. A região é recheada de orquídeas, pois a baixa temperatura favorece o cultivo. Os mais ousados e experientes gostam de encarar a travessia Teresópolis - Petrópolis, uma jornada de 42 quilômetros atravessando a mata e as montanhas da região. Se você está nesse time, contrate um guia de ecoturismo local, pois a incidência de pessoas perdidas é grande.

Paraíso dos alpinistas e montanhistas O mais famoso dos picos da cidade é o Dedo de Deus, literalmente apontando para o céu com 1.692m de altitude; depois, vem a formação conhecida como Verruga do Frade, com uma altitude de 1980m; em seguida está a Pedra do Sino com 2.263m. Temos ainda a Agulha do Diabo, com 2.050 m de altitude e, por fim, o Dedo de Nossa Senhora com seus 1.320 m. Por tudo isso, a região é a preferida dos alpinistas e está cheia de escolas e instrutores para os iniciantes neste esporte. Água cristalina da montanha. Para os que não estão dispostos a tanto esforço, uma boa pedida são os passeios ao Poço Verde e ao Poço da Preguiça. Com apenas 15 minutos de caminhada, a recompensa já está na sua frente: cachoeiras de águas puras e cristalinas, que se derramam como verdadeiras bênçãos sobre os banhistas. Um alerta importante: a região é muito sujeita à trombas d'água, que descem das nascentes no alto das montanhas de repente, surpreendendo os banhistas e causando verdadeiras tragédias. Se o tempo estiver nublado, evite tomar banhos de rio ou cachoeira, ou mesmo ficar nas pedras e margens próximas à água.

Outro passeio bastante procurado é a vista panorâmica da Colina dos Mirantes, localizada no centro da cidade. De lá, é possível avistar toda a cidade e a cadeia de montanhas que definiu a ocupação da serra. Você deve visitar as fontes de água mineral: a Judith (radioativa), fica na Av. Oliveira Botelho; a do Alto, fica a 4km da primeira; a Amélia, está na rua Diogo José Ponciano; Ponta do Ingá, 3km; a São Sebastião com suas águas leves, está localizada no bairro Pimenteiras.

Um pedacinho da Rússia, outro de Minas Gerais. Mas depois de tantas caminhadas e banhos de cachoeira, chegou a hora de satisfazer o paladar. Tenha certeza, Teresópolis é o lugar certo. Um dos restaurantes mais conhecidos da cidade e também, um dos mais exóticos, é o Dona Irene, na rua Yeda nº 730. Ele serve, nada mais nada menos, que um "banquete" da mais tradicional comida russa. Reserve pelo menos três horas para comer, porque quando falo em banquete, estou sendo fiel à palavra. O pequeno menu incluí nove entradas frias, seguidas por "broski" com "piroskis", ou seja, sopa de beterraba com pastéis bem levinhos e mais quatro entradas quentes. O prato principal pode ser escolhido entre oito opções, do frango à Kiev ao estrogonofe. Para sobremesa, tortas, "charlotes", pavês e panquecas. Tudo isso, acompanhado por uma vodca de fabricação caseira. Isso é ou não é um banquete? Mas se sua opção for bem brasileira, na cidade está localizado o famoso Tutu-Terê, na Praça dos Namorados, dentro do bosque da Toca-Terê, Pousada. Chef Atílio pilota um fogão à lenha, monta uma Vaca Atolada e cerca um Leitão à Pururuca antecedidos de 8 entradas do pão de queijo ao torresminho que se derrete na boca. A sobremesa é servida em oito potes com os mais variados doces caseiros, e, claro, queijo de Minas, café, chá e bolo de fubá. Enquanto você almoça na beira das lareiras, as crianças são cuidadas por recreadora infantil. Mas um aviso: o Tutu só atende 40 pessoas em seus almoços de sábados, domingos e feriados. E para sua noite, com fondues de queijo, carne e chocolate, ao som de um bom piano, visite o Taba-Terê, Fondue Piano Bar.

Depois de participar desta festa gastronômica, se você agüentar, vamos às compras. O comércio local é rico em artesanato de madeira, vime, roupas de lã, algodão, couro e doces caseiros. Na praça Higino da Silveira acontece a mais tradicional feira de artesanato da cidade, mas se você prefere shopping, os da cidade também estão lá. Venha descobrir as belezas dessas terras altas, fique mais perto do céu em Teresópolis e veja mais esta jóia da Serra Fluminense. Quando você voltar para casa, terá a certeza, que Teresópolis é uma das mais simpáticas cidades serranas. Agora é só conferir.

Para as crianças estão disponíveis atrações apropriadas tais como os passeios de cavalo, charrete e carrinhos de bode, como o animado passeio no trenzinho Benetrem (que parte da Praça do Alto) e durante 45 minutos diverte o turista com sua turma fanfarrona e fantasiada.

A cidade tem excelente rede hoteleira onde se destacam as pousadas sempre aprazíveis e carinhosas na hospitalidade. Também seus restaurantes são variados e de boa cozinha. Para uma indicação segura e sob rígidos critérios de higiene, conforto e paladar, deve ser consultada a Sociedade Recreio em Teresópolis (SORTe)