Plantação de cana de açucarO município de Floriano originou-se de quatro sesmarias, em 1676, a maioria doada a Domingos Afonso Mafrense. Ele foi responsável pela implantação das primeiras fazendas, com o cultivo da cana-de-açúcar e pecuária extensiva, que depois se estabeleceu como atividade mais importante. Com sua morte, suas fazendas foram doadas aos jesuítas, que as administraram, mas foram expulsos em 1760 e as terras passaram para o Estado, atingindo significativo crescimento. A valorização da borracha de maniçoba e a navegação fluvial também contribuiram para o desenvolvimento da cidade.

Floriano é um município do estado do Piauí, estando situado na Zona Fisiográfica do Médio Parnaíba, à margem direita desse rio, em frente à cidade de Barão de Grajaú, no Maranhão. O Rio Parnaíba banha o município em toda sua extensão, que conta com cerca de 60 mil habitantes. 

É a segunda cidade do estado, sede do município de mesmo nome, localizada a 253 km de Teresina. É também o segundo porto fluvial do Piauí e liga-se à Teresina pela rodovia federal BR-230. Exporta óleo e amêndoa de babaçu, algodão em pluma, arroz, gado, telhas e tijolos. Anualmente a cidade realiza uma feira agropecuária. O comércio de miudezas e tecidos é bem desenvolvido (talvez influência dos árabes lá estabelecidos), assim como o de produtos farmacêuticos.

A cidade conta com alguns pontos turísticos de destaque, como o Terminal Turístico Beira-Rio, espaços culturais, Prodart, Comunidade Curtume, Cidade Cenográfica, Balneário Manga e os Casarios Árabes. Há também atrações para o roteiro religioso, como a Co-Catedral de São Pedro de Alcântara e o Mosteiro das Monjas Concepcionistas. Porém o principal atrativo da cidade é para quem é apaixonado por carros. O Museu do Automóvel de Floriano expõe, em um galpão de 288 metros quadrados, vários tipos de veículos antigos, de caminhões até bicicletas; e conta com um acervo de revistas, acessórios e fotos. Além disso, a cidade também faz parte da rota dos Rally dos Sertões.