São Bento do Una teve início por volta de 1825, originada da Fazenda Santa Cruz. Em pouco tempo, com a chegada de colonos, toda a região dos vales do Rio Una, Ipojuca e Riachão tornou-se habitada e próspera. Com a chegada de mais pessoas, a emancipação política ocorrida em 1860, transformou o próspero povoado em vila. Perante seu desenvolvimento, a vila foi elevada à categoria de cidade em 1900.

O nome "São Bento" vem da forte devoção dos primeiros habitantes no santo, que acreditam tê-los protegidos dos ofídios venenosos bastante presentes no local nesta época (São Bento é um santo reconhecido como protetor das vítimas dos ofídios) e "da Una" se deve à sua localização próxima ao rio de mesmo nome.

São Bento da Una é um município brasileiro do estado de Pernambuco, situado a mais de 600 m de altitude no Planalto da Borborema, e com uma população estimada em mais de 50 mil habitantes. Dista 215 km da capital do estado.

Na economia local, a agropecuária e avicultura despontam como principais atividades; e conseqüentemente tem seu comércio impulsionado por tais atividades, inserindo-se como fonte de renda e empregos. No ramo industrial, conta com a primeira indústria de laticínios do Nordeste, construída em 1935.

Sempre teve preocupação com a cultura, desde antes de sua emancipação. O principal impulso ao desenvolvimento artístico e cultural da região foi a fundação do Teatro Sãobentense. Hoje, o principal atrativo da cidade é uma corrida de galinhas, que inclusive faz parte do calendário turístico de Estado.