Paulista originou-se quando uma grande quantidade de terras foi adquirida por Manuel de Morais Navarro, conhecido como o paulista, por ter vindo de São Paulo, daí a origem do nome da cidade.

A Fortaleza de N. Sra dos Prazeres, mais conhecida como o Forte do Pau Amarelo, está situada na praia de Pau Amarelo. A Fortaleza, foi construída em pedra de cantaria, para defender a barra da praia.

Como é um cidade histórica, Paulista possui diversas igrejas datadas de épocas diferentes como a Capela de Santo Antônio de Paratibe, construída em 1559, e reconstruída em 1731; a Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Médicos datada do século XIX; a Igreja Nossa Senhora do Ó, em estilo colonial, foi também construída no século XIX; e ainda a Igreja de Santa Isabel Rainha de Portugal, de Nossa Senhora da Conceição e a de São João da Barra Mansa.

O Parque do Janga é considerado uma das maiores reservas florestais do Estado de Pernambuco, possui aproximadamente 654 hectares de Mata Atlântica, Manguezais, Colinas e Várzeas. Localizada no alto de uma colina do Parque, estão as ruínas da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres de Maranguape, que foi construída em 1656, em agradecimento à expulsão dos holandeses da região. A Igreja foi a primeira paróquia de Paulista.

Como está localizada no litoral de Pernambuco, a cidade possui belas praias. Destaque para as praias do Janga; a de Maria Farinha de onde é possível avistar a Ilha de Itamaracá e a de Conceição de onde também é possível visualizar a Ilha. E uma das mais procuradas é a Praia de Pau Amarelo, que possui águas calmas e forma piscinas naturais em alto mar, nela está localizado o Forte de Pau Amrelo e foi onde os holandeses desembarcaram pela primeira vez no litoral brasileiro.

Paulista está situada no litoral do estado de Pernambuco, na região metropolitana de Recife. Possui um território de 102,3 km² e um clima tropical quente e úmido, com uma temperatura média anual na casa dos 24,5°C.