Santa Rita, está localizada na Paraíba. Está cercada pelos seguintes municípios: Cabedelo (23 km), Lucena (27 km), Rio Tinto (36 km), Capim (28 km), Sapé (27 km), Cruz do Espírito Santo (12 km), Conde (18 km), Pedras de Fogo (34 km), Alhandra (45 km), Bayeux (7 km) e João Pessoa (11 km). Tem saída para o mar através do estuário do Rio Paraíba, onde situam-se várias ilhas, e entre elas se destacam duas, ambas pertencentes ao município: Ilha Stuart e Ilha Tiriri. Possui a temperatura média anual em torno de 26°C, com vegetação formada por campos e mata de restingas, manguezais e mata úmida.

A cidade foi colonizada logo após a fundação de João Pessoa em 1585, por Martim Leitão, um português. Nesta época, eram freqüentes os combates entre portugueses, potiguaras e tabajaras, estes auxiliados pelos franceses. 

No local conhecido como Tibiry, foi construído o forte de São Sebastião (1771) e próximo ao mesmo, a capela que juntamente com o primeiro engenho de açúcar se tornaram o marco para a formação do povoado de Santa Rita, foi edificada. Há também uma outra versão sobre a origem do município: esta diz que Santa Rita surgiu de um acampamento de tropas, ou ponto de partida, ou estacionamento de comboios de almocreves de matutos, tendo sido, primeiramente, um local de "pouso" dos viajantes que precisavam pernoitar, já que naquele tempo, para se ir à capital da Província, havia grande dificuldade, contornava-se o vasto alagadiço existente entre Santa Rita e Tibiri, para então alcançar a Estrada de Manêma que ligava o Engenho Tibiri à Paraíba. E assim surgiram as primeiras habitações e mais tarde a cidade que é hoje.

Santa Rita se emancipou politicamente em 19 de março de 1890. Sua Padroeira é Santa Rita de Cássia.

É o terceiro município do Estado em população e em número de eleitores, o primeiro em extensão territorial, possuindo os distritos de Estiva, Forte Velho, Gargaú, Jacaraúna, Lerolândia, Nossa Senhora do Livramento e Odilândia.

É conhecida como a cidade dos canaviais, pela grande produção de cana-de-açúcar. A cidade é a maior produtora de abacaxi do Estado.