Ananindeua é um município brasileiro do Estado do Pará, localizado na Grande Belém e é o segundo mais populoso do Estado. O nome Ananindeua é de origem tupi e deve-se à grande quantidade de árvore ANANI, uma árvore que produz a resina de cerol para lacrar as fendas das embarcações. A cidade é originária de ribeirinhos e começou a ser povoada a partir da antiga Estrada de Ferro de Bragança.

Algumas referências históricas datadas no século XIX, permitem identificar alguns traços do município, esses traços guardam relação com o estabelecimento de uma estação de Ferro de Bragança, onde hoje se encontra instalada a sede municipal. Originalmente a cidade pertencia à Belém, a partir da instalação da Estrada de Ferro foi reconhecida como Distrito de Belém. 

O município possui 13 ilhas belíssimas que servem como um verdadeiro centro de reprodução da diversidade da floresta Amazônica. As suas ilhas são habitadas por pequenos povoados e em cada um deles é possível se encontrar uma igreja, um campo, uma escola e muito verde.

Com as suas temperaturas elevadas e suas florestas secundárias encontram-se espécies típicas, como a a andiroba, o açaí, o buriti. O seu turismo ainda não é muito reconhecido, e faz de Ananindeua uma cidade com belezas inexploradas. A preservação ambiental é muito importante em toda a região.

Para quem deseja relaxar e usufruir de ilhas paradisíacas, a cidade é uma ótima opção, pois a hospitalidade e a simplicidade de seus moradores faz com que se tornem também mais uma atração.