A Ilha de Marajó está localizada no estado do Pará e mesmo contendo belezas incalculáveis ainda não é muito conhecida pelos turistas. Seu principal destaque são os Montes Tesos (montes artificiais construídos no passado pré-colombiano pelos índios locais). O lugar é cercado pelos rios Amazonas, Tocantins e pelo Oceano Atlântico. Há indícios que Marajó pode ter sido o primeiro lugar de todo o território brasileiro visitado pelos europeus no descobrimento do país. Para se dirigir à ilha, tem-se que atravessar por barcos ou balsas que partem de Belém. Lá, é possível encontrar hospedagens rurais e de Selva. No local, os visitantes podem aproveitar as praias (Araruna, Pesqueiro) e as lojas de artesanato em couro de búfalo.

O arquipélago do Marajó possui 13 municípios, sendo Soure o mais procurado pelos visitantes. A cidade de Soure, na costa leste de Marajó, é onde encontra-se mais infra-estrutura e serviços, como hotéis, restaurantes pois lá tem poucos e bem simples. As praias da cidade podem ser de água doce ou salgada. Além das praias, outras atrações são o Museu de Marajó, eventos como o festival do boi Bumbá e Nossa Senhora de Nazaré. Outra característica típica da região é o carimbó, exibido em apresentações para turistas.

O Festival de Quadrilhas e Boi-Bumbá acontece em junho e a festa de Nossa Senhora de Nazaré, em novembro. Ambos encantam a todos com suas cores e a alegria contagiante. A Ilha é muito exótica e bela. Existe uma enorme variedade de fauna como, aves, peixes, macacos, capivaras e as manadas de búfalos do país; que são usados para corte e também como meio de transporte. Essa grande presença de búfalos se reflete inclusive na refeição (carne, leite e queijo). Para a população local, o uso do animal vai além da comida e artesanato: a polícia local utiliza-o como transporte, por exemplo. A melhor maneira de conhecer o lugar é visitando as suas fazendas e seus pontos turísticos. A Fazenda de Marajó é um desses pontos e foi premiado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A praia do Pesqueiro 3 km de extensão, também é uma ótima opção para quem busca lazer. É um lugar inesquecível com inúmeras belezas naturais onde os seus visitantes ficam encantados pelo local. Não deixe de conhecer a Ilha de Marajó. Um lugar diferente e único que, por estar distante de tudo, consegue preservar a sua beleza natural.