João Monlevade é uma cidade do estado de Minas Gerais, fundada pelo engenheiro francês Jean Antoine Felix Dissandes de Monlevade, que deu nome à cidade. Atualmente, João Monlevade conta com uma população de cerca de 80 mil habitantes.

A economia da cidade é baseada principalmente na mineração de ferro e na indústria siderúrgica. Em João Monlevade, estão localizadas importantes indústrias, como a Belgo Mineira (Arcelor Brasil) e a Vale do Rio Doce; havendo u'a mão-de-obra especializada para o setor metalúrgico. Há também uma vasta disponibilidade de recursos minerais. Para indústrias de pequeno porte há áreas passíveis de aproveitamento, apesar de ainda estarem desprovidas de infra-estrutura adequada.

Apesar da proximidade de Belo Horizonte, que poderia desestimular o comércio local, encontramos exemplos dinâmicos na atividade comercial local, sendo que o segmento varejista é o mais tradicional. No ramo de serviços, o município é considerado um pólo da região, merecendo destaque os de saúde, educação, manutenção e montagem industrial, havendo também uma boa infra-estrutura para o turismo.

Situada às margens da BR 381/262, é ponto de passagem dos turistas que saem em busca dos litorais do Brasil, sendo parada obrigatória. Em épocas de veraneio a cidade se enche de visitantes de todas as partes do Brasil. Por isso possui excelentes hotéis, ótimos restaurantes, tudo isso aliado ao comportamento receptivo dos habitantes da cidade, que são bastante acolhedores e amáveis.

Além de servir como "ponto de apoio" aos viajantes, a cidade conta também com atrações para o turismo histórico, ecológico e religioso. João Monlevade possui a única igreja do mundo construída em formato de "V", a Matriz São José do Operário, e diz-se ainda ser a única em formato de cálice.