Ouro Fino ficou conhecida como a Cidade do Menino da Porteira, graças à famosa canção composta pelos cururueiros Teddy Vieira e Luisinho e que foi regravada por diversos artistas. Com o sucesso da canção, Ouro Fino aproveitou o momento e em homenagem à música criou o monumento Menino da Porteira, que tem 10 metros de altura e 16 de largura, sendo o cartão postal da cidade.

Ouro Fino é uma das cidades que integram o chamado circuito das malhas, destacando-se na produção de roupas em linha, lã, crochê, algodão e considerada uma das melhores fornecedoras das belas peças desse circuito. A cidade realiza feiras e exposições para este setor.

Faz parte também do Caminho da Fé, sendo um importante ponto de passagem dos peregrinos. O Caminho da Fé é uma peregrinação religiosa que tem início em Tambaú e termina em Aparecida do Norte, municípios paulistas.

Essa tranqüila cidade de clima montanhoso, com temperatura média anual ficando na casa dos 18ºC, e com pouco mais de 40 mil habitantes, localiza-se na região pertencente à Serra da Mantiqueira, no estado de Minas Gerais. Cercada por montanhas e vales, Ouro Fino preserva muito bem o seu patrimônio, com atrações como a Cachoeira do Taboão que é formada por diversas quedas d'água e a Serra da Ventania de onde se tem uma bela vista panorâmica das montanhas mineiras.