O município de Ponta Porã, localizado a oeste do estado de Mato Grosso do Sul, constituindo uma ligação internacional com seu vizinho paraguaio, Pedro Juan Caballero, mantém fortes laços comerciais, sociais e culturais, permitindo aos dois povos uma convivência pacífica. A cidade dispõe de uma ampla rede hoteleira, que oferece hospedagem de qualidade, contando ainda com rica variedade gastronômica.

No turismo do município de Ponta Porã, há vastas opções, sendo a principal o turismo de compras. Com a fronteira seca para o vizinho paraguaio, é só atravessar a linha internacional e se chega ao Paraguai, onde é possível desfrutar de todo um comércio diversificado (bebidas, roupas, eletrônicos...), passando ainda pelo Cassino Amambay.

Além do turismo de compras, a cidade conta com a opção dos passeios ecológicos e diversões, como rios riachos, quedas de água, muito verde, cercado de cerros no lado paraguaio, onde o visitante pode optar entre uma boa pescaria ou cavalgadas turísticas por fazendas, desafiar trilhas, paredões, praticar trekking e rapel, que atraem turistas do país e do mundo.

Outra opção é o passeio cultural, já que o município conta, por exemplo, com um museu que narra a história do ciclo da Erva Mate, a Colônia Militar dos Dourados, e, no lado paraguaio, um parque ecológico que guarda vestígios de uma antiga civilização das cavernas com inscrições rúnicas. O centro da cidade também recebeu nova iluminação ornamental, incrementando o passeio e o lazer noturno. Apesar de todos atrativos turísticos, a economia local está baseada na agricultura e na pecuária, com destaque para a produção de erva mate; além das lavouras e uma agricultura mecanizada. Há tembém uma Indústria que produz óleo de soja, tudo com um forte apoio da prefeitura.