Itumbiara é o portal de entrada para o estado de Goiás, a uma distância de 206 quilômetros de Goiânia e 400 de Brasília. Sua população é de aproximadamente 88 mil habitantes. Além da sede municipal, o município possui 2 povoados: Santa Rosa do Meia Ponte e Sarandi. O solo do município é formado por partes montanhosas e partes onduladas, mas sua maioria é plana, ideal para cultura pastoril.

Já a Serra de Santa Rita, beirando o Rio Paranaíba e além dela existem diversos morros, mas sem destaque. O município é fartamente irrigado pelos rios: Paranaíba, Rio dos Bois e Meia-Ponte, além de dezenas de Ribeirões e Córregos.

O município de Itumbiara é um dos mais competitivos e o maior exportador do estado. O fácil acesso ao sudoeste do estado e ao Sul e Sudeste do país, facilitam o escoamento da produção, funcionando como uma das principais razões para a instalação de grandes agroindústrias, que favorecem seu acentuado crescimento e desenvolvimento econômico.

O turismo local é ainda principiante e sem dúvida, a água é o principal caminho para o desenvolvimento do turismo na região, caracterizado pelas vantagens competitivas da localidade neste quesito e em maior destaque o grande Lago da Represa do Rio Paranaíba. Ressalta-se que nos últimos anos têm sido freqüentes na região do Lago da Represa do Rio Paranaíba, encontros de pescadores e de equipes de pesca para a prática de pesca esportiva. Os principais pontos turísticos de Itumbiara são, o Rio Paranaíba, a Represa de Furnas e a Avenida Beira Rio. Práticas náuticas são comuns na cidade devido ao rio. Dentro dos eventos que ocorrem na cidade temos a Folia Santo Reis, Troféu Águas do Paranaíba, aniversário da cidade, Torneio de Pesca ao Tucunaré, Exposição Nacional das Orquídeas, entre outros, no decorrer do ano.