Trindade teve a sua origem por volta de 1840, e tinha inicialmente a denominação de Barro Preto. De acordo com os historiadores, nos arredores da cidade, em uma olaria de propriedade de Constantino Xavier Maria, foi encontrada uma pequena imagem de barro, em formato de medalha, representando a Virgem Maria e a Santíssima Trindade.

Em 1886, Constantino mandou construir uma nova capela, utilizando esmolas oferecidas à Santíssima Trindade. Anos depois, pediu ao escultor Veiga Valle, da cidade de Pirenópolis, que esculpisse a imagem da Santa na medalha. Trindade, é considerada a capital católica do estado. As novenas têm início 9 dias antes do primeiro domingo do mês de julho. Na ocasião, ocorre uma romaria com afluência de milhares de turistas e devotos.

Com a fé crescente do povo e o número cada vez maior de romeiros, foi necessário construir o grande Santuário do Divino Pai Eterno no alto da montanha, hoje visto por todas as pessoas que se aproximam da cidade. O turismo em Trindade cresce e gera cada vez mais serviços.

Um dos pontos altos da Festa do Divino Pai é a entrada de aproximadamente 300 carreiros, vindos de vário lugares do interior do estado de Goiás. Eles participam do tradicional desfile de carros de boi. Diferente do que muitos pensam, a cidade não vive apenas em torno da cantiga dos carros de boi e da fé, que leva cada vez mais pessoas a lotarem as igrejas.

As procissões, missas, novenas e retiros, em sua maioria são partilhadas pelo consumo de cerveja e outras bebidas alcóolicas, além de festas com danças de catira, roda de violeiros, leilões, bingos, bailes e outros tipos de diversões.

Trindade tem tudo para ser uma das cidades mais visitadas do país. O turismo religioso com o projeto "Trindade, 365 dias de fé", fez com que o município entrasse em constante desenvolvimento, além disso, existe bastante investimento para o turismo rural e o ecoturismo. A sua população é muito simples e hospitaleira, e os seus visitantes se encantam perante tanta fé e elegem a cidade como um verdadeiro santuário.