Inhumas é um município do estado de Goiás, situado às margens da Estrada Real. Por ser ponto de descanso para tropeiros, o vilarejo surgiu a partir da referência de um extenso goiabal, o que mais tarde se tornou uma fazenda de gado. Em 1896 se deu a criação do distrito de Goiabeiras, que teve seu nome alterado para Inhumas 12 anos mais tarde. No ano de 1930 foi elevado à vila, tornando-se município no ano seguinte.

Com o trabalho dos habitantes, principalmente dos imigrantes sírios-libaneses, espanhóis, italianos, japoneses e portugueses, Inhumas destacou-se em 1930 como Princesinha do Cerrado. Região de terra roxa, reserva de mata cultivável, com grande potencial para cultura do café, despertou grande corrente imigratória.

Hoje Inhumas está a 39 km da capital do estado, contando com uma população estimada em aproximadamente 50 mil habitantes. Sua economia tem base agroindustrial, com destaque na produção de milho e feijão, mas contando também com outros produtos, além da atuação em outros ramos, como a pecuária, comércio e serviços.