Reserva Biológica de Duas Bocas CariacicaO município de Cariacica é marcado por origens que agregam povos indígenas, negros e imigrantes europeus. Antes de se tornar município, o local foi considerado distrito e batizado pela Igreja Católica como Freguesia de São João Batista de Cariacica e foi em 30 de dezembro de 1890 que o local se tornou município independente, desmembrando-se definitivamente de Vitória.

As atividades estritamente agrícolas foram aos poucos sendo substituídas por atividades de apoio à comercialização e transporte de mercadorias, incentivadas pela construção da Estrada de Ferro Vitória-Minas. Na década de 40, com a inauguração da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), a população urbana do município aumentou mais que o dobro.

O dia 24 de junho é a data de comemoração do dia da cidade, mas em abril acontece a festa mais tradicional da cidade, o dia de Nossa Senhora da Penha. Os festejos deste dia começaram quando ainda havia escravidão no Brasil e, por isso, os negros precisavam esconder seus rostos com máscaras, para não serem reconhecidos pelos brancos. A festa cristã organizada pelos brancos misturou-se então às raízes negras e indígenas, dando origem ao Carnaval de Congo, que acontece todos anos no dia de Nossa Senhora da Penha. Atualmente, o evento reúne mais de 40 mil pessoas em Roda D'Água e a presença dos mascarados transformou-se numa brincadeira tradicional do evento. Cariacica agora faz parte da mais nova rota turística do estado: Rota Caminhos do Imigrante.