Só a origem do nome de Cascavel já dá uma boa história. Segundo a lenda, a cidade teria sido construída sobre o ninho de uma cascavel gigante. Dizem que sempre que alguém fala "cascavel", a cobra cresce. Nesse local foi construída uma torre e, no seu topo, colocada a imagem de Nossa Senhora do Ó para impedir a saída da cobra. Ninguém ousa retirar a imagem de cima da torre, com medo que a cobra levante-se e destrua tudo.

A cidade, dona dessa incrível lenda, está situada no estado do Ceará, estando a aproximadamente 40 m de altitude. Sua população é estimada em cerca de 70 mil habitantes. Ainda se encontra em fase de desenvolvimento industrial. Seu pólo conta com 3 empresas, apenas, a Pé de Ferro, Bermas Industria e Comércio e Cascaju Agroindustrial. Essas empresas estão presentes na contexto de importações do Ceará.

Cascavel tem para o turista, belas e aconchegantes praias, além de ótima culinária e artesanato bastante variado. O clima do município, influenciado pela brisa marinha, é bastante saudável, com a temperatura oscilando entre 26 e 31 graus centígrados.

As praias são piscosas com grandes variedades como, lagostas, camarões e caranguejos. As principais praias encontradas no município são a Balbino, Caponga, Águas Belas, Barra Velha e Barra Nova.

A Feira de São Bento é realizada aos sábados pela manhã no centro de Cascavel. É considerada a mais popular do litoral Leste do Ceará. Tem grande movimento comercial de hortifrutigranjeiros; rapadura; peixe; artesanato de cipó, palha e barro; roupas; entre outros, com preços são muito convidativos.

Entre os eventos da cidade, podemos destacar o Carnaval, a Regata de Paquete e da Jangada, Vaquejada, Festa Junina, além das festividades religiosas.