Feira de Santana está localizada em uma posição muito privilegiada e a distância da capital, é relativamente pequena. A cidade tem acesso às principais rodovias do Nordeste brasileiro e funciona como um ponto de passagem para o tráfego que vem do Sul e do Centro Oeste e que se dirige pra Salvador e outras cidades nordestinas.

O nome da cidade é uma homenagem ao casal considerado seus fundadores, Domingos Barbosa de Araújo e Anna que ergueram uma capela na Fazenda de Sant´Anna dos Olhos D'Água, em homenagem à sua santa de devoção, Senhora Sant`Anna.

Nascia ali, um ponto obrigatório de viajentes, tropas procedentes do sertão baiano e de outros estados. Surgia então, um próspero comércio de gado ao lado de uma feira periódica. O ritmo de desenvolvimento acelerado do povoado exigiu a construção de ruas mais largas e casas comerciais para atender à grande quantidade de pessoas que chegavam à Feira de Santana.

A tradicional hospitalidade de seu povo, faz com que o número de turistas cresçam. Os eventos que ocorrem na cidade já se tornaram populares e tradicionais como a "Micareta de Feira de Santana", "São João e São José" e "Exposição Agropecuária de Feira de Santana".