Bois Festival ParintinsLocalizada à margem direita do rio Amazonas, na ilha de Tupinambarana, Parintins fica a cerca de 400 Km da capital Manaus. Com clima Tropical Chuvoso e Úmido, a cobertura vegetal predominante é a típica da região Amazônica, formada por florestas de várzea e terra firme, tendo ao seu redor um relevo composto por lagos, ilhotes e uma pequena serra.

Artesanato indígena e delícias da rica culinária local são apenas algumas opções que o turista que chega a Parintins vai encontrar. Existem também outros atrativos na terra do bumba-meu-boi que merecem destaque. Entre eles está a pescaria, que oferece aos entusiastas toda a diversidade de espécies da Amazônia. Para esta atividade, o período sugerido é nos meses de setembro e outubro. Outra peculiaridade está nos banhos de água doce da Amazônia, que variam desde as águas claras do Uiacurapá, ao agitado lago Macurany, conhecido pelos praticantes de jet-ski e outros esportes náuticos.

Sem dúvida, o período do Festival é o mais movimentado do ano: toadas e trios-elétricos invadem a ilha; torcidas se divertem dentro e fora do Bumbódromo ao som de Caprichoso e Garantido, colorindo de azul e vermelho toda a cidade durante o mês de junho. Entre os outros eventos da cidade temos a Festa de Soltura de Quelônios, Encenação da Paixão de Cristo, Temporada de Festas e Ensaios dos Bois Bumbás, Festival Folclórico, Festival de Quadrilhas, Festa da Padroeira, Festival de Pesca do Peixe Liso, Festival Folclórico, Festival de Música Sacra, Festival do Beijú, Aniversário do Município, Festival de Pastorinhas, entre outros.

Economicamente, Parintins tem atuação nos 3 setores; com maior amplitude no setor primário, na agricultura, pecuária, pesca, avicultura e extração vegetal. No secundário, conta com algumas indústrias (peças metálicas, redes e tapetes, beneficiamento, moinho de café, estaleiros, serrarias, olarias e marcenarias); e no terciário com comércio e serviços.