Gsdo Bovino SantanaSantana localiza-se no Estado do Amapá. As vegetações predominantes da localidade são: cerrado, floresta tropical densa, área alagada, floresta de várzea e tensão ecológica. A hidrografia do município conta com diversos rios e igarapés como o rio Amazonas, rio Matapi, rio Maruanum, rio Tributário, rio Piassacá, rio Vila Nova, Igarapé do Lago e Igarapé Fortaleza. O clima da região é tropical chuvoso e sua temperatura média de 23ºC.

Economicamente a cidade se destaca no setor primário pela a criação de gado bovino, bubalino e suíno, a atividade pesqueira e a extração da madeira, além da venda de produtos tipicamente nortistas; no setor secundário, possui as empresas Flórida e Equador, ISA Peixe, REAMA, CIMACER, FACEPA, CHAMPION, dentre outras; no setor terciário: comércio e serviços desenvolvem a região, existindo a Área de Livre Comércio de Macapá e Santana - ALCMS.

No turismo podemos citar varias atrações, como o porto de embarque e desembarque de produtos importados e cavacos de pinho, o porto flutuante de embarque do manganês pelotizado; a ilha de Santana, o balneário "Recanto da Aldeia", etc.

Os principais eventos da cidade são:

  • A festa de Santa Ana, em 27 de julho;
  • O Santana na Roça, no período das festas juninas;
  • O Festejo do Divino Espírito Santo, em 2 de janeiro e;
  • Em 29 de junho os festejos em louvor à Mãe de Deus.

A vila foi fundada pelo governador do Estado do Grão-Pará e Maranhão (capitão-general Mendonça Furtado) em 4 de fevereiro de 1758. Posteriormente foi elevada à categoria de cidade em 17 de dezembro de 1987.