Nahuel Huapi Bariloche ArgentinaBariloche é uma cidade graciosa da América do Sul, localizada na província do Rio Negro, na Argentina, que encantou os olhares dos turistas desde 1980, principalmente brasileiros, por isso recebeu o apelido de Brasiloche. Geralmente, os visitantes vão em busca dos seus campos nevados e estações de esqui. Os apaixonados pelo inverno encontrarão em San Carlos de Bariloche, um local aconchegante e perfeito para conhecer a neve e, para os esportistas, muitas opções de realizarem manobras radicais.

A cidade é cercada por morros e uma deles é o Cerro Tronador que adquiriu esse nome por causa das geleiras que desmoronam, causando um barulho, semelhante a um trovão. Outro é o Cerro Catedral, o maior complexo de esportes de inverno da América do Sul.

Apesar das atrações de inverno, outras épocas do ano também recebem muitos turistas que podem realizar o famoso passeio chamado Circuito Chico, do qual o visitante tem acesso as regiões mais populares da cidade como o lago Nahuel Huapi e a Praia Bonita. Pode-se também visitar os parques, fazer rafting no Rio Manso, caminhadas pelos bosques e realizar outros esportes.

A infra-estrututura turística é adequada, grande parte dos hotéis localizam-se no centro, cercado por ótimos restaurantes com uma culinária agradável de pratos como fondue de queijo, canelones, crepes, saladas, trutas e bebidas como vinho e chocolate quente, que é um dos melhores da região.

Como Chegar

Na alta temporada da cidade que ocorre no inverno, as agências de turismo preparam pacotes com voos diretos de algumas capitais do Brasil para Bariloche. Geralmente, as companhias aéreas como TAM, LAN e Aerolíneas Argentinas oferecem voos para a cidade fazendo escalas em Buenos Aires, desembarcando no Aeroparque Jorge Newberry e de lá seguem para o Aeropuerto Internacional Teniente Luis Candelaria. Quando o desembarque é feito no Aeroporto de Ezeiza, muitos turistas optam por dormir em Buenos Aires e depois pegar um ônibus para Bariloche.

Existem outras opções para chegar até a cidade, se vier do Chile, poderá desembarcar no Aeroporto de Puerto Montt e fazer uma travessia de barco ou um percurso de ônibus através de outras partes da Argentina.

Melhor Época para Viajar

Ao planejar a viagem é necessário decidir se deseja encontrar neve ou campos lindos e paisagens impressionantes de verão. No primeiro caso é recomendado ir no inverno, período de alta temporada. É nessa estação do ano que os turistas podem aproveitar os morros cheios de neve, frio e locais propícios para a prática de esportes como snowboard, esquibunda, dentre outros.

Mas para ter certeza que a neve estará ótima para realizar tais atividades fique atento ao site do Cerro Catedral e do Cerro Bayo. Já para a segunda opção, procure ir na primavera ou no verão, que garante opções de caminhadas ao ar livre, bem como esportes aquáticos inapropriados para o frio. Os preços são mais acessíveis do que no inverno. Veja os períodos mês a mês:

dezembro a março: o verão marca esse período com ótimas oportunidades para realizar esportes aquáticos e terrestres. Janeiro é baixa temporada, não há neve e a temperatura é agradável.

abril a junho: o outono chega na cidade e é um período chuvoso.

junho a agosto: o inverno se aproxima e os preços são acessíveis até o final do mês de junho. Após isso, há uma circulação de pessoas por causa do período de férias. Mas é em agosto que costuma ser muito visitada, pois há garantia de neve. No final do mês, os preços e as visitações começam a cair.

setembro a novembro: chegada da primavera. O mês de setembro é considerado baixa temporada, sendo assim os preços são mais acessíveis e há poucos turistas.

Onde Ficar

Grande parte dos hotéis da cidade estão localizados no centro, mas os turistas poderão se hospedar em hotéis próximos aos principais pontos turísticos. Quando o visitante fica hospedado no Centro Cívico (como é chamada a parte central) terá muitas opções de serviços para atendê-lo e poderá conhecer algumas atrações a pé. Mas se deseja ver atrações distantes poderá fazer passeios pela Vila de Angostura e o Circuito Chico que é oferecido pelas agências de viagem.

 

Pontos Turísticos em Bariloche

Parque Nahuek Huapi

É um dos parques mais famosos de Bariloche que recebe visitantes interessados em praticar esportes como rafting, canoagem, caminhadas por trilhas, passeios a cavalo, etc. O cenário possui lindas paisagens. Inclusive, o lago Nahuek Huapi é um ícone da cidade.

Cerros de Bariloche

  • Cerro Catedral: é um espaço de entretenimento e lazer. No inverno é muito procurado por praticantes de snowboard e esqui, por possuir um complexo de pistas com vários percursos. É possível alugar equipamentos, praticar em escolas de esqui e realizar atividades diversas na neve para todos os tipos de esquiadores.
  • Cerro Otto: é perfeito para ver paisagens lindas e do alto, pois é possível andar de teleférico, de trenó e de otto kart. É neste local que se encontra a confeitaria giratória que serve pratos apetitosos e uma vista panorâmica do morro.
  • Cerro Tronador: encontra-se no interior do Parque Nacional Nahuel Huapi. O cume do monte na maioria das vezes está coberto por neve, já seus três picos tem posições interessantes: um está em território chileno, outro na Argentina e o terceiro está na divisa entre Chile e Argentina.
  • Cerro Campanário: é um morro próximo às margens do lago Nahuel Huapi. Para subir ao morro é feito um passeio de teleférico. Chegando lá, existem vários mirantes em que o turistas podem visualizar paisagens lindas da cidade e também aproveitar os lanches de uma cafeteria no local.

Circuito Chico

É um passeio atraente indicado para pessoas que estejam visitando a cidade pela primeira vez. O visitante passará pelos principais pontos turísticos de Bariloche, tais como a praia Bonita, o lago Nahuel Huapi, dentre outros.

Centro Cívico

É o local composto por edifícios do governo, museus, monumentos e prédios históricos. O museu da Patagônia é um dos locais interessantes para conhecer a história da região. O centro foi fundado em 1940 e é um local em que as pessoas procuram para conversar, fotografar e admirar a cidade.

Piedras Blancas

Estação visitada por famílias, cujo principal esporte é o esquibunda. Existem várias regras e níveis para a prática do esporte, mas pode-se fugir da burocracia e brincar sem regras. Além disso, o turista pode passear de teleférico e conhecer a parte superior da estação que proporciona paisagens perfeitas no alto. Villa La Angostura: próxima a cidade, é uma vila importante para o turismo em Bariloche, principalmente para esportes, lojas de chocolate e souveniers.

Onde Comprar

A Casa de Los Artesanos é uma casa que vende peças de artesanato produzidas em couro, tecidos macramé, fibras vegetais, dentre outros tipos. Mas se procura por roupas, poderá encontrar na Columbia Spotswear, que vende artigos esportivos. Outro local interessante é o Shopping Patagonia com diversas lojas e opções de entretenimento para atrair seus clientes. Na Rua Mitre, os turistas encontrão boas opções de lojas, supermercados, bancos para atender suas necessidades.

Restaurantes em Bariloche

A culinária de Bariloche é rica e tem influência da gastronomia Patagônia com pratos como o Rincón Patagônico e o Cordeiro Patagônico. Os pratos argentinos mais apreciados são a parrilla e o assado criolo preparados com carne; e também doces feitos com chocolate. Inclusive, é em Bariloche que são muito comercializados doces como chocolates em rama, sorvetes, bombons e alfajores.

Informações ao Visitante

Idioma Oficial: Espanhol

Moeda: Peso Argentino

Embaixada Oficial no Brasil: http://www.brasil.embajada-argentina.gov.ar/

Fuso Horário: Mesmo horário de Brasília.

Documentos Essenciais: O visto não é necessário. Porém, leve todos os documentos pessoais, passaporte e comprovantes para apresentar no embarque.