O município de Manicoré está localizado no estado do Amazonas, norte do país, às margens do rio Madeira. Sua posição geográfica é estrategicamente importante, já que se situa entre as capitais Manaus e Porto Velho. Está a cerca de 390 km da capital do estado, com cerca de 45 mil habitantes.

A principal fonte de renda da população local vem da produção agrícola, principalmente com o cultivo da banana, melancia e produção de farinha, destacando-se como o maior produtor de banana e melancia do estado. Deve-se ainda ressaltar a importância do comércio, além do fato de possuir um grande potencial extrativista, que é baseado na borracha e na castanha.

A denominação de Manicoré veio devido ao Rio Manicoré, no Madeira, de grande importância para a cidade. Por sua vez, o nome do rio é proveniente da palavra Ancoré, nome de uma tribo indígena que habitava a região.

Apesar de sua história começar em 1637, é apenas 240 anos mais tarde que Manicoré torna-se sede da Comarca do Rio Madeira, e caminha para que, 15 anos depois, seja elevada à categoria de cidade. A cidade possui vários atrativos turísticos, entre eles, destacam-se o balnéario do Atininga e as cachoeiras do Rio Manicoré. Além disso, a cidade também é conhecida internacionalmente pela pesca esportiva do Tucunaré (peixe amazônico).

Como atividades culturais, destacamos a Festa da Melancia, os forrós de rua, que trouxeram o apelido de Terra do Forró para a cidade, e o Festival das quadrilhas.