Localizado no estado do Pará, o município de Itaituba pertence à mesorregião Sudoeste Paraense e a microrregião de Itaituba. A oeste, a cidade faz limite com o estado do Amazonas. Fica na margem esquerda do rio Tapajós.

O Município apresenta com predominância o Latossolo Amarelo distrófico textura argilosa e textura média. A vegetação é bastante complexa devido à grande extensão territorial.

Na chapada do Cachimbo, está o complexo do Cachimbo que apresenta transição entre Mata Hiléia e o Cerrado. Outras tipologias encontradas no município são o Cerrado, a Floresta Aberta Mista (Cocal) e a Floresta Aberta Latifoliada (Cipoal).

Itaituba apresenta algumas áreas protegidas pelo patrimônio natural, onde, especialmte, destaca-se o Parque Nacional da Amazônia. Para proteção especial encontram-se os rios Tapajós, Jamanxim, Teles Pires e Cururu, a ilha Grande do Cururu e as cachoeiras Chocarão, Chamão e Sete Quedas. Há ainda as áreas indígenas de Sai-Cinza , Mundurucu e Andirá-Maraú.

A maior festividade da cidade é a Festa de Nossa Senhora de Santana, a padroeira do município. Esta festividade tem início na primeira quinzena de julho, terminando no dia 26 do mesmo mês com a procissão do Círio dedicada à santa.