Vila de São Salvador de Campos de Goytacazes como era chamada antes de tornar-se cidade, Campos (popularmente falando), foi elevada a esta condição em 28 de março de 1835. Nos é contado em sua história, que em meados do século XVI, Dom João III doou a Pero Góis da Silveira a capitania de São Tomé que, imediatamente a rebatizou de Paraíba do Sul.

A ocupação deste território tomou impulso a partir da divisão feita por ordem da Corôa Portuguesa a sete capitães portugueses e daí por diante deu-se início a atividade pecuária. Posteriormente, com a divisão dos grandes latifúndios, iniciou-se a cultura da cana-de-açúcar alavancando assim a industrialização desta matéria prima que a princípio especializava-se na produção de aguardente. Com a introdução do primeiro engenho a vapor na região, na década de 30 do séc.XIX, fez com que o processo de produção de açúcar passasse por uma grande transformação trazendo assim o desenvolvimento no setor. Com a descoberta de petróleo na bacia de Campos, a 80 quilômetros da costa, fez com que o desenvolvimento do município se aquecesse.

Campos tem ainda em sua história, passagens marcantes de pioneirismo no que diz respeito ao progresso do Estado do Rio de Janeiro. Foi a primeira cidade da América do Sul a ter sistema de iluminação elétrica; teve o primeiro jornal do estado; é de Campos também a mais antiga livraria do Brasil; em 1870 era fundada a Sociedade Musical Lira de Apolo o que representa ser a mais velha banda de música do Brasil; e em 1869 era feita a primeira ligação telefônica para a então capital do Brasil, a atual cidade do Rio de Janeiro.

Hoje, com uma população que gira em torno de 430.000 habitantes, Campos dos Goytacazes pode não possuir fama turística, porém tem grande representação Fluminense em vários campos. Vale citar alguns pontos importantes desta cidade: Casa de Cultura Vila Maria, Teatro Municipal Trianon, Capela de Nª Sª do Rosário, Igreja Nª Sª da Lapa, Solar da Baronesa, Pedra do Baú e Pedra Lisa, Pico de São Mateus, Tombo D´água, Cachoeira do Rio Mocotó e a Praia do Farol de São Tomé, onde o carnaval é nota 10. No futebol, deixamos o destaque por conta do Americano Futebol Clube e o Goytacaz Futebol Clube que vez por outra figuram nos campeonatos estaduais e brasileiro.